FLUIDEZ DO TRÁFEGO NO HORÁRIO DO RUSH



AUTOR: DARIO GALDINO

RESUMO

O crescimento das cidades tem representado um forte incremento na frota de veículos automotores, motocicletas, bicicletas e ônibus, o que ocasiona na hora de trafego intenso obstrução das vias de circulação causando estrangulamento das mesmas.

Palavras chave: crescimento; veículos; obstrução.

The growth of the cities has represented a strong increment in the fleet of automachine vehicles, motorcycles, bicycles and bus, what it causes in the hour of I pass through intense blockage of the circulation ways causing strangulation of the same ones.

 Words key: growth; vehicles; blockage.

O transito tem se tornado caótico com a mudança do espaço utilizado pelo homem moderno e com perdas para todos para o empresário e para o trabalhador conseqüentemente ruim para os negócios também.

Estudo do Denatran, em parceria com o Ipea, sobre "Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras" revela que  além da perda de tempo  a retenção no trânsito provoca ainda o aumento do custo de operação de cada veículo  combustível e o desgaste de peças. Trânsito nas grandes cidades: o preço do tempo perdido

Trânsito nas grandes cidades: o preço do tempo perdido20/03/2008

Os acidentes causados por automóveis ocorrem todos os dias de maneira sistemática, a imprudência é constante entre os distintos tipos de veículos que trafegam nas ruas e estradas brasileiras.

O crescimento é normal quando acompanhado de infra-estrutura o que não ocorrendo deixa as avenidas e ruas congestionadas, mas se a organização passar por uma observação urbanística e a Geografia for consultada no que diz respeito ao espaço e a sua implicância na vida do homem em toda sua historia muitos desses problemas da trafego paralisado poderia ser resolvido.

O crescimento é normal e é para o bem da sociedade capitalista que as cidades cresçam em rede e em todos os seus aspectos: social, moral, ambiental, natural e urbano para o bem de todos os que fazem parte da sociedade.

O crescimento das cidades alem de serem acompanhados das ciências já citadas devem monitoradas ,pois o dinamismo da mesma é imprevisível quando surge a inovação ,o novo e o desconhecido para que seja solucionado,é necessário fazer índices e medir a cada período de meses ou anos a evolução dos mesmos para a partir daí surgir um estudo para a solução de como se dará o crescimento das cidades e assim não sobrepor os problemas que são causados pelo crescimento das mesmas

O congestionamento acontece porque os governos oferecem um asset muito importante - o acesso às ruas - de graça. É um asset muito valioso e deveria ser cobrado. Londres e Cingapura foram pioneiras nessa história de cobrar uma taxa para os motoristas que queiram dirigir no centro expandido das cidades. Muitas pessoas dizem que esse tipo de cobrança não é justo.

  Edição 15 - Maio de 2008 | 02/05/2008 - 08h18min "O crescimento das cidades é inevitável".

 

A quantidade de veiculo nas cidades crescem quando a economia do país está bem controlada e direcionada o que traz de volta a oportunidade do poder de compra e psicologicamente a maioria deseja ter um carro de autopasseio, pois os veículos de uso coletivo não são recomendados para os usuários da maioria das capitais brasileiras, não apenas por causa da má manutenção como também das tarifas exorbitantes para os seus usuários diários.

Um dos grandes problemas com a quantidade de veículos é a quantidade de acidentes causados pelo uso indevido de seus condutores, existem cidades com ata dois veículos por pessoa, três por pessoas o que implicará uma maior quantidade de acidentes envolvendo toda espécie de veiculo usado hoje nas cidades.As motos,bicicletas e motos devem ser melhor fiscalizadas para que assim uma parte dos acidentes sejam minimizadas.

As obstruções causadas por veículos podem e devem ser controladas pelos setores responsáveis; diversos são os estudos sobre o tema, as opiniões são distintas, porem falta estudá-las em prática para comprovar sua eficácia e seu dinamismo no dia-dia.

A falta de perspectivas para solucionar os congestionamentos de grandes cidades tem gerados problemas de ordem financeira e de crescimento econômico para o país que podem e devem ser solucionados com as aplicações das pesquisas realizadas em tempo pretérito.

Conclusão

 

Após breve pesquisa se pode verificar o desrespeito fragrante no uso dos veículos no país e mais comumente nas cidades grandes, o que pode ser remediado com uma maior e melhor fiscalização dos órgãos competentes.

O crescimento da frota e das cidades deve ser considerado normal porem se deve observar a adequação das mesmas a sua frota e se a infra-estrutura acompanha os setores aqui estudados.

Veículos podem e devem sofrer modificações para se ajustarem à nova realidade das cidades, mesmo nos seus designers das construtoras. Igualmente, o entendimento deve partir de toda sociedade dos que possuem e dos não possuem veículos.

De maneira clara os veículos podem simplesmente serem guiados por suas próprias linhas de tráfegos. Exemplo disso uma faixa para motos, uma para automóveis, uma para bicicletas e outra para ônibus.

Ter-se-ia assim uma solução já em uso e de pouco impacto ambiental como também de pouco impacto estrutural para o trafego existente.

 

Fonte: http://www2.uol.com.br/pagina20/25052008/cot0525052008.htm

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 Segurança rodoviária. Adriano Murgel Branco, publicado pela ABCR  Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias

Obenski, Keneth S., et al. Motorcycle Accident Reconstruction and Litigation, Fourth

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Autor: Dario Galdino


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