EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PROCESSO DE INCLUSÃO E SEUS DESAFIOS



O processo de Integração e inclusão da educação especial tem fundamentos diferentes, e ocorreram em períodos sucessivos. Com a evolução do mundo moderno, a perspectiva e o tratamento da deficiência foram transformando-se, e dando vazão a um novo olhar centrado na capacidade e na necessidade de todos os sujeitos se desenvolverem. O Brasil tem tentado adequar as mudanças e evoluções ocorridas no cenário mundial, apresentando uma trajetória significativa dentro da educação especial. Com a inclusão dos PNEE( Portadores de necessidades educacionais especiais) na rede comum de ensino em todos os níveis, implica em uma nova postura da escola comum assumindo o compromisso com o processo inclusivo no projeto pedagógico, no currículo, e na metodologia de ensino, na avaliação e atitude dos educadores. A inclusão em sala de aula regular parte do principio de que a heterogeneidade favorecerá o seu desenvolvimento, poderá promover e enriquecer as interações em sala de aula. Entretanto ainda são muitos os desafios a serem superados tanto pelas instituições quanto pelos profissionais. PALAVRAS CHAVE: educação especial, inclusão, desafio para as instituições e professores. SPECIAL EDUCATION AND THE PROCESS OF INCLUSION AND ITS CHALLENGES ABSTRACT The process of Integration and inclusion of the special education has different beddings, and had occurred in successive periods. With the evolution of the modern world, the perspective and the treatment of the deficiency had been transforming if, and giving solution to a new to Tlook at centered in the capacity and the necessity of all the citizens if to develop. Brazil has attemped to adjust the occured changes and evolutions in the world-wide scene, presenting a significant trajectory inside of the special education. With the inclusion of the PNEE (Carrying of educational necessities special) in the common net of education in all the levels, imply in a new position of the common school assuming the commitment with the inclusive process in the pedagogical project, the resume, and the methodology of education, the evaluation and attitude of the educators. The inclusion in regular classroom part of the beginning of that the heterogeneidade will favor its development, will be able to promote and to enrich the interactions in classroom. However still the challenges to be surpassed in such a way for the institutions how much for the professionals are many, as Maria of the Carmo can be proven in the research carried through in the School of Application Vieira Melo, city of Victory of Conquest - BA. KEYWORDS: special education, inclusion, challenge for the institutions and professors

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa teve como objetivo primordial de compreender como a educação especial está sendo implementada em Vitória da Conquista e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que deparam com os estudantes especiais.

Não há surpresa ao afirmarmos nos tempos modernos, vivermos uma "crise no sistema educacional brasileiro". Essa situação na qual se encontra a educação, traz resquícios do passado. A partir de 1946 a educação passou a ser um direito de todos com obrigatoriedade o ensino gratuito em todas as escolas públicas. A partir daí inicia em todas as escolas a democratização da Educação Pública.

No ano de 1962, inicia-se o primeiro Plano Nacional da Educação, elaborada na vigência da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024 de 1961, no qual não foi proposto na forma de um projeto de lei. A lei de 9.394 de 20 de dezembro de 1996 estabelece as leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. segundo (ROSITA, 2000) é preciso pensar numa escola para todos, onde cada ser humano possa ser respeitado e conhecido. Nesse paradigma á escola deve adequar ás práticas pedagógicas levando-se em conta as particularidades do educando, para que tenha respostas positivas quanto ao atendimento e que todo corpo docente e funcionários da escola tome conhecimento dos problemas e dificuldades do educando.

No entanto as escolas ainda não possuem o suporte necessário para o acolhimento do alunado com distúrbios de aprendizagem que segundo autores como Júnior (1992), Moyses e Collares (1992), Patto (1993), confirmaram o diagnóstico médico que afirma ser "um desvio da normalidade" ou "perturbação da ordem". Qualquer criança seja ela portadora de necessidades Especiais ou não, que pode ser causada por fatores como: aspectos orgânicos, psicológicos e sociais, estando eles intrínsecos e interdependentes, não se dissociando na detectação do processo que sucederá ao diagnóstico do distúrbio de aprendizagem.

Apesar de sermos homens e mulheres teoricamente semelhantes exteriormente, temos jeitos diferentes de ser, pensar e agir; essa discrepância também não é diferente no processo de aprendizagem que se dará desigual, conforme as possibilidades de absorção de cada aluno, fazendo com que alguns tenham maior ou menor facilidade de abstrair os conteúdos, do que uma outra criança como relata Carvalho (2000) os transtornos de aprendizagem não devem ser rotulados como manifestações patológicas definitivas, pois se devem levar em conta o seu meio social como a escola, a família e a comunidade.

CONCLUSÃO

É de extrema importância o estudo sobre como tem se efetivado a inserção dos alunos com necessidade especiais nas Escola Estaduais, visto que a Lei da suporte legal para tal exercício, mas de fato não se ver essa realidade. Muito se tem teorizado e pouca prática aplicado. Segundo a vivencia, há de se pensar na crise que a realidade nos conduz a respeitabilidade e reconhecimento dos valores do homem.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil,MEC. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9394\1996.

Brasil,MEC. PNE: Plano Nacional de Educação, 2000.

CARVALHO, Edler Carvalho. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.


Autor: Lucineia Soares Freire


Artigos Relacionados


A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi

A FormaÇÃo Dos Profissionais Da EducaÇÃo Para A EducaÇÃo Inclusiva.

A EducaÇÃo Inclusiva

Educação Inclusiva

A InclusÃo Da Libras No Curriculo Escolar

Inclusão Ou Ilusão

O Papel Do Professor Na Educação Inclusiva