Gestão de resíduos nas cidades: as aves, o lixo orgânico e os aeroportos



Gestão de resíduos nas cidades: as aves, o lixo orgânico e os aeroportos

 

O lixo orgânico mal disposto pode ocasionar problemas sérios para os aeroportos. Esse texto pretende expor essa problemática para os alunos de ensino médio e demais interessados.

 

            As regiões próximas de aeroportos devem receber atenção especial no que tange a gestão de resíduos orgânicos, ou seja, de lixo orgânico, em cidades. Nas referidas áreas a disposição inadequada deste tipo de lixo (os restos de comida) se disposto, por exemplo, em sacolas mal fechadas, atraem urubus, um grupo de aves cuja característica principal é ter um hábito alimentar necrófago. Em outras palavras, essas aves se alimentam de material orgânico morto como é o caso dos restos de comida que jogam-se fora quase todos os dias.

 

alt 

Figura 1. Restos de comida podem atrair urubus. Se o lixo orgânico for disposto inadequadamente em regiões próximas aos aeroportos, essas aves podem ser tornar um problema a ser gerido pela prefeitura da cidade e pela gestão do aeroporto.

Fonte da foto: http://www.bodega.blog.br 

            A presença de urubus nas redondezas de aeroportos pode ocasionar colisões entre essas aves e aviões podendo danificar as aeronaves e possivelmente causar algum tipo de acidente.

 

            Por essa razão, moradores de bairros vizinhos dos aeroportos devem ter cuidado redobrado ao dispor o lixo orgânico. Para evitar esses problemas, como já foi mencionado, deve-se dispor o lixo em sacolas bem fechadas que evitem emanar o cheiro de material orgânico em decomposição, ou seja, que previna liberar o cheiro de comida podre. Esse cheiro é que atrai as já citadas aves. O cuidado com o lixo deve se tornar maior em áreas cada vez mais próximas do aeroporto, uma vez que quanto mais perto deste, mais baixa é a altura de vôo das aeronaves.

 

            Desse modo, percebe-se que gerir a disposição de lixo nas redondezas dos aeroportos deve ser uma prioridade para a prefeitura da cidade e também para a gestão do aeroporto. Além disso, minimizar a quantidade de lixo orgânico jogado fora é uma medida interessante que ajuda não apenas a afastar os urubus, mas também reduz o desperdícios de alimentos.

 

 


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: O Luxo Do Lixo

Montanha De Lixo

EducaÇÃo Ambiental Direcionada Para O Lixo Do Âmbito Escolar

Na Passarela, O Lixo

Bombástico

Os Ventos E O Planejamento Das Cidades

O Aeroporto Moussa Nakhl Tobias, Sua Localização Espacial E O Desenvolvimento Econômico Da Região De Bauru/sp