Palestrante Sudoku Hexa



Qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? (Lucas 14:28)

Dia, Antecipei-me propositadamente, em vinte minutos, ao horário marcado com o dono da empresa, para tratar de detalhes de um contrato. Queria conversar com seus vendedores e travar conhecimento com as pessoas que visitavam a loja.

Esses, são certos prazeres que o varejo proporciona. Há o cafezinho, as histórias narradas com tamanho entusiasmo pelos protagonistas, que a gente até se sente co-participante. Posso escrever esse artigo dividido em dois lados? Obrigado, Amigo!


Lado Um

-- Prazer, Gilberto Landim. Estou aguardando Boaz e você?

-- Ah tu também és vendedor? Meu nome é Espero Sentado. Acabo de chegar da Papelaria Amorfa. Visitei o dono todos os dias dessa semana. O cara nunca queria me atender. Como hoje é sexta-feira, resolvi forçar a barra. Pra chamar a atenção do marmanjo, antes dele chegar, coloquei no balcão um papel escrito promoção com letras bem grandes.

-- Realmente seus preços são melhores. O problema, é que você veio no dia errado. Volte aqui quarta, quinta-feira... disse sem nenhum interesse, o comerciante Enjo Addo.

-- Olha só que idiota! Pensa que eu sou bobo. Visitei a semana toda e ainda fala que eu vim no dia errado. Não entendo porque não consigo vender para ele. concluiu Espero Sentado.

Enquanto informava a Espero que o motivo do cliente comprar não era preço, nem tampouco o desinteresse em conhecer um novo fornecedor. Entendi que este vendedor não tinha sequer uma vaga idéia sobre as necessidades daquele que pelo jeito, nem tão cedo, adquirirá algum produto de sua empresa. É oportuno, tomarmos conhecimento dos:

  • Requisitos Fundamentais da Compra;
  • Fornecedor;
  • Tradição no mercado;
  • Referências;
  • Qualidade dos Produtos;
  • Promoções;
  • Preços;
  • Garantias;

Hoje em dia, existe a garantia do fabricante, quase sempre acompanhada de uma nauseante burocracia. Alguns fornecedores, primeiro trocam o produto do cliente, enquanto resolvem com a indústria o procedimento burrocrático. Protegem assim, as axilas do fabricante, podendo mesmo perfumá-las, com uma inteligente e prática providência.

Pagamento

Dependendo do porte do fornecedor, pode não haver flexibilidade para pagar, restringindo por vezes, a conquista de por exemplo, clientes que pagam com 38 dias e outras características que a própria concorrência cria para ter cliente cativo.

Entrega

Evidentemente todo mundo tem prazo de entrega. Resta saber quem cumpre com o que efetivamente combinou.

Vendedor

Quem compra gosta de ter um vendedor que o entenda. Ainda que seja a única pessoa capaz de compreendê-la. Conheço gente que dispõe de: telefone, e-mail, site para compras on-line e fax das melhores empresas. Nada disso porém, substitui o aconchego provocado pela presença de alguém vibrante, que com voz amiga, venha ajudar no processo decisório de um negócio como o vendedor.

Sudoku

Dentre muitíssimas virtudes que podem ser enumeradas, estive pensando em uma que, imagino atende ao próprio questionamento do colega, Espero Sentado.

Sudoku é o nome do livro mais vendido na Inglaterra. Trata-se de um jogo que se transformou em entretenimento no mundo inteiro. Tornou-se tão importante esse passatempo, que se você consultar o Google, vai encontrar cerca de cem milhões de referências.

Sudoku é uma palavra japonesa que significa único número. Uma grade de 81 espaços é preenchida com algarismos de 1 a 9, sem repetir linhas, colunas e quadrantes. O mais fácil que vi até agora foi em www.zeit.de. Inclusive ajuda a preencher on-line.

Dizem que o apressado come cru, não é verdade. Não podemos aplicar essa regra ao povo nipônico, que planeja sua pressa, junta-a com a tecnologia, adorna-a com arte, poesia e tradição, conseguindo ainda arrumar tempo para degustar tudo o que deseja, devidamente bem cozido.

Mais de 600 mil revistas sobre Sudoku são vendidas por mês somente no Japão. É o divertimento associado ao raciocínio.


Lado Dois

Durante anos conheci várias empresas. Vi jornalista que era o responsável por todas as compras de um oligopólio; Diretor de RH ser a única pessoa autorizada pelas compras; em outras o Comptroller. O inacreditável, é que tudo se fazia extra-organograma. Só quem conhecesse realmente as rotinas internas da companhia, poderia descobrir o contato certo para fazer negócios.

Espero Sentado disse -- Cara, Boaz não aparece. Aqui só ele é quem compra. Vou embora porque tenho um compromisso. Outro dia eu passo aqui falou?

A Vendedora Lorraice estava muito ocupada, conversando com um funcionário da loja. Aproximei-me para cumprimentá-la e vi uma novidade: o empregado estava emitindo uma volumosa ordem de compra. Para adiantar, a Vendedora Lorraice, conseguira de Boaz, a permissão para pegar o pedido com um funcionário.

Pelos trâmites normais, todos os vendedores estão aguardando vender. A inferência, o encaixe exato da atitude geradora do negócio, não costuma ser muito diferente de um certo jogo. Você já conhece o Sudoku?

Em 1950, o japonês Kaoru Ishikawa, concebeu o Programa 5S. Foi elaborado para controlar o círculo de controle de qualidade na indústria. O grande sucesso alcançado no mundo todo, acabou também sendo adotado pelo comércio e, atualmente, na própria vida pessoal.

Aqui no Brasil, já conheci algumas empresas por demais satisfeitas, com as mudanças conseguidas com a implantação do Programa 5S. Admirador que sou do modelo, faço alusão ao mesmo, no Treinamento Venda Plu.

Resumo do Programa 5S

Separar o que serve para usar e descartar o que não é necessário. Formar um círculo organizacional dinâmico onde não se possa parar.

Seiri = Descarte

Seiton = Organização

Seiso = Limpeza

Seiketsu = Higiene

Shitsuke = Ordem ou manutenção.

Sudoku = Jogo

Os 5Ss compreendem uma revisão de processos para a empresa alcançar uma melhoria contínua, sendo de grande importância o último S Ordem, porque o mesmo afere o cumprimento das etapas anteriores.

Caso o leitor se espante com o sexto S, direi que tomei a liberdade de incluir o S de Sudoku. Este, tem um triplo sentido:

Venda

Permite incluir os 5 S no processo de venda;

Sudoku

Nenhum número pode ser colocado indevidamente, nesse fenomenal jogo, sob pena de o mesmo não se concluir;

Tal qual o Sudoku, as etapas da Venda precisam ser planejadas de forma científica. O empirismo, redundará em um re-trabalho desnecessário e quase sempre infrutífero, causando lesões financeiras difíceis de prever.

Hexa

Sendo o sexto S (hexa), ajuda a torcer pela Seleção Brasileira, tornando mais prazerosa a leitura deste artigo.

Lorraice, em sua frugal brejeirice, terminou de tirar o pedido dizendo:

-- Landim, você vai aguardar pelo Boaz? Se ele chegar diz por favor que eu fui tirar um pedido na Papelaria Amorfa e volto em seguida. Obrigada.

Num ímpeto retive-a, disparando a indagação:

-- Lo. Espero Sentado acabou de chegar da Papelaria Amorfa. Enjo Addo, disse para ele retornar só no final da semana que vem. Como você está indo lá fechar negócio?

-- Landim, esse cara ta por fora. Enjo Addo, não compra absolutamente nada. Ele atende todos os vendedores. Se confiar na empresa, leva para o escritório até o funcionário responsável por todas as compras.

-- E como você fez para obter a confiança da empresa?

-- Resolvi atuar diferente nesse caso. Juntei toda a papelada, referências e atestados da minha firma e ao visitar a Papelaria, apresentei a documentação, mostrando cada papel. No final perguntei o que era necessário para me inscrever como fornecedora. A resposta foi:

-- Com as garantias que você está apresentando não temos dúvida de se tratar de uma organização séria, de credibilidade. Vou levá-la direto ao setor de compras. Acho que dá até para tirar um pedido agora.

-- Landim, deixe-me ir. Estou conquistando um bom cliente. É o segundo pedido que eu fecho com eles essa semana. falou Lorraice, com um sorriso de uma excelente e bem sucedida, profissional.

Consultei o caracter S em japonês e notei que o povo é amante dessa letra. Vários números começam com a letra S, dias da semana e outro montão de palavras iniciadas com a dita consoante.

Obrigado pela leitura do artigo. Eu vibro com a especificidade. Admiro profundamente a definição. Uma maneira de se despedir creio que possa começar por, Sumimasen (com licença), terminando com Sayonara (adeus). Aproveito mais 4 dos 9000 S do alfabeto romanji, para desejar sucesso à seleção brasileira. São as saudações do Palestrante Sudoko Hexa.
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Melhore Sua ConexÃo Em 20%

Gabriela

Amor/desejo/odio

Lacrimando O Sonho

Palestrante Sudoku Hexa

Cais De Partida

A Cura Para Isso