Participação da comunidade universitária na atualização das bibliografias básicas



1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa trata das formas ou mecanismos de atualização das bibliografias básicas pelas bibliotecas das universidades, e de maneira específica da atualização da bibliografia básica dos cursos da área da saúde estudando o caso da Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará.

Tem como objetivo geral compreender a política de atualização do acervo da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e propor uma política de cooperação entre a biblioteca e os docentes ligados aos cursos atendidos por esta biblioteca, no tocante a atualização das bibliografias básicas dos cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia.

São objetivos específicos deste estudo verificar o controle da atualização das listagens das bibliografias básicas junto às coordenações de cursos, estabelecer o grau de envolvimento entre biblioteca e professores para atualização das listagens que contemplam as bibliografias básicas a serem atualizadas, verificar se as bibliografias sugeridas já existem no acervo da biblioteca e satisfazem às necessidades dos alunos de graduação e estabelecer um método de atualização das bibliografias básicas que envolva alunos, professores, coordenações e biblioteca

Questiona-se: como estão sendo elaboradas as listagens de obras para atualização das bibliografias básicas dos cursos da área da saúde na UFC? A ausência de uma comunicação eficiente entre a biblioteca e os docentes para a atualização das bibliografias básicas dos cursos por ela atendido afeta a aquisição de livros para os alunos de graduação? Qual a forma correta de como fazer a atualização permanente das bibliografias básicas dos cursos Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia da UFC? O acervo de livros da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC atende às necessidades de ensino e pesquisa dos acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia?

A amostra, de 264 alunos, selecionada estatisticamente dentre os 2237 alunos de diferentes períodos (cursando do 1º. ao 10º semestre), dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia, distribuidos respectivamente em 924, 329, 340 e 644. Este público foi escolhido, dentre os alunos devidamente matriculados no primeiro semestre de 2009, de forma aleatória e dividido proporcionalmente ao total de alunos de cada curso individualmente.

A coleta de dados foi realizada nos meses de março e abril de 2009 através de questionários, com questões abertas e fechadas, apresentados aos alunos e professores das disciplinas dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia, à Diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde e ao Diretor  do Sistema de Bibliotecas.

 

2 A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO

Para o Sistema de Bibliotecas da Universidade, segundo Raposo e Espírito Santo (2006), ser proativo implica na adoção de medidas que possam ajudar o aluno a resolver seus problemas de informação, isto requer a colaboração e cooperação não só da biblioteca, mas de diversos setores da Universidade. Implicam em negociação e articulação entre a Coordenação Acadêmica, professores, Setor Administrativo e Setor de Informática. O bibliotecário universitário deve estar capacitado a responder pelas necessidades de suas respectivas bibliotecas, o que implica no constante aperfeiçoamento e atualização de seus conhecimentos, além de, segundo Souza (2004), ter compromisso de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos aos quais assiste, disponibilizando recursos para suprir as necessidades dos usuários.

Cabe ao bibliotecário e ao funcionário de biblioteca de um modo geral, além de outras atividades, divulgar os serviços que a biblioteca possui, ter conhecimento de didática, simpatia, interação com a comunidade, manter um relacionamento amigável com alunos que vão à biblioteca com mais freqüência e estar ligado às inovações tecnológicas.

 Segundo Fialho (2004), o bibliotecário e o professor ocupam importância fundamental na tarefa de desenvolver as habilidades informacionais, pois em conjunto trabalham para planejar, implementar e avaliar a aprendizagem. O bibliotecário e o professor ao desenvolverem um trabalho em parceria estarão perseguindo o objetivo de promover, nos alunos, o desenvolvimento de habilidades de uso da informação, inerentes ao processo de formação do pesquisador.

Os recursos da biblioteca e o processo de pesquisa são componentes essenciais no processo de aprendizagem, que exige um trabalho de parceria entre professores e bibliotecários. É um processo em que a biblioteca se transforma em um centro de questionamento que fornece acesso aos recursos de aprendizagem, em todos os assuntos do currículo, e o professor assume a postura de mediador do conhecimento. Sua função passa a ser a de incentivar o aluno a pensar (FIALHO, 2004).

Fialho (2004) afirma que ainda falta entrosamento entre bibliotecários e professores na prática da pesquisa escolar, assim como falta participação ativa do bibliotecário no planejamento curricular. O bibliotecário e a biblioteca ficam à margem do processo de ensino, uma vez que não há uma ação concreta de inserção deste profissional na prática docente das escolas. A interação profissional entre bibliotecários e professores é mínima, conseqüentemente a biblioteca não é informada pelo professor sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

 

3 AS BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS

Compete à biblioteca universitária desenvolver as coleções de materiais em quantidade e qualidade para dar suporte às atividades universitárias norteadas pelas exigências dos programas curriculares dos cursos por ela assistida. Segundo Eleutério e Prati (2002), estas coleções didáticas das bibliotecas assemelham-se muito a um acervo escolar.

De acordo com Vergueiro (1989) a confecção das listas de bibliografias, a serem adquiridas pela biblioteca, não deve partir de indicações dos usuários, bem como também não deve partir apenas dos conhecimentos dos bibliotecários responsáveis por esta seção, mas de conhecimento e experiência técnica, criticamente testada dos professores que atuam nas diversas áreas do conhecimento.

Para à aquisição de novas bibliografias há de se conhecer o mercado editorial e estar informado das novidades editoriais. Para esta informação o bibliotecário responsável pelo serviço de aquisições de documentos deve dispor  de bibliografias, catálogos editoriais e também ter informações e críticas publicadas em periódicos (VERGUEIRO, 1989).

Segundo Eleutério e Prati (2002), a biblioteca universitária deve estar sempre atenta aos programas das disciplinas e manter estreito relacionamento com os docentes responsáveis por esta atualização constante, uma vez que as áreas de conhecimento estão em constante evolução e a literatura torna-se defasada em menor tempo para algumas áreas do que para outras.  Bibliografias adquiridas sem um planejamento prévio não satisfará as necessidades dos usuários da biblioteca.

No Brasil, com a proliferação de cursos de pós-graduação, os orçamentos começaram a priorizar sistematicamente a aquisição de periódicos, o que acarreta a redução de verbas para aquisição de materiais que engloba livros básicos, prejudicando o ensino e, em particular, os alunos de graduação (VERGUEIRO, 1989).

 

4 O MÉTODO

Para esta pesquisa foi utilizado o método do estudo de caso que segundo Hildebrand (1999, p. 1) é um dos vários modos  de  realizar   uma   pesquisa  sólida.  Outros   modos  incluem experiências vividas,  histórias e a análise de informação  de  arquivo  (como em estudos econômicos) e, dependendo da estratégia utilizada, ocorrem vantagens e desvantagens que são dependentes do   foco   da   pesquisa, do   controle   do   pesquisador  sobre  os eventos e o enfoque no contemporâneo ao invés de  fenômenos  históricos.

Estudo de caso segundo Yin (2005, p. 23)  é uma inquirição empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, onde não pode haver manipulação de comportamente relevantes. Caracterizando-se pela capacidade de lidar com uma completa variedade de evidências - documentos, artefatos, entrevistas e observações. É preferido quando o pesquisador não tem controle sobre os fenômenos ou este controle é reduzido, quando a pesquisa é feita relacionando fenômenos contemporâneos, ou é um fenômeno social complexo.

Assim sendo, o estudo de caso é preferencialmente utilizado quando as perguntas como e por que são as perguntas centrais e o pesquisador possui controle com relação aos eventos e quando o enfoque está dentro do contexto da vida real, tendo um caráter de detalhamento, podendo ou não ser realizado no campo (VERGARA, 2007).

4.1 Universo/ Amostra

A população utilizada na pesquisa foi definida de acordo com dados fornecidos pelas coordençãoes dos cursos, sendo 924 alunos de Medicina, 329 alunos de Odontologia, 644 alunos de Farmácia e 340 alunos de Enfermagem.  Foi definido um intervalo de confiança de 95%  e um erro máximo de 5%.

Logo, o tamanho da amostra foi determinado em 264 alunos distribuídos proporcionalmente entre os quatro cursos atendidos pela BCS. Assim, a amostra de cada curso selecionada de acordo com a proporcionalidade foi definida em 109 alunos para o curso de Medicina, 39 alunos para o curso de Odontologia,  76 alunos para o curso de Farmácia e 40 alunos para o curso de Enfermagem.

Para analisar a variabilidade dos valores encontrados foi usado a relação entre o desvio padrão (s) e o coeficiente de variação (CV) dos dados coletados. O desvio padrão mede a variabilidade dos valores de um conjunto de dados em relação a média aritmética desses dados. Em relação a esta medida de posição é importante destacar o significado do valor da variância. Ou seja, um alto valor da variância significa que os dados estão dispersos em relação a média aritmética, não se podendo fazer nenhuma generalização sobre eles e um baixo valor da variância significa que os dados estão uniformes em relação a média aritmética, o que nos permite generalizar as ocorrências em torno desta média. O coeficiente de variação mede o grau de dispersão entre um conjunto de dados.

  Como diferença significativa, não permitindo generalização, foi definida aquela maior que duas vezes o desvio padrão, assim se -2s d CV d = 2s, teremos variação não significativa em relação à média aritmética encontrada.

4.2 Instrumentos/ Procedimentos

Durante a pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos:

1.     questionário com questões abertas e fechadas, para os alunos da graduação dos  cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia onde se procurou fazer um perfil desses alunos, consultando sobre a sua satisfação com os serviços prestados pela BCS, pedindo sugestão de cinco bibliografias imprescindíveis ao aprendizado dos conteúdos de seus cursos e como o aluno analisa a atualização das bibliografias básicas de seu respectivo curso, além de solicitação de informações acerca do perfil do questionado;

2.     questionários apresentados  a Diretora da BCS e ao diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC.

3.     e-mail, com a intenção de comparar com o que ocorre na UFC, enviado a instituições de ensino superior, públicas e privadas, acerca da existência, ou não, de política de atualização de acervo e a forma de processá-la, se formal ou informalmente.

4.     a listagem de solicitação de bibliografias básicas enviada pela Pró-Reitoria de Graduação em 2007 à BCS para triagem inicial;

5.     lista enviada pela BCS à Biblioteca Universitária em 2008 para solicitação de compra;

6.     lista de livros adquiridos pela BCS por compra em 2009, solicitados diretamente pelos professores sem passar pela triagem inicial da biblioteca;

7.     lista de livros da BCS utilizados pelos aluno no período de janeiro de 2007 a abril de 2009 fornecidos pelo Sistema Pergamum, sistema utilizado para admistração das bibliotecas;

8.     listagem de livros não utilizados pelos alunos no período de janeiro de 2007 a abril de 2009;

9.     lista de utilização efetiva de livros provenientes da solicitação direta de compra pelos professores.

A aplicação do questionário para  os alunos deu-se entre os meses de março e abril de 2009, sendo distribuido aos alunos que compareceram a biblioteca, bem como aos alunos que estavam nos Centros Acadêmicos e nas salas de aula. Os grandes problemas enfrentados foram a resistência dos alunos a responder as perguntas e a devolução dos quesionários, que foi feita na portaria da BCS. Foram distribuidos 600 questionários e devolvidos 368, sendo 128 alunos do curso de Medicina, 97 alunos do curso de Farmácia, 74 alunos do curso de enfermagem e 69 alunos do curso de Odontologia. A escolha da amostra, como anteriormente especificada,  foi feita de forma aleatória.

O foco da pesquisa foram os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Farmácia.

 

5 Resultados

Como resultados obtidos tem-se que cerca de 62,8% dos alunos que freqüentam a BCS estão entre o primeiro e o quinto semestre; em torno de 73,9% dos alunos são egressos totalmente da escola particular; a maior freqüência à biblioteca é de alunos do curso de Farmácia. Observou-se, ainda, que o estudo de conteúdos foi a principal atividade desenvolvida pelos alunos na BCS  em torno de 62,6%.

Em relação ao processo de atualização do acervo, pediu-se no questionário, dos alunos, uma indicação de cinco livros imprescindíveis para um aprendizado satisfatório de sua área de estudo, observando-se ao final que 91,3% dos alunos considerou o acervo da BCS desatualizado. No entanto, não é o que se observa na prática, pois dos livros indicados por eles, a biblioteca possui em seu acervo uma média de 57% devidamente atualizados. Especificamente no caso de curso de Enfermagem em que 69,2% da bibliografia indicada pelos alunos encontra-se atualizada na BCS.

 Os alunos consideram-se atuantes no processo de atualização do acervo, em torno de 56,1%, mesmo a BCS não tendo nenhum programa de integração destes ao processo de atualização das bibliografias básicas.

No que diz respeito à relação livro-aluno, mesmo não se podendo generalizar um padrão para os cursos, pois apresentou alto nível de dispersão, o que se pode observar é que estão muito aquém do que o MEC (e a própria Biblioteca Universitária (BU), não documentalmente) definiram como valores mínimos de um (01) livro para cada 10 alunos. Isto é, cerca de apenas 9% das bibliografias está dentro deste percentual de um (01) para 10.

Em uma primeira análise, houve preocupação na atualização das bibliografias básicas, via listagem enviada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), dos cursos de Enfermagem e Farmácia, que apresentaram uniformidade em relação às sugestões apresentadas. No entanto, os cursos de Medicina e Odontologia, devido ao pequeno número de disciplinas contempladas com indicações de atualização, mostraram-se desalinhados com o processo de atualização das bibliografias básicas de seus cursos. Cabe ressaltar, também, que o processo de aquisição das bibliografias selecionadas pela BCS em sua triagem para compra não se efetivou, o que devido à falta de uma política atualização de bibliografias básicas, fez com que todo o processo realizado ficasse sem efeito, e que para um novo processo de aquisição todos os procedimentos deverão ser realizados novamente.

Porém, ao observar as diferenças entre a lista apresentada à BCS pela PROGRAD e as sugestões enviadas diretamente pelos professores à Biblioteca Universitária, para a compra, vê-se uma diferença bastante significativa: de 42,7% para o curso de Enfermagem; 46,7% para o curso de Farmácia; 97% para o curso de Medicina e 82% para o curso de Odontologia. O que leva a crer que as atualizações anteriores foram provenientes de listas pré-existentes na PROGRAD sem levar em consideração as atuais necessidades dos alunos em relação às bibliografias básicas, pois como explicar que em torno de um ano os professores mudariam tão significativamente de opinião em relação às bibliografias básicas necessárias a satisfazer suas disciplinas?

Observa-se que o nível de aquisição das bibliografias básicas para BCS apresentaram-se alinhados em torno da média de 84,1%, ou seja, em matéria de quantidade nenhum curso foi beneficiado em detrimento de outro na aquisição de bibliografias.

 

6 CONCLUSÕES

A BCS ao não ser atendida, pelos professores, em sua solicitação de bibliografias básicas para atualização de seu acervo, repassa esta solicitação a PROGRAD, que responde com o envio de listas pré-existentes acarretando defeitos em relação às necessidades dos alunos.

Quando atendidas, no tempo proposto, as solicitações de envio de bibliografias pelos professores às bibliotecas, as aquisições acontecem de forma satisfatória, pois em média uniforme de 84,1% o que foi sugerido foi adquirido.

Do acervo que os alunos acham imprescindível ter na BCS 57% das bibliografias básicas é atendido de forma atualizada, o que levaria a dizer que o acervo atende às necessidades dos alunos, porém em relação à quantidade, está muito aquém do proposto pelo MEC que é de um (01) livro para cada 10 alunos, que somente é satisfatória para 9% das bibliografias, não se podendo generalizar devido o alto nível de dispersão encontrado. Assim conclui-se que o acervo da BCS não atende às necessidades de seus usuários.

As Coordenações dos cursos atendidos pela BCS não possuem a listagem das bibliografias básicas usadas nas suas disciplinas, excetuando a do curso de Enfermagem que possui uma lista, desatualizada.

Contrariando o que diz a maioria dos autores, para o processo de atualização das bibliografias básicas, os cursos atendidos pela BCS se mostraram eficientes na participação da comunidade discente, já que 63,6% em média do que foi sugerido pelos professores foi também indicado pelos alunos.

Conforme verificado na literatura, há a necessidade de se formar um comitê de atualização de acervo onde se façam presentes, através de representantes, todos os segmentos envolvidos pelas bibliotecas, sendo: professores, alunos, bibliotecários e funcionários que atuam diretamente no atendimento aos alunos.

Para atualização permanente das bibliografias básicas, deve o Sistema de Bibliotecas da UFC, ter uma política de atualização de acervo eficiente, operacionalizada, sem improvisos, com a definição de períodos para ocorrer cada procedimento: a) procedimentos administrativos, definindo que para cada disciplina, com sugestão de bibliografia, pelo menos uma seria atendida. Para isso, propõe-se a produção de um documento definindo quantidade de livros por aluno  existe um documento do MEC (legislação), mas, não há documento específico no sistema de bibliotecas da UFC. Fazendo-se, também necessário definir a quantidade de bibliografias de língua estrangeira, a ser atendido por disciplina. Em se tratando, ainda, dos procedimentos administrativos, seria também definido que o processo de atualização das bibliografias básicas seria realizado nos anos ímpares. Assim, entre um e outro ano ímpar seria o período de validade da listagem produzida. Logo, sempre que a UFC acenasse com verba para aquisição de bibliografias básicas ter-se-iam as listas prontas, necessitando apenas de alguns ajustes em relação ao montante de verba a ser utilizada; b) a confecção dessa lista iniciaria com o recebimento de sugestões das bibliografias básicas sugeridas pelos segmentos (professores e alunos) ligados às bibliotecas setoriais, através do Sistema Integrado de Bibliotecas-Pergamum; c) prosseguia-se com envio às setoriais das listagens das bibliografias dos cursos atendidos por elas, separadas por curso e por disciplinas; d) depois do recebimento, dar-se-ia a confecção, pelas setoriais, de uma lista final de sugestões para aquisição com o respectivo orçamento individual e total em relação ao sugerido, o que informaria um referencial da verba necessária para aquisição das bibliografias; e) após os devidos ajustes, se porventura necessário for, finalizaria o procedimento de elaboração com publicação, no site da setorial, da lista final de sugestões de aquisição, com o respectivo orçamento, para que toda a comunidade tenha conhecimento do que foi processado.

Faz-se necessário a atualização constante das bibliografias básicas da BCS, pois cerca 25% dos alunos atendidos por ela utilizam apenas seu acervo para estudo.

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Autor: Raimundo Cezar Campos Do Nascimento


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