O CRISTÃO, A DEPRESSÃO E A SÍNDROME DO PÂNICO - COMO SER FELIZ



O CRISTÃO, A DEPRESSÃO E A SÍNDROME DO PÂNICO - COMO SER FELIZ                                                     JAN/2010

·         O INÍCIO 

Há aproximadamente 6 meses surgiu uma grande dúvida em nossa célula da igreja. Como Paulo e Silas conseguiam louvar e cantar enquanto estavam presos? (Atos 16-25). Normalmente, nenhum ser humano normal conseguiria fazer isso com real alegria e satisfação. Eles haviam acabado de ser torturados, encarcerados e amarrados! Como não tiveram depressão, nem se entregaram ao medo e revolta? Como não perderam a fé em Deus durante o sofrimento? E como não fugiram correndo desesperadamente logo após as paredes da cadeia caírem?

Pensamos: Estes homens sabiam de algo que nós não sabemos! Mas o que?

 ·         GERENCIAR OS PENSAMENTOS

Essa lei da qualidade de vida é um dos pilares mais importantes de uma vida saudável. O mundo dos pensamentos pode se tornar uma fonte de deleite ou de terror para o ser humano.

Uma das áreas mais complexas da psicologia é entender que a construção de pensamentos é multifocal e não unifocal. De acordo com a teoria da Inteligência Multifocal, isso significa que não apenas construímos pensamentos porque queremos construí-los conscientemente, enfim, pela decisão do "eu". Existe uma rica produção de pensamentos produzida por fenômenos inconscientes. E nossos pensamentos são os geradores das emoções. Façamos o que Jesus nos ordenou, mas que muitas vezes julgamos impossível Lucas 12:22-23 Não andeis ansiosos pela vossa vida... e não vos entregueis a inquietações.

Infelizmente, poucos sabem que a emoção é conseqüência dos seus pensamentos, que podem e devem gerenciá-los, e se sentem reféns daquilo que dança em suas mentes. Fique atento a você mesmo e você perceberá esse mecanismo atuando.

 

·         O QUE FAZER DE PRÁTICO?

Podemos e devemos GERENCIAR NOSSOS PENSAMENTOS. Como?

 Selecionando o que pensar! Nossas emoções são resultado de nossos pensamentos. Podemos e devemos gerenciar nossos pensamentos para proteger nossa emoção. Assim, podemos ter uma emoção sadia e feliz. Se não controlamos o que pensamos, nossos pensamentos ganham vida própria, atacam nossa emoção, e causam doenças emocionais e físicas.

 Não podemos apagar ou tentar esquecer aqueles pensamentos e idéias que nos levam a ser frustrados, infelizes, deprimidos, tristes, inseguros, negativos, inferiores. Isso é tentado há séculos sem sucesso. A única opção é treinar gerenciar nossos pensamentos.

 A técnica sugerida é a aplicação do D.C.D - Duvidas, Criticar, Decidir. O Espírito Santo te fortalecerá para colocar esta técnica em prática. Lembre-se: Deus deseja que nós tenhamos uma primeira atitude, para que Ele haja na sequência. Ele disse em Josué 1: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado. Tão somente esforça-te e tem bom ânimo. Ponhamos os nossos pés nos pensamentos saudáveis e felizes, e o Senhor os sustentará!

 

Vejamos na prática como utilizar a técnica:

 Duvidar de tudo que não promove a vida. (Questione, Não Dê Confiança)

Duvide do conteúdo de todas as idéias e de todos os pensamentos que debelam sua saúde psíquica. Duvide da sua incapacidade de superar seus conflitos, seus fracassos, sua insegurança, sua ansiedade. Duvide da sua incapacidade de ser feliz.

 A dúvida esvazia a ditadura das derrotas, das angústias, da depressão. Devemos assumir com honestidade nossas fragilidades, limitações e conflitos, mas não devemos nos deixar controlar por elas. Cuidado com a ditadura do medo, das idéias negativas, das doenças emocionais. Retire o medo do trono da sua mente e substitua-o pela esperança.

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.

Declare a Palavra para Duvidar. Se, por exemplo, uma pessoa for dominada pelo medo, deve declarar: Eu duvido do poder desse medo contínuo que me incomoda e tira minha paz, afinal, meu Deus é o Todo Poderoso, vive em mim, e está escrito (você pode escolher a Palavra que mais te agrada, além dessas que escolhi):

·         II Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

·         Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti;

·         Salmo 23:1 O Senhor é meu Pastor e nada me faltará

·         Salmo 91:3 Pois Ele me livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (Satanás e suas ciladas)

·         I Coríntios 14:33  porque Deus não é Deus de confusão;

·         Provérbios 3:5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência;

Segunda: Criticar a passividade do eu. (Censure, Condene)

O "eu" representa a vontade consciente. Resgatar a liderança do eu é gerenciar a produção dos pensamentos. O "eu" precisa deixar de ser passivo, tímido e submisso diante dos pensamentos. Um dos maiores erros educacionais é

transformar o homem numa pessoa fraca em seu próprio mundo.

Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte com as idéias que o paralisam e o desanimam. Você não é obrigado a viver passivamente as idéias que são encenadas no palco de sua mente.

Discorde frontalmente de todos os pensamentos e fantasias que o amedrontam, entristecem, deprimem. Cada pensamento que nos incomoda deve ser questionado com ousadia e determinação pelo "eu". Tentar parar de pensar ou se distrair são técnicas usadas há séculos sem resultado. A única possibilidade que temos é de gerenciarmos os pensamentos. Lembre-se: Você e Deus são um. O Espírito Dele está em você e assim, você se torna invencível.

Declare a Palavra para Criticar a sua Passividade. Continuando no exemplo do medo, a pessoa pode declarar: Eu discordo deste medo que sinto, censuro esse sentimento e o condeno a desaparecer, ir para o abismo (para onde os demônios vão quando são expulsos) e não voltar mais, pois a promessa do meu Deus, que é Todo poderoso, é:

·         Filipenses 4:13 tudo posso naquele que me fortalece (você e Deus são um quando aceita Jesus)

·         Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.     

·         Josué 1:6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi. 

·         Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei.

 

Terceira: Determinar dar um choque de lucidez na emoção. (se posicione e mantenha-se firme)

A emoção é bela, mas ingênua. Não seja passivo diante das suas dores, determine o que você quer sentir. Não peça licença para ser feliz, determine ser feliz. Determine ser tranqüilo, sereno, alegre. O campo de energia emocional precisa se submeter à autoridade do "eu".

A emoção aprecia uma ordem, mas domina pessoas passivas. Não é possível nem desejável controlar completamente a emoção. Ela dá sentido à vida porque é uma energia incontrolável. Mas não a deixe ser muito ingênua, dê-lhe um choque de lucidez.

Outro erro educacional grave é que nunca nos ensinaram que nossa emoção não é obrigada a viver o conteúdo dos pensamentos negativos e das fantasias destrutivas. É preciso treinar a emoção para sermos seguros e lúcidos.

Deixe a emoção solta para que você possa amar, ser tolerante e tranqüilo, mas não a deixe solta para dirigir a sua razão. A maioria dos crimes, dos conflitos sociais, das ofensas nunca resolvidas e dos traumas sociais nunca apagados foi produzida porque a emoção governou a razão. Determine não submeter sua emoção ao conteúdo dos pensamentos perturbadores. Jamais se esqueça de que há uma força dentro de você que está desativada ou mal usada.

Declare a Palavra quando Der Em Si Mesmo Um Choque de Lucidez. Também declare a Palavra quando Decidir que Seus Pensamentos e Fantasias Negativas Não Mandarão em Sua Emoção.

Continuando no exemplo do medo, a pessoa pode declarar para si mesmo: Ei! Psiu! Acorde! Esses pensamentos são mentirosos e loucos. Não importa se são gerados pelo inimigo ou por mim mesmo, Deus me ama e Jesus já conquistou minha vitória. Decido que serei alegre, feliz e tranqüilo, e lançarei sobre Jesus meu medo, já que esta é a ordem de Deus, que é Todo poderoso. Decido ver o lado positivo de todas as coisas, e parar de valorizar aquilo que é ruim. Valorizarei em primeiro lugar as coisas do reino de Deus, já que tenho a vida eterna como prêmio. Mesmo no deserto, Deus tem para mim belíssimos oásis. Lá emana (nasce, brota) leite e mel. Afinal, a Palavra diz:

·         Filipenses 4:8/9 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

·         II Coríntios 10:4/5/6 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas (Argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário) e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência.

·         I Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

·         Isaías 53:4-4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

·         Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas (até as ruins!!!!) cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

·         II Coríntios 1:4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

·         Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha mão fiel.

 Faça a técnica do "D.C.D." diversas vezes por dia durante um ano e durante toda a vida mais suavemente. Faça-a no silêncio da sua mente. Conte com o poder do Espírito Santo, que habita em cada cristão, para ter sucesso nesta tarefa. Sem Ele nada podemos fazer (João 15:5 porque sem mim nada podeis fazer).

Sempre comece pelo duvidar, passe pelo criticar e só depois decidir. Apenas o decidir pode gerar um resultado relativamente frágil. Tenha paciência porque não é fácil, mas é totalmente possível. É como escolher sementes para fazer uma fogueira ao invés de um punhado de madeira seca. Plantamos as sementes para então, quando crescerem, nunca nos falte madeira. Nunca faltará pra você! Sem ninguém ouvir, cause uma revolução na sua emoção e nos seus pensamentos.

Se você já passou pela depressão ou já teve ataques de pânico, não se desespere quando sentir que os sintomas estão retornando ou rondando sua emoção. O medo de que eles retornem fortalecerão o retorno. A depressão ou o pânico se auto-realimentam. Aplique o D.C.D, utilizando a Palavra de Deus, e os sintomas passarão. Isso vale para qualquer sintoma mais corriqueiro, como tristeza, angústia, medo, etc. Escolha ser alegre e feliz. DECIDA cumprimentar as pessoas, perdoar, sorrir, ser sociável, ser paciente, e você verá a diferença.

Lembre-se: as doenças emocionais, as tristezas, medos, etc, adoram o coitadismo. Não se coloque como coitado diante de suas dificuldades, caso contrário, elas se tornarão gigantes. Declare com firmeza: Filipenses 3:13/14 mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

IMPORTANTE: Um preconceito absurdo, que precisa cair, é o de que o cristão não deve utilizar antidepressivos, ansiolíticos ou calmantes. Caso haja orientação médica, ele deve sim tomá-los, mas entendendo que são apenas atores coadjuvantes, e que o ator principal será seu EU gerenciando seus pensamentos, dependendo da força do Espírito Santo que habita em cada um dos que crêem de Jesus. Nunca interrompa o tratamento abruptamente, pois precisa ser gradativamente. O tratamento com um psicólogo, para entender a origem de seus sentimentos, também é altamente recomendado. Mas, se possível, recomendo que você procure um psicólogo verdadeiramente cristão, para que não haja conflito de idéias. Procure um profissional que veja em seu trabalho muito mais do que uma profissão, mas um ministério para o Senhor.

·         AGORA A DÚVIDA. CONSIGO COLOCAR ISSO TUDO EM PRÁTICA?

 SEM DÚVIDA! Não importa o quanto estamos doentes. O que importa é nossa disposição para treinar e aprender! Deus nos deu recursos para colocar tudo isso em prática, mas não colocamos ou colocamos parcialmente. Não é fácil navegar nas águas da emoção e o treinamento deverá ser diário. Mas pessoas em estado de caos interior ressurgiram para a vida com felicidade e segurança aplicando essa técnica.

Os discípulos foram treinados por Jesus. Paulo e Silas foram treinados pelo Espírito Santo. O resultado foi o mesmo, o que significa que também podemos ser treinados se desejarmos e dermos espaço para Deus nos moldar.

 

A respeito de Paulo e Silas louvarem no cárcere concluo:          1º - Eles foram treinados pelo Espírito Santo para Gerenciar seus pensamentos. Jesus treinou seus discípulos e o Espírito treinou Paulo e Silas. Deus, Jesus e o Espírito são a mesma pessoa, ou seja, são uma unidade. Portanto, o treinamento foi o mesmo! Com o treinamento, que não acontece no banco da escola, mas no palco dos acontecimentos da vida, eles conseguiram manter-se conscientes, não se entregaram ao medo, à depressão, ao pânico, ao desânimo ou desespero.          2º - Eles tinham fé:

·         Uma fé capaz de fazê-los viver um controle especial sobre suas emoções.

·         Uma fé capaz de fazê-los cantar louvores de vitória e declarar a Palavra em meio a sua fraqueza e dor

·         Uma fé que dava a eles plena certeza de que quando aceitamos Jesus, deixamos que haja uma fusão entre nós e Deus. Tudo o que fazemos a partir da aceitação passa a ser orquestrado e fortalecido por Deus, que habita em nós por Seu Espírito. Não há o que muitos pensam: até onde devo ir e a partir de onde lo Espírito Santo começa a agir. Você e o Espírito Santo são um e tudo fazem juntos.

·         Uma fé de que eram especiais, amados pelo Pai, únicos no mundo e filhos de Deus.

·         Uma fé tão bonita e impressionante que sabiam, em seu íntimo, que aquilo estava acontecendo com a permissão do Pai, que cooperava para o bem deles, e que eles faziam parte de um plano maior. Que alegria saber que fazemos parte do plano superior do Criador eterno.

·         Uma fé de que, mesmo que Satanás tivesse orquestrado tudo aquilo, no final Deus lhes daria a vitória.

 

·         VOCÊ FICARÁ MAIS BONITO

 Quem supera o caos interior fica mais bonito por dentro e por fora. Rejuvenesce sua emoção envelhecida. O corpo não pode ser rejuvenescido, mas a emoção pode. Ela deve se manter jovem até em nossos últimos suspiros.

Lembre-se que o espetáculo da vida já é por si só uma coisa maravilhosa. Que Deus o fez individualmente, como a ninguém mais. Você é único, amado pelo Pai, e tem muito a frutificar para o Reino de Deus. Creia nisso!

 

·         O MESTRE NOS ENSINOU

 Poderemos alcançar aquilo que Jesus ensinou:

 Lucas 12:22 Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Lucas 12:29 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

Mateus 6:34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Somente gerenciando seus pensamentos você poderá viver na plenitude esses ensinamentos de Jesus. Isso trará a capacidade de alcançar mais do fruto do Espírito:

 Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é:   amor, alegria, paz, longanimidade (longo ânimo), benignidade (suavidade e cortesia), bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

 

·         REJUVENECENDO A EMOÇÃO

 Com o avançar da idade nossa emoção vai envelhecendo. A somatória das dificuldades e preocupações da vida, mais as marcas do passado e experiências frustrantes, nos deixa muitas vezes amargos ou inseguros. Nossa auto-estima pode cair tanto ao ponto de pisarmos nela! Mas o que fazer para que rejuvenescer a emoção:

Primeiro: Contemple o belo nos pequenos eventos da vida. Na rotina há algo novo sempre. Repare mais.

Segundo: Irrigue o palco da mente com pensamentos agradáveis. Escolha o que pensar.

Terceiro: Pense como um adulto e sinta como uma criança. (Lembra-se de como algo simples já era suficiente?)

Quarto: Não faça o velório antes do tempo. Não sofra por antecipação.

Quinto: Proteja sua emoção nos focos de tensão. Fique em silêncio durante momentos de tensão por pelo menos 30 segundos, pensando e amadurecendo, e em seguida responda, decida ou haja.

Sexto: Não seja carrasco de si mesmo. Ninguém é perfeito e a santificação só vem com o tempo e entrega a Deus. O relacionamento com o Espírito Santo nos transformará (veja mais no artigo Qual é o Projeto de Deus para seus filhos?

IMPORTANTE: UTILIZEI COMO BASE PARA ESTE ARTIGO OS LIVROS  TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ E 12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA, DO DR. E CIENTISTA AUGUSTO CURY. HOMEM QUE SE DECLARAVA ATEU E QUE DEPOIS DE ESTUDAR A PERSONALIDADE DE CRISTO DESCRITA NOS EVANGELHOS CONCLUIU QUE NINGUÉM PODERIA INVENTAR UMA PESSOA COM A PERSONALIDADE DE JESUS. AGRADEÇO A DEUS, E AO DR. AUGUSTO CURY POR SUA BELÍSSIMA OBRA, A QUAL ELE MESMO INSISTE EM QUE SEJA TRANSMITIDA GRATUITAMENTE, PARA QUE O SER HUMANO ALCANCE A ÓTIMA QUALIDADE DE VIDA. SUGIRO QUE VOCÊ LEIA OU OUÇA OS ÁUDIO LIVROS. HÁ MUITO MAIS RIQUEZAS DO QUE AS QUE DESCREVI, E QUE NÃO CABEM EM TÃO POUCAS PÁGINAS. VOCÊ MERECE!


Autor: Robson


Artigos Relacionados


Os 12 Hábitos Do Cristão Eficaz

Com Jesus Tudo Se Faz Novo

Perseverança é Persistência, Constância E Firmeza.

Precisamos Ter FÉ Inteligente E NÃo EmoÇÃo.

Não Traia Mais A Sua Consciência.

O Reino De Deus é Virtude.

Compreenda O Reino De Deus.