Pão velho é coisa de pobre!



Pão velho é coisa de pobre!

Ontem a noite, eu estava com fome. Decidi fazer um lanche rápido. Comi nada mais, nada menos que alguns "pain grillé" com requeijão - meu favorito. Afinal, como eu poderia gostar de "pain mon vieux" ? Não. Com certeza o "grillé" é melhor.
Parece até que sou chique. Não é? Mas é exatamente isso que quis que parecesse. "Pain grillé" significa torrada, em francês. Assim como "pain mon vieux" foi a melhor maneira que encontrei no meu tradutor para dizer: pão velho.
Eu estive pensando o porque as pessoas odeiam pão velho. Mas comem torradas - principalmente se forem industrializadas, com corte fino, duras de quebrarem os dentes e empacotadas em uma bela embalagem. A torrada (ou "pain grillé", se preferir), na verdade, não passa de pão velho. Torrado.
Se me dissessem para comer pão velho torrado, eu, com certeza, exitaria. Onde já se viu comer pão velho? Talvez eu aceitasse a oferta se houvesse requeijão no meio. Mas, indo à um restaurante francês, eu comeria o pain grillé - sem requeijão.
Pesquisei mais um exemplo destes, pois me faltaram, e encontrei o seguinte: bifteck bière. Aposto que você faria esse pedido num restaurante. Com a pescada na cerveja (ou bifteck bière) seria outra história, não é? Que nojo! Filé de peixe mergulhado na cerveja! Nem imagino as caras que possam ter sido feitas nesse momento.
Meu pai foi num restaurante desses uma vez. Gastou uma bela quantia, mas a comida vinha em micro-quantidades. Deve ser moda, na era da nanotecnologia. Eu ainda prefiro as torradas da minha mãe, feitas de pão velho, guardadas numa bacia enorme. Mas detesto o pão velho. Ele tem de ser torrado!

Autor: Henrique Baggio


Artigos Relacionados


Senhor, Minha Esperança

Velho

Velhos Medos

O Pedinte

O Velho Me Ensinou

Vender Barato Para Comprar Caro

Eu