Plano de curso Ensino Fundamental Professor: Wolney Blosfeld Disciplina: História Ano: 2010



Plano de curso

Ensino Fundamental

Professor: Wolney Blosfeld

Disciplina: História

Ano: 2010

Aprovação da Supervisão Escolar________________________

Secretaria Municipal de EducaçãoNome, cargo e assinatura.

Seringueiras  ROSEMECData:_____/______/ 2010.

Wolney Blosfeld  História  Explanação geral.

6º ano

 

Objetivos:

" conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes;

" caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas;

" caracterizar e distinguir relações sociais de trabalho em diferentes realidades históricas;

" refletir sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas geram no modo de vida das populações e nas relações de trabalho;

" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.

Conteúdos:

* primeiros homens no território brasileiro, povos coletores e caçadores, a natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas;

* natureza e povos indígenas na visão dos europeus, exploração econômica de recursos naturais pêlos colonizadores europeus, agricultura de subsistência e comercial, criação de animais; os sertões, os caminhos, a conquista, a ocupação e a produção e a extração de riquezas naturais;

* a extração, produção e comercialização de alimentos; alimentos da terra e aqui adaptados; costumes e práticas alimentares; usos da água, costumes, acesso e abastecimento;

* usos da terra, diferentes formas de posse e propriedade da terra; locais de povoamento e suas relações com o mar, os rios e o relevo; meios de transporte e interferências na natureza na implantação de infra-estruturas; natureza transformada na implantação de serviços e equipamentos urbanos;

7º ano

Objetivos:

" localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;

" utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;

" ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.

" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.

Conteúdos:

* primeiros homens no território brasileiro, povos coletores e caçadores, a natureza representada na arte, nos mitos e nos ritos dos povos indígenas;

* natureza e povos indígenas na visão dos europeus, exploração econômica de recursos naturais pêlos colonizadores europeus, agricultura de subsistência e comercial, criação de animais; os sertões, os caminhos, a conquista, a ocupação e a produção e a extração de riquezas naturais;

* a extração, produção e comercialização de alimentos; alimentos da terra e aqui adaptados; costumes e práticas alimentares; usos da água, costumes, acesso e abastecimento;

* usos da terra, diferentes formas de posse e propriedade da terra; locais de povoamento e suas relações com o mar, os rios e o relevo; meios de transporte e interferências na natureza na implantação de infra-estruturas; natureza transformada na implantação de serviços e equipamentos urbanos;

* escravização, trabalho e resistência indígena na sociedade colonial; tráfico de escravos e mercantilismo; escravidão africana na agricultura de exportação, na mineração, produção de alimentos e nos espaços urbanos; lutas e resistências de escravos africanos e o processo de emancipação; trabalho livre no campo e na cidade após a abolição; o trabalhador negro no mercado de trabalho livre; imigração e migrações internas em busca de trabalho;

* grandes proprietários, administradores coloniais, clérigos, agregados e trabalhadores livres;

8º ano

Objetivos:

" utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;

" identificar è analisar lutas sociais, guerras e revoluções na História do Brasil e do mundo;

" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.

Conteúdos:

* conquista e preservação do território brasileiro pêlos portugueses, acordo de Madri, Guerra Cisplatina, Guerra do Paraguai, Guerra do Acre, políticas de integração do território brasileiro no século XX;

* administração política colonial, coroa portuguesa no Brasil, Independência políticos, Estados Monárquico, Estados Republicano, alianças e políticas internacionais no Império e na República, o Estado brasileiro e suas alianças políticas e econômicas regionais;

* lutas pela independência política, processo político de independência do Brasil, guerras provinciais (Confederação do Equador, Guerra dos Farrapos etc.);

* confrontos entre europeus e populações indígenas no território brasileiro (Guerras dos Bárbaros, Confederação do Cariri, Confederação dos Tamoios etc.), revoltas e resistências de escravos (quilombos, Palmares, Revolta dos Males etc.), revoltas sociais coloniais, lutas pelo fim da escravidão. Canudos, Contestado, banditismo e cangaço;

9º ano

Objetivos:

" refletir sobre as grandes transformações tecnológicas e os impactos que elas produzem na vida das sociedades;

" debater idéias e expressá-las por escrito e por outras formas de comunicação;

" utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;

" ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.

" fundamentar o entendimento da importância da pluraridade cultural como fator de desenvolvimento das nações.

Conteúdos:

* as lutas políticas na implantação da República, Revolução de 1930, Revolução Constitucionalista de 1932, governos autoritários  o Estado Novo e o regime militar pós-64;

* lutas operárias, lutas sociais rurais e urbanas, lutas feministas, lutas pela reforma agrária, movimentos populares e estudantis, lutas dos povos indígenas, pela preservação de seu território, Movimento de consciência negra, etc.

* Guerra dos Cem Anos, Reforma, Contra-Reforma, Estados Absolutistas, organização do Parlamentarismo na Inglaterra, Iluminismo, Revolução Francesa, Democracia Moderna, unificação política da Alemanha e da Itália;

* nacionalismo na Europa dos séculos XIX e XX, expansão imperialista dos Estados europeus, mudanças nas fronteiras dos Estados nacionais europeus na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, organização dos Estados socialistas e comunistas, esfacelamento dos Estados socialistas, queda do Muro de Berlim etc.;

Metodologia / Avaliação:

A avaliação formativa constitui-se, grosso modo, da avaliação dos textos produzidos e das observações realizadas pelo professor quanto ao desempenho do aluno nas atividades em sala de aula. Os textos são avaliados, comentados e devolvidos para os autores (retificação da aprendizagem). A avaliação somática de História é realizada com a aplicação de seminários e debates, bem como por trabalhos individuais e em grupos no qual o aluno deve apresentar seu desempenho oralmente. Não obstante, durante os quais, cada aluno possa ser avaliado individualmente.

Na metodologia utilizada, valorizam-se, também, os aspectos retóricos. Como material didático, o planejamento ora apresentado utiliza: textos variados sobre uma mesma temática; projeção de filmes e documentários relacionados ao conteúdo tratado nos textos; textos de leitura extraclasse; bem como análise dos noticiosos em situações de consonância com os temas abordados; complementados por exercícios de produção de textos em sala e em domicílio.

Os conteúdos, via de regra, são relacionados a aspectos que possam contribuir para a reflexão, a formação do caráter, o desenvolvimento da conduta ético-moral, o desenvolvimento do senso crítico individual e a cultura geral. Quando são constatadas dificuldades por parte dos alunos na assimilação do conteúdo e de sua reprodução; por via oral ou escrita, são feitos ajustes no processo ensino-aprendizagem, em consonância com os objetivos e com as necessidades da turma de aula.

Fundamentação em conformidade com Parâmetros Curriculares Nacional, Ensino Fundamental.

Direitos reservados, reprodução apenas citando a fonte.


Autor: Wolney Blosfeld


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