Você Joga Bem Fora De Casa?



Assistindo algumas partidas de futebol, pude observar curiosamente as interações verbais entre os comentaristas esportivos.

Como estudioso do comportamento humano e por conseqüência dos processos de comunicação, acabei por deter-me em uma ênfase a respeito de uma situação, na qual um empate estava sendo considerado um bom resultado por se tratar de uma partida "fora de casa". Em uma rápida viagem pelo tempo, pude recordar através de situações reais, que nossa sociedade criou um mecanismo que permite transformar um empate em um resultado positivo, apenas pelo fato da partida em questão ser "fora de casa".

Bom, nesse momento passei a racionalizar o processo e a contabilizar quais são os aspectos que influem decididamente no contexto de uma partida de futebol. Cheguei à conclusão, que a despeito do local e em muitos casos da torcida, todos os outros elementos mantém o mesmo nível de semelhança, o que contribui para que esta experiência seja algo mais emocional do que racional. Em casos específicos como partidas de futebol em estádios como o Morumbi e Pacaembu, que são freqüentados por ambas torcidas a crença justifica-se menos ainda.

Mas, contudo existe de fato esta crença; Ainda que a mesma tenha sido lançada como uma artimanha do comportamento humano para justificar um resultado abaixo do esperado e a despeito de ter conseguido a incrível façanha de transformar um empate em um resultado positivo, a crença mostra toda sua força e poder ao impelir um jogador a sentir-se em desvantagem pelo simples fato de estar jogando "fora de casa", ao mesmo tempo em que reforça a auto-estima e autoconfiança de outro, que por "jogar em casa", sente-se dotado do favoritismo e previsibilidade positiva.

Cabe aos técnicos, esclarecer com o seu time o impacto destas crenças, e cabe a você fazer um inventário sobre as suas crenças e descobrir possíveis crenças limitadoras que possam estar lhe impedindo de "jogar bem fora de casa".

Afinal, pênalti não é loteria, é competência!


Autor: Scher Soares


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Minha Mãe Como Te Amo

Dor!

Pra Lhe Ter...

Soneto Ii

Soneto I

Passarás