EDUCAÇÃO AMBIENTAL versos Plantas Medicinais



O reino vegetal, além de ser o maior reservatório de moléculas orgânicas conhecido, é um poderoso laboratório de síntese. Até hoje diversas moléculas com estrutura complexa dependem de síntese biológica, pois a síntese em laboratório não pode ser feita ou é economicamente inviável. Por isso plantas medicinais são usadas até hoje como matéria-prima para a fabricação de medicamentos. As plantas medicinais têm sido um importante recurso terapêutico desde os primórdios da antigüidade até nossos dias. No passado, representavam a principal arma terapêutica conhecida. Desta forma buscamos direcionar as abordagens sobre os recursos vegetais, concernente às plantas medicinais utilizadas entre os tradicionais habitantes desta terra. Para tanto refletimos que as plantas medicinais servem de uma base transdiciplinar para se conhecer o potencial da biodiversidade para fudamentar a discurssão da dimensão ambiental, a qual envolve, aspectos sociais, biológicos, culturais, éticos e históricos. A partir do contexto do projeto reciclar a escola estadual André Avelino Ribeiro estendeu seu projeto com o estudo das plantas medicinais, sob diferentes abordagens, sendo priorizado inclusive a interdisciplinalidade envolvendo toda a comunidade escolar na conscientização, conservação, e para a busca de mecanismos que fomentem as praticas de educação ambiental no âmbito escolar. A extensão do projeto Plantas medicinais juntamente com os docentes da área de exatas da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, os alunos do Ensino Médio tiveram como objetivo dar aos estudantes condições de entender a sociedade em que vivem, os saberes tradicionais, tendo estas plantas como eficientes instrumentos pedagógicos. A escola desenvolveu este projeto para também, possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade e também de conscientizar o aluno para a necessidade de pensar na utilização das plantas medicinais de forma prática e natural, livre de agentes perniciosos que afetam sua qualidade de vida. Palavras Chaves: Plantas medicinais, Educação Ambiental, Ensino Médio.

INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais cresceram rapidamente nas ultimas décadas, em decorrência da expansão das atividades econômicas que se concentraram nas cidades [1]. Entre os principais destacam-se: a poluição sonora e visual ; chuvas ácidas; inversão térmica; ilhas de calor; deposito de lixos em locais não apropriados.

Tendo em vista esses problemas, os docentes da área de exatas da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, promoveu um projeto visando envolver toda a comunidade escolar na conscientização, conservação, revitalização do espaço físico da escola e preparação dos alunos para o enfrentamento da crise mundial do meio ambiente e juntamente com a disciplina de Sociologia que teve como objetivo dar aos alunos condições de entender a sociedade em que vive, com seus conflitos e contradições, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e dotados de senso critico.

A fim de conduzir os alunos numa conscientização participativa, foramdesenvolvidos trabalhos de observação , analises e demonstração na disciplina de Geografia, inserida no projeto da Reciclagem .

Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje grande parte reutilizável do lixo doméstico é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de materiais diferentes. A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza os alunos de sua responsabilidade social.

METODOLOGIA

Na elaboração do projeto, foram feitos levantamento bibliográfico; coleta de dados na escola; palestras; mutirão de sensibilização na escola e na comunidade; mutirão de limpeza da escola; participação na feira de ciências, com apresentação de trabalhos; introdução em etnobotânica; avaliação do projeto; pratica em campo; produção de plantas medicinais; coleta de dados que servirão para conscientização dos alunos e confecção dos cartazes e outros; educadores envolvidos: promover palestras, cartazes, teatros, sugestões de atividades a serem desenvolvidas durante o período; promover oficinas sobre: O saber medicinal dos seres humanos; A escola, as plantas medicinais e biomas; Produção das hortas medicinais escolares comunitárias.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para os professores idealizadores do projeto, foi à realização de um objetivo que muito almejaram, pois conseguiram desenvolver em toda a comunidade escolar, a habilidade, frente aos conhecimentos ao saber local das populações humanas, mostrando as relações das plantas medicinais inseridos dentro de atividades que foram propostas no projeto em questão. A execução ocorreu da melhor forma possível dentro da escola, que contou com uma vasta programação e a excelente participação dos alunos envolvidos em todas as atividades propostas. Desta forma, pode-se ensinar aos alunos uma vasta gama de assuntos sobre a Educação Ambiental

Referências

[1].BIESKI, I G C; DE LÁ CRUZ, MG. Quintais medicinais, Mais saúde e Menos Hospitais - Cuiabá: GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO, 2005

[2].FURLAN, M.R.Cutivo de Plantas Medicinais, SP, 2006.


Autor: Raélita De Oliveira Resende


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