AS PÁGINAS DA VIDA



AS PÁGINAS DA VIDA

 

 

 

 

                        Vamos pegar o livro da nossa vida e desfolhar algumas páginas e voltar ao passado, para que a criança, o adolescente e os jovens de hoje saibam como viviam essa turminha no tempo antigo.

                        Vamos abrir a primeira página desse livro tão antigo e rever como era a infância vivida pela gurizada. O menino pobre era amiguinho do menino rico! Eles jogavam bola na no campinho de terra, brincava de pião, soltavam pipa, trocavam figurinhas e jogavam bolinhas de vidro. Quem não se lembra do famoso cavalinho de pau?

                        As meninas também tinham as suas brincadeiras. O dia ficava pequeno para tantas brincadeiras. As crianças e os adolescentes tinham liberdade para se divertir.

                        Agora vamos entrar em outra página desse livro para ver como viviam os jovens dessa época. Eles tinham verdadeiro respeito pela família. No convívio social viviam de uma maneira simples. Os costumes eram diferentes, as músicas ouvidas pelos jovens da época eram românticas; algo que tinha sinfonia, sentimento e mexia com o interior.

                        Essas são apenas algumas referencias do tempo em que se vivia de um jeito simples. Tudo isso está registrado no livro dos antigos.

                        E o que estamos vendo no mundo moderno, ou no mundo imagético? As crianças não têm mais infância! Não existe mais o campinho de terra e nem o cavalinho de pau. O mundo da infância virou só imagens. As crianças e os adolescentes passam horas apertando teclas, vendo ilusões, ficções, violências e outras coisas mais. Algo que não lhes dá nenhuma felicidade e não deixará em suas vidas nenhuma lembrança.

                        E o que podemos dizer dos jovens? Vamos entrar em apenas alguns detalhes. Eles se tatuam se alfinetam com piercing, usam drogas e outros vícios, espatifam o cabelo caindo no ridículo, manchando sua imagem perante a sociedade. Não estamos mencionando todos os jovens. Existem muitos jovens valorosos. Nós o vemos por toda parte, no convívio social.

                        Mas o que estamos vendo? As crianças não têm mais infância. Suas horas se limitam só em imagens. E os jovens, em grande parte, estão se desvalorizando perante a sociedade.

                        Portanto fazemos uma pergunta: o que está sendo escrito nas páginas de seus livros? Drogas, bebedeiras, piercing, tatuagens?  Músicas alucinantes, prostituição, cabelos espatifados?

                        Pensem nisso e comecem a mudar a sua história. Comecem a escrever coisas boas nas páginas de seus livros. Algo que no futuro possa ser lido por todos. Faça de sua vida um livro aberto e daqui alguns anos você poderá desfolhar página por página da sua vida e mostrar para todos que estiverem ao seu redor, sem constrangimento.

 

 

 

Jair Garcia Martins

Uraí - Paraná


Autor: Jair Garcia Martins


Artigos Relacionados


Juventude Revolucionária

O Livro Da Nossa Vida

Livro Digital

Criança, Adolescente E Jovem. Jovens?

Todos Os Dias De Crianças

Sim, A Rua é Pública, Mas Não é área De Lazer

O Mundo EstÁ CaÍdo