Labor em equipe!



Labor em equipe!

 

            Imagine no momento de uma cirurgia do seu filho, pai, mãe, ou alguém que você ama, se Médicos, Enfermeiros, Ajudantes, todos começassem a discutir e dizer, por exemplo: Ah, essa tesoura é minha, não use ou Hei, esse bisturi é meu, ninguém toca nele ou ainda acho que vou dar uma paradinha na cirurgia, o filho não é meu mesmo.

            Infelizmente, em muitas empresas as pessoas, pelos motivos mais banais possíveis, se agridem verbalmente, quando não chegam às vias de fato, colocando a vida do paciente em risco.

            Nada justifica nenhuma forma de agressão entre colaboradores de uma mesma empresa, aliás, não há motivos para um ser humano agredir o outro. Contudo, pelo estresse do cotidiano moderno, os indivíduos não pensam antes de dar respostas. Ofendem quem amam, maltratam quem adoram e agem agressivamente diante de situações, quase sempre, triviais.

            Parece não crível, mas, em muitas empresas, colaboradores se atritam porque não querem dividir o trabalho, as ferramentas, os produtos que fabricam, as mercadorias que comercializam, acreditando que elas são as donas daquilo. No trabalho, enquanto uns dão um duro danado no labor, outros brincam de trabalhar e até satirizam os que estão empenhados. Uma certeza no ambiente de trabalho é que, toda vez que alguém estiver à sombra, descansando em horário de serviço, há outro colaborador sobrecarregado.

            Trabalhar em equipe é uma necessidade premente. Os resultados são sempre melhores. Porém, como cada ser humano tem sua personalidade e, na maioria das vezes, não se assemelha a dos seus pares nas empresas, o mais sensato, parece ser seguir normas, regras de integração no trabalho, manual de comportamento nas organizações. Ainda que o desejável seja a capacidade individual dos colaboradores em saber se comportar dignamente no ambiente empresarial, respeitando seus colegas, não agredindo o ser humano que trabalha ao seu lado na empresa, seguir normas e regras, quando estas são bem elaboradas, surge como uma boa alternativa.

            O trabalho em equipe também requer um grande líder. Uma equipe é o espelho dos seus lideres. Então, quando uma equipe é ruim, seu líder é ruim? Não exatamente, porque o líder é, normalmente, o espelho dos donos da empresa, da autonomia que lhe dão e da abertura que lhe oferecem para que possa liderar. É claro que há líderes péssimos, que mesmo com toda a autonomia que lhe é conferida, não é capaz de cuidar dos seus liderados.

            Prestei serviço para uma empresa na qual os colaboradores faziam da produção um pandemônio, uma bagunça e um desrespeito total. Ofendiam-se verbalmente, diziam não ter tempo para fazer mais nada. Quando as encomendas chegavam, era uma gritaria infernal. Mesmo todas elas tendo escolhido trabalhar naquela empresa, em vez de agradecerem por ter emprego, agouravam uns aos outros e se insultavam. Tratavam-se como animais irracionais, não percebiam que por detrás do profissional que xingavam, havia um ser humano com uma história de vida, que merecia respeito.

            É entristecedor perceber que as pessoas parecem não compreender o verdadeiro sentido do trabalho, que é o de servir uns aos outros, não somente servir aos clientes.

            Quando não há respeito entre os membros de uma equipe, na verdade, não há equipe. Há sim um grupo de pessoas que não se conhecem, não se entendem e fingem trabalhar uma ao lado da outra, porque na verdade, mentalmente, desejam estar distantes.

            Todo líder que se preze, ao reconhecer a necessidade de mudança no comportamento dos colaboradores, se ainda não tiver autoridade suficiente nem autonomia, deve se dirigir aos proprietários da empresa para lhes expor os fatos, formular sugestões e solicitar autorização para agir.

            Toda vez que for ofender alguém que labora ao seu lado, lembre-se que há do outro lado um ser humano e não uma máquina de trabalhar. Cuide dos seus colegas de trabalho, ajude-os a crescer. Transforme a inveja e as ofensas em admiração e respeito, carinho e educação para com o próximo. Você ficará surpreso com o salto nos resultados individuais e da equipe, bem como na sua qualidade de vida fora do ambiente de trabalho. As coisas positivas devem ter o poder de influenciar as negativas, e não o contrário.

            Ao se trabalhar em equipe, as chaves para o sucesso são dadas a todos, porém, cada um irá usá-la da maneira como melhor lhe convir, certo? Não! Errado. E se só tivéssemos uma chave? Será que a compartilharíamos com sabedoria ou haveria uma disputa para ver quem fica com a chave do sucesso? Em uma empresa, unem-se forças, ideias, conhecimentos, formando uma SINERGIA para que pessoas, juntas e unidas, consigam transpor obstáculos e alcançar objetivos recíprocos.

            Se você é colaborador de uma empresa e já atua nela por anos, não se sinta mal se não foi promovido a chefe, líder, gerente, supervisor. Para isso, não basta possuir tempo de casa, tem que saber lidar com gente, é preciso conhecer de ser humano e não meramente de máquinas e produtos.

            No dia em que der o seu melhor no trabalho e aprender a respeitar seus colegas como seres humanos únicos no espetáculo da vida, aí sim começará a trilhar uma brilhante carreira como líder de equipes, que nada mais é do que conhecer de gente.

           

            Um abraço e felicidades sempre, para todos e entre todos!

 

            Professor Paulo Sérgio Buhrer

            www.professorpaulosergio.com.br

 

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Autor: Paulo Sergio Buhrer


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