Por Que Jesus ?



POR QUE JESUS ?

Há inúmeras versões acerca da origem do homem, das civilizações pré-históricas, teorias e teses para provar a origem do homem e o início do mundo, onde este morava em cavernas.

Lembro quando criança ouvir da professora a informação de que "possivelmente o homem seria descendente de macacos, dada à semelhança das mãos, crânio e do próprio corpo ao andar, de forma ereta. Outros diziam que "éramos seres em evolução e que antes de ser homem, éramos água, ou seja, passávamos pelo reino mineral". Tudo isso foi desmistificado com as Escrituras Sagradas. Vejam o que Deus fala com relação à criação do homem:

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra" (Gêneses 1:26).

Talvez você não tenha se apercebido que, no momento em que Deus criou o homem, Ele estava na companhia de Jesus, pois assim falou: "Façamos os homens à nossa Imagem". E, logo à frente, neste mesmo Livro de Gêneses 2:7, nos relata as Escrituras que Deus nos formou do pó da terra e não da água, tendo soprado nas narinas do homem, dando-lhe fôlego de vida.

No Livro de Hebreus se esclarece porque o homem tem acesso a Deus, que é pelo sacrifício e o sangue de Jesus derramado na cruz, originando-se desde sacrifício um novo e vivo caminho para a salvação do homem. Mas, para que sejamos co-herdeiros com Jesus, temos que guardar firme a nossa confissão de esperança, crendo que aquele que prometeu é fiel para cumprir.

A nossa convivência de uns para com os outros tem que ser aprimorada, tendo por fundamento o amor, porque Deus é amor (I João 4:7-8). Também devemos compartilhar as nossas angustias com os irmãos a fim de nos tornarmos fortes, admoestando-nos uns aos outros, para que prossigamos para o prêmio da valiosa salvação.

Não devemos guardar raiz de amargura, ficando presos às dores do passado, porque esta nos impede de ver e desfrutar do novo, preparado por Jesus para nós.

O fato de sermos escolhidos desde o ventre de nossa mãe (Isaías 44:2) não significa que não iremos passar por tribulações, pois a própria palavra de Deus nos adverte acerca destas coisas. Vejam o que nos fala em Hebreus:

"Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grandes sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto do apróbrio quanto de tribulações, ora tornando-se co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança. Ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa" (HB 10:32 ao 36).

Jesus é o caminho. Mas não basta apenas levantar a mão e aceitá-lo sem uma vontade maior de mudar e desfrutar de um convívio com Ele. Muitos estão se tornando frios na fé pelo fato de preterir Cristo às coisas do mundo. Tornar-se evangélico não é tirar uma carteirinha e registrar presença na Igreja. Ser convertido é ser capaz de manifestar atitudes dignas de um cristão. É olhar para dentro de si e reconhecer os erros, as faltas, as omissões ou mesmo o cometimento de um pecado. A confissão e o arrependimento são atitudes esperadas de nós pelo Senhor.

Há muito falava Deus pelos profetas acerca do arrependimento e Pedro ao discursar no Templo repetiu: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" (Atos 3:19).

Porque assim como pelo pecado de Adão veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça (Jesus), veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá a vida.

Paulo foi enfático acerca de como deve ser a nossa conduta nesta vida terrena. Ele nos aconselha a sofrer o dano a cometer alguma injustiça contra o nosso irmão, porque ao adentrarmos em demandas já é uma completa derrota para nós.

E estaria sendo Deus muito severo para conosco ? De maneira alguma, pois a proposta de Jesus é que nos santifiquemos nesta vida para alcançarmos uma vida santa, junto ao Pai. Além do mais, Deus já nos deixou dito que Ele é justiça, e nós, teremos que exercitá-la aqui e agora, haja vista a sua determinação, revelada por Paulo, em I Coríntios 6, "que os homens santos hão de julgar o mundo e até os próprios anjos, afirmando ainda que fora do Reino de Deus ficarão os injustos, os impuros, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes e os roubadores".

Observando a lista acima dos destituídos da herança, caso não se arrependam e se convertam, temos realmente de ser vigilantes e prudentes neste mundo (MT 10:16), por que Jesus é a única porta para se alcançar a vida eterna, porquanto assim diz a palavra de Deus:

"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-se. Eis que estou à porta e bato; Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas" (Apc. 3:19 ao 22).

O Livro de Lucas nos traz uma recomendação acerca desse tempo vivido. Ele nos exorta: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço (a volta de Jesus). Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face da terra. Vigiai, pois, todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem" (Lucas 21:34 ao 36).

Queridos irmãos, não há coisa mais triste do que ver um homem sem esperança, mutilado, envolto pelo desespero e sem fé em Deus. Recentemente, pregando num leito de um hospital público, ouvi um homem dizer que "não queria ouvir sobre Deus porque ele não existia, pois se houvesse Deus, este não permitiria que alguém perdesse as pernas". E, aquele homem estava triste porque lhe haviam amputado uma das pernas. Ele se quer permitiu que fizéssemos uma oração, tendo eu ali deixado um pequeno livro de mensagens de Cristo.

Todos nós estamos sujeitos as mais variadas dores, sejam elas decorrentes de um grave acidente, com perdas de um dos nossos membros ou sejam emocionais. Mas, a dor da revolta nos torna cegos e céticos, gerando assim uma doença na alma.

Muitas vezes, no consciente de uma criança se cauteriza palavras, lamentações, desprezos e até blasfêmias contra Deus. Estas sementes podem ter sido lançadas pelos próprios pais, que nem sempre tiveram a oportunidade de freqüentar uma Igreja e aprender a palavra de Deus. E na fase adulta, brota a incredulidade, os complexos, e as revoltas que se manifestam no temperamento do ser humano.

Há pessoas que em tudo culpam a Deus pelos seus insucessos na vida. A falta de esforço, agregado a uma vida desmedida e até irresponsável, pode levar um homem a um estado de insegurança, pobreza e até de desespero.

Paulo, na sua primeira epístola a Timóteo, nos fala: "Sabemos, porém, que a Lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga Lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito" (I TM 1:8 ao 11).

Há homens e mulheres que vivem na prostituição, mentindo, traindo, roubando e que não se lembram de Deus. Somente nas horas de perdas ou das doenças é que ousam chamar a Deus. O que Jesus nos falou em Mateus 10:32 e 33 ? Vejamos:

"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante do Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus".

Jesus é a única saída para que o homem tenha o perdão dos seus pecados. Há pessoas tão soberbas que não admitem que pequem. Infelizmente, estes ficarão apartados da videira que é Jesus (João 15:1).

CONCLUSÃO

A morte é algo temível por todos. Embora o crente se prepare para uma vida eterna, ele sabe que um dia a sua carne perecerá e o seu espírito retornará para Deus. Jesus nos disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto ? (João 11:25 e 26).

Vejam que Jesus admite que um dia morreremos, assim como ele também morreu por nós. Mas, Deus o fez passar por todo o sofrimento, justamente porque somente Ele, o Santo e Justo poderia suportar o peso da cruz por nossos pecados. A morte ali foi tragada, descendo ele aos abismos e depois subido aos céus, para assentar-se à direita do Pai. Se você crer nas palavras do Senhor e delas fizer uso contínuo na sua vida, certamente viverás e não perecerás.

No mundo nós teremos aflições mas se tivermos ânimo, venceremos. Estas palavras são de Jesus (João 10:10). Quem nos dá o ânimo é o Espírito Santo. Deixe ele transformar a sua vida. Não se associe ao pecado nem se acompanhe de pessoas erradas, que andam segundo suas próprias vontades, satisfazendo todos os desejos da carne.

Você poderá desfrutar de coisas maravilhosas aqui e agora. Você é livre para estudar, escolher uma profissão, casar com quem ama, construir uma família, ajudar crianças abandonadas, dar atenção aos velhos, visitar presídios, levar uma palavra de ânimo ao desanimado, ajudar nas tarefas de casa, acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, cuidá-los com amor e palavras de sabedoria.

Aprenda a ser grato a Deus que te deu a vida; aos pais que o criaram com sacrifícios; aos avós que oraram por você; aos tios que lhe trouxeram presentes; aos amigoscom quem convive; com os vizinhos que fazem parte da sua comunidade; e tantas outras pessoas que trabalham em oculto para que possas ter uma verdura fresquinha na sua mesa, um alimento cozido, uma mesa posta, lhe esperando.

Aprenda a sorrir, a elogiar as boas ações do próximo, a ver a glória de Deus. Ele está presente no justo, na natureza, no seu trabalho, na solução dos seus problemas. A gratidão nos transforma porque ela é uma resultante do reconhecimento do trabalho do outro a nosso favor.

A perseverança pela vida eterna somente é possível aos que crêem ser Jesus a porta, por onde hão de passar os salvos (RM 10: 9 ao 11). Aceite-O no seu coração, enquanto o pode achar.

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

À Sobra Das Tuas Asas!

Sem Jesus, Nem Pensar!

Fé Inteligente

A ImportÂncia Do PerdÃo

Apelo Para O Senhor

Eu Jamais Entenderei