O MELHOR DO CARNAVAL É QUARTA FEIRA DE CINZAS



 

O desfile das escolas de samba de São Paulo, que é um dos mais tradicionais do país já começou, inclusive para os nossos políticos.

O Governador Arruda foi desmascarado pela Polícia Federal, antes mesmo da quarta-feira de cinzas. Mas o que incidiu, rotineiramente políticos não vão presos no Brasil, principalmente porque têm muito dinheiro, pra pagar excelentes advogados e propinas sempre que julgam necessárias.

Então vamos por partes, porque afinal de contas é carnaval:

O decreto de prisão preventiva é uma medida excepcional, que deve ocorrer somente em casos de necessidade, segundo o Código de Processo Penal em seu artigo 312: A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. Daí foi decretada a prisão preventiva de Arruda e mais cinco pessoas, como forma de reestabecer a ordem pública, uma vez que o Arruda estava inviabilizando as investigações tentando subornar uma testemunha. Imagino que Arruda pensou com a cadência da música de Chico: ...mas é carnaval, não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar... e para infelicidade dele e felicidade geral da nação seu plano não deu certo.

Quanto aos crimes que levaram ao pedido dessa prisão o Ministério Público ofereceu denúncia contra o governador e mais cinco pessoas por formação de quadrilha e corrupção de testemunha.

Pra entendermos melhor o motivo do suborno, o Sombra esclareceu que esse dinheiro seria a primeira parcela de um suborno de R$ 1 milhão em troca de um pacote de serviços que incluía uma declaração afirmando que os vídeos que mostram políticos de Brasília recebendo dinheiro de suposta propina foram manipulados por Durval Barbosa, delator do esquema. O jornalista ainda entregou aos policiais um bilhete que teria sido escrito por Arruda como prova de que estaria envolvido na negociação de suborno.

Então, todo exposto é no mínimo interessante e satisfatório, é bom ver a Lei sendo cumprida independente de classe social, raça, religião ou cargo político e ver que nos dias de hoje a festa acaba, o barco corre, o dia raia e as coisas nem sempre voltam a ser da maneira que você quer.

Provavelmente, mais cedo ou mais tarde ele ficará livre, mas talvez fique a lição de que não pode agir pelo instinto e subestimar nossas leis e nossos julgadores.

Para nós brasileiros fica a satisfação de ver que nosso país pode ter solução, como bem expôs o Presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, há luz no fim do túnel e é nisso que precisamos acreditar. Acreditar que não podemos nos calar, mas sim expor de forma significativa os anseios da sociedade, porque as leis existem para serem cumpridas.

É triste ver mais uma vez que nossos políticos desonram nosso país, mas em contrapartida é significativamente gratificante ver que nossas leis foram efetivadas e que o Poder Judiciário cumpriu o seu papel, retirando a máscara de Arrudas antes mesmo da quarta feira de cinzas e deixando os brasileiros aliviados para sambar, porque é carnaval e seja o que Deus quiser.

 

DAIANE ALVES DE SÁ ATAIDES

ADVOGADA

 


Autor: Daiane Ataides


Artigos Relacionados


Da Impossibilidade De Requerimento De Prisão Preventiva Por Parte Do Delegado De Polícia

A Prisão Preventiva: Análise Da Doutrina De 81 Dias Aplicando O Princípio Da Razoabilidade

A PrisÃo Preventiva E AdoÇÃo De CritÉrios Subjetivos Para Sua DecretaÇÃo

Arruda Foi Preso. Mas A Papuda Sente A Falta De Ali Babaca E Dos 40 Ladrões.

Depois Do Carnaval

Micropiadas Arrudísticas 2- A Missão

PrisÃo ProvisÓria: Requisitos