Plano de curso Ensino Fundamental Professor: Wolney Blosfeld Disciplina: História Ano: 2010
Plano de curso
Ensino Fundamental
Professor: Wolney Blosfeld
Disciplina: História
Ano: 2010
Aprovação da Supervisão Escolar________________________
Secretaria Municipal de EducaçãoNome, cargo e assinatura.
Seringueiras ROSEMECData:_____/______/ 2010.
Wolney Blosfeld História Explanação geral.
6º ano
Objetivos:
" conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes;
" caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas;
" caracterizar e distinguir relações sociais de trabalho em diferentes realidades históricas;
" refletir sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas geram no modo de vida das populações e nas relações de trabalho;
" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdos:
* primeiros homens no território brasileiro, povos coletores e caçadores, a natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas;
* natureza e povos indígenas na visão dos europeus, exploração econômica de recursos naturais pêlos colonizadores europeus, agricultura de subsistência e comercial, criação de animais; os sertões, os caminhos, a conquista, a ocupação e a produção e a extração de riquezas naturais;
* a extração, produção e comercialização de alimentos; alimentos da terra e aqui adaptados; costumes e práticas alimentares; usos da água, costumes, acesso e abastecimento;
* usos da terra, diferentes formas de posse e propriedade da terra; locais de povoamento e suas relações com o mar, os rios e o relevo; meios de transporte e interferências na natureza na implantação de infra-estruturas; natureza transformada na implantação de serviços e equipamentos urbanos;
7º ano
Objetivos:
" localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
" utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;
" ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.
" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdos:
* primeiros homens no território brasileiro, povos coletores e caçadores, a natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas;
* natureza e povos indígenas na visão dos europeus, exploração econômica de recursos naturais pêlos colonizadores europeus, agricultura de subsistência e comercial, criação de animais; os sertões, os caminhos, a conquista, a ocupação e a produção e a extração de riquezas naturais;
* a extração, produção e comercialização de alimentos; alimentos da terra e aqui adaptados; costumes e práticas alimentares; usos da água, costumes, acesso e abastecimento;
* usos da terra, diferentes formas de posse e propriedade da terra; locais de povoamento e suas relações com o mar, os rios e o relevo; meios de transporte e interferências na natureza na implantação de infra-estruturas; natureza transformada na implantação de serviços e equipamentos urbanos;
* escravização, trabalho e resistência indígena na sociedade colonial; tráfico de escravos e mercantilismo; escravidão africana na agricultura de exportação, na mineração, produção de alimentos e nos espaços urbanos; lutas e resistências de escravos africanos e o processo de emancipação; trabalho livre no campo e na cidade após a abolição; o trabalhador negro no mercado de trabalho livre; imigração e migrações internas em busca de trabalho;
* grandes proprietários, administradores coloniais, clérigos, agregados e trabalhadores livres;
8º ano
Objetivos:
" utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;
" identificar è analisar lutas sociais, guerras e revoluções na História do Brasil e do mundo;
" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdos:
* conquista e preservação do território brasileiro pêlos portugueses, acordo de Madri, Guerra Cisplatina, Guerra do Paraguai, Guerra do Acre, políticas de integração do território brasileiro no século XX;
* administração política colonial, coroa portuguesa no Brasil, Independência políticos, Estados Monárquico, Estados Republicano, alianças e políticas internacionais no Império e na República, o Estado brasileiro e suas alianças políticas e econômicas regionais;
* lutas pela independência política, processo político de independência do Brasil, guerras provinciais (Confederação do Equador, Guerra dos Farrapos etc.);
* confrontos entre europeus e populações indígenas no território brasileiro (Guerras dos Bárbaros, Confederação do Cariri, Confederação dos Tamoios etc.), revoltas e resistências de escravos (quilombos, Palmares, Revolta dos Males etc.), revoltas sociais coloniais, lutas pelo fim da escravidão. Canudos, Contestado, banditismo e cangaço;
9º ano
Objetivos:
" refletir sobre as grandes transformações tecnológicas e os impactos que elas produzem na vida das sociedades;
" debater idéias e expressá-las por escrito e por outras formas de comunicação;
" utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;
" ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.
" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdos:
* as lutas políticas na implantação da República, Revolução de 1930, Revolução Constitucionalista de 1932, governos autoritários o Estado Novo e o regime militar pós-64;
* lutas operárias, lutas sociais rurais e urbanas, lutas feministas, lutas pela reforma agrária, movimentos populares e estudantis, lutas dos povos indígenas, pela preservação de seu território, Movimento de consciência negra, etc.
* Guerra dos Cem Anos, Reforma, Contra-Reforma, Estados Absolutistas, organização do Parlamentarismo na Inglaterra, Iluminismo, Revolução Francesa, Democracia Moderna, unificação política da Alemanha e da Itália;
* nacionalismo na Europa dos séculos XIX e XX, expansão imperialista dos Estados europeus, mudanças nas fronteiras dos Estados nacionais europeus na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, organização dos Estados socialistas e comunistas, esfacelamento dos Estados socialistas, queda do Muro de Berlim etc.;
Metodologia / Avaliação:
A avaliação formativa constitui-se, grosso modo, da avaliação dos textos produzidos e das observações realizadas pelo professor quanto ao desempenho do aluno nas atividades em sala de aula. Os textos são avaliados, comentados e devolvidos para os autores (retificação da aprendizagem). A avaliação somática de História é realizada com a aplicação de seminários e debates, bem como por trabalhos individuais e em grupos no qual o aluno deve apresentar seu desempenho oralmente. Não obstante, durante os quais, cada aluno possa ser avaliado individualmente.
Na metodologia utilizada, valorizam-se, também, os aspectos retóricos. Como material didático, o planejamento ora apresentado utiliza: textos variados sobre uma mesma temática; projeção de filmes e documentários relacionados ao conteúdo tratado nos textos; textos de leitura extraclasse; bem como análise dos noticiosos em situações de consonância com os temas abordados; complementados por exercícios de produção de textos em sala e em domicílio.
Os conteúdos, via de regra, são relacionados a aspectos que possam contribuir para a reflexão, a formação do caráter, o desenvolvimento da conduta ético-moral, o desenvolvimento do senso crítico individual e a cultura geral. Quando são constatadas dificuldades por parte dos alunos na assimilação do conteúdo e de sua reprodução; por via oral ou escrita, são feitos ajustes no processo ensino-aprendizagem, em consonância com os objetivos e com as necessidades da turma de aula.
Fundamentação em conformidade com Parâmetros Curriculares Nacional, Ensino Fundamental.
Direitos reservados, reprodução apenas citando a fonte.
Autor: Wolney Blosfeld
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