TODOS NÓS CONHECEMOS UM PSICOPATA



TODOS NÓS CONHECEMOS UM PSICOPATA

Marco Antônio de Figueiredo  Advogado e membro do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região -   [email protected]

 

Não é que a vida parece uma novela global? Alguns atingem o paraíso fazendo caras e bocas, seguindo o caminho das índias, evitando os tropeços, porque nem sempre vale a pena ver de novo.

No dia a dia encontramos atores que encenam com a perfeição de dar inveja a Alexandre Borges, Cléo Pires, Christiane Torloni, Letícia Sabatella, Bruno Gagliasso e inúmeros outros atores globais. O que mais encontramos em nossas vidas como semelhança entre a realidade e a ficção, são os chamados vilões.

Na historia escrita por Gloria Peres, Ivone, a personagem muito bem interpretada por Letícia Sabatella, mostra de forma incorrigível, como age um psicopata. A atriz, segundo pesquisa feita e constante em mais de 270 mil páginas da internet, passou pelo chamado laboratório onde estudou minuciosamente os gestos, olhares e comportamentos de um psicopata.

A interpretação da personagem Ivone na novela das oito, tem provocado comentários, discussões e curiosidades na maioria dos brasileiros. Chega a ser assustador o alerta provocado por Gloria Peres quanto ao comportamento dos psicopatas e dos esquizofrênicos. Após estudarmos um pouco sobre o assunto e observarmos atentamente ao nosso redor, poderemos olhar, ver e enxergar a quantidade expressiva de psicopatas com os quais convivemos no nosso dia a dia.

Segundo o psicólogo canadense Robert Hare, professor da Universidade da Colúmbia Britânica e um dos maiores especialistas no assunto, o comportamento de um psicopata se caracteriza por um forte disfarce de amizade e sociabilidade. Apesar dessa agradável aparência, ele oculta falta de confiabilidade, tendências impulsivas e profundo ressentimento e mau humor para com os membros de sua família e pessoas próximas. A maioria não comete crimes. Eles andam pela sociedade como predadores sociais, rachando famílias, se aproveitando de pessoas vulneráveis.

O psiquiatra Antônio de Pádua Serafim, do Hospital de Clínicas de São Paulo, afirma categoricamente que o atributo número um do psicopata é mentir. Eles fazem isso o tempo todo, com todo mundo, inclusive com eles mesmos. O diagnóstico de transtorno anti-social depende de um exame detalhado. É que, além de mentir, ele mostra ausência de culpa, afirma o médico.

Um estudo feito pela psiquiatra Hilda Morana, chegou a conclusão que os psicopatas são incapazes de enxergar emoções e isto faz com que eles consigam mentir sem ficarem nervosos, aplicarem golpes nos outros sem sentir culpa.

Quanto mais estudamos sobre o comportamento dos psicopatas mais acreditamos que eles estão por toda parte. Podemos encontrá-los entre políticos que desviam dinheiro para suas contas bancárias; entre médicos que ignoram seus deveres e deixam pacientes morrer por falta de assistência; entre parentes que não repassam de forma honesta verbas que estão sobre seus cuidados; entre dentistas que ficam 30 anos fazendo tratamento provisório em seus entes queridos, vilipendiando o patrimônio daqueles que lhe depositam confiança; entre colegas que sempre pegam dinheiro emprestado e nunca pagam. Eles surtam porque não conseguem ser aqueles os quais invejam por não vencerem em suas profissões, não fazerem a sua própria história, muitas vezes se iludindo e se intitulando como eterno professor.

O psicopata, segundo estudiosos do assunto, são extremamente inteligentes, frios e calculistas. Preste atenção e seja cuidadoso, pois todos nós conhecemos um psicopata.


Autor: Marco Antônio De Figueiredo


Artigos Relacionados


Psicopatas Homicidas E O Direito Penal

Psicopata Não é Mesmo Que Psicótico Ou Doentes Mentais!?

Psicopatas

Nós

Desvendando Um Serial Killer

Massacre De Realengo

Psicopatas Parte I Fonte:scielo Brasil