Engenharia Social e a Criminalidade - Parte 1



Na  primeira parte deste artigo que dividi em três partes, vou definir a Engenharia Social de um modo bastante simples para que todos possam compreender o quanto ela nos afeta ou pode nos afetar.

O termo Engenharia Social pode ser definido como a "Arte de Enganar, conscientemente, explorando os sentimentos do outro", opa, psicologia, sim, psicologia "instrumental".

Alguns autores costumam dizer que Engenharia Social nada mais é do um nome bonito para estelionato, falcatrua, enfim, cada um pode definir à sua maneira, entretanto a prática é amplamente utilizada por todos os seres humanos, seja para o bem ou não.

Um dos maiores problemas do ser humano é o fato de permitir que suas emoções venham na frente da sua razão.

Fato! Uma criança já usa do benefício da vunerabilidade dos que a cercam para colocar em prática, claro que inconscientemente, suas técnicas.

Vejamos o caso da criança que ao levar uma bronca, lança mão de um sorriso encantador, neste caso, ninguém vai resistir e, consequentemente, amolecer. É ai que a criança "saca" a vulnerabilidade e passa a usar aquele método, pois a vantagem é clara e imediata.

Um segundo caso, que é muito comum, acontece quando precisamos de algum tipo de favorecimento e usamos o fator "distração" para obter um acesso a determinado local onde não somos autorizados. Por acaso você alguma vez já tentou, e conseguiu, fato, entrar em algum lugar alegando ter esquecido o crachá? RG? - você responde essa!

Em 90% dos casos onde a engenharia social é aplicada, o fator sentimental mais a distração são as chaves do sucesso do "golpe". As pessoas se sentem importantes quando são chamadas pelo nome e tendem a "abrir a guarda" qaunto essa importância é elevada.

Passando para o lado técnico da Engenharia Social, pode-se perceber diversas maneiras de arquitetar uma forma de aplicá-la para obter algum benefício. Casos como de roubo de cartões eletrônicos no próprio caixa, o velho golpe do "Boa Noite Cinderela", entre outros.

Por hoje é só, mas na continuação irei abordar os perigos da Engenharia Social dentro das empresas e como se proteger, na sua própria casa, evitando perda de dados e vazamento de informações.

Até lá e obrigado.

Edson Melo de Souza
MBA Treinamentos
Dw2 Consultoria Empresarial


Autor: Edson Melo De Souza


Artigos Relacionados


Engenharia Social

A Sinergia Entre Engenharia E Direito

Engenharia De Software

Exército Convoca Voluntários

Liquidação No Setor De Construção Civil

Engenharia Social E A Criminalidade - Parte 3

Segunda Versão Do Pac Já Deixa Investidores Contentes