Akuarela...



As cores são místicas. Luzes que viajam a via láctea rebatem em algo e são lançados sobre nossos sensíveis olhos. O nome das cores assimila seu rótulo, suas características físicas. Mas algumas dúvidas prevalecem os séculos e ao desprendermos da concepção de lógica nada mais se encaixa.

Quando ouvimos "laranja" ligamos a imagem da fruta. Laranja vem da laranja, mas de onde veio a idéia anormal de colocar o nome da fruta? O mesmo acontece com "abóbora", "ameixa", "caqui", "damasco", "jambo", "lima", "limão", e "pêssego". Dá pra fazer uma salada de frutas em uma paleta de cores.

Para os viciados tem a "chocolate", para dietéticos tem salada com "tomate" e "milho". Tem "creme", "salmão" e uma "cereja" em cima para decorar. Infelizmente ainda não criaram a cor "sal" para temperar essa misturança...

Acho que entendi o conceito de "rosa choque". Você que é pai ou mãe também vai entender. Imaginem uma conversa. Seu filho chega vestido de rosa e diz "Pai. Sou gay". Queira ou não isso é um grande choque.

Qual será a diferença entre as cores "água" e "água-marinha"? Uma tem cloro e a outra algas na tinta? O mais estranho é que ainda existe uma "água-marinha média". Será que é igual gasolina? Água do mar batizada. Essa aí é pirata...

Se o fogo é amarelo como se explica o amarelo-queimado? Se for assim não é uma cor primária, é preciso misturar a cor "madeira" com "marfin" e um isqueiro ou um fósforo na mão.

"Branco fantasma" deve ser uma cor fictícia. "Branco fumaça" é aquele bafo que sai nos dias frios. A pigmentação mais clara dos filmes em preto-e-branco é o "branco antigo". Põe antigo nisso. Só não é mais antigo que o racismo. Por que não mudam o nome para "filmes em afrodescendente-e-branco-antigo"?

O azul tem mais derivados que o Didi Mocó tem filme. Tem "azul celeste". Claro demais? Tem o "azul céu profundo". Com cãimbra de olhar pra cima? Tem o "azul marinho". Triste? Tem o "azul camarada". Não é auto-suficiente? Tem o "azul petróleo". Até se você estiver com fome tem solução: Um pãozinho com "azul manteiga" é tudo de bom.

Se existe o "azul" me explique o porquê da existência do "azul real". O azul tem mais versões que o windows. As cores mais velhas que existem são concerteza a "ferrugem" e a "fuligem". Dizem que pra não enferrujar tem que passar tinta em cima. Se eu pintar de cor "água" acontece o quê?

É, o melhor que eu faço é pegar minha paleta e fazer um "mamão batido"... Hummm, nada melhor que uma salada de frutas...


Autor: Arisson O Grande


Artigos Relacionados


Amor A Bandeira.

AvaliaÇÃo De InglÊs

Cromologia No Ambiente De Trabalho

Cidades Azuis - Conheça As Cidades Onde Tudo é Pintado De Azul

São Cores

Deixe Suas Paredes Muito Mais Bonitas

Ontem, Hoje