Novas Tecnologias de Informação e Comunicação



Nos dias que correm, a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação são meios indispensáveis para uma empresa que ambiciona estar na linha da frente.O desenvolvimento dos computadores teve um papel crucial na criação de novas empresas e negócios impensáveis há 50 anos atrás.A comunicação em rede permite uma maior interacção entre as empresas e os diversos colaboradores dispersos pelo mundo. A rapidez na transmissão da informação através da Internet e dos telemóveis, o progressivo aumento da capacidade de armazenamento de dados são testemunhos de que entramos numa nova era de descobrimentos, mas agora através dos computadores, das redes sociais etc., navegamos num mundo virtual com informações e dados reais.A interactividade torna-se mais fácil, a informação disponível é cada vez maior e é importantíssimo que as nossas empresas saibam recolher, organizar e armazenar com segurança toda esta informação que se encontra disponível.Uma empresa que pretenda ser competitiva e produtiva terá que possuir, telefones e faxes, scanners, telemóveis e computadores com ligação à Internet de banda larga. Os computadores deverão estar ligados em rede de modo a poder facilitar o armazenamento e consulta de dados entre os diversos departamentos. A presença na Internet é fundamental, pois com alguns euros se pode criar um site e registar um domínio de forma a garantir a sua presença on-line e o reconhecimento a nível nacional e na melhor das hipóteses internacional.O investimento em Marketing é essencial para a divulgação dos seus produtos ou serviços. Por exemplo, o aluguer de um espaço publicitário num jornal, revista ou website. Os e-mails e Newsletters permitem manter os seus clientes informados de uma forma contínua e gratuita.As videoconferências também são cada vez mais utilizadas, pois se por exemplo um dos colaboradores se encontrar na China e outro em Portugal, poderão comunicar através de vídeo e áudio em tempo real. As filmagens e as fotos facilitam imenso a comunicação e demonstração. Daí a importância das câmaras de filmar, máquinas fotográficas digitais e telemóveis. Hoje em dia existem inúmeras PME´s que têm as suas sedes em garagens mas que expõem e vendem os seus produtos on-line. Apostam nas novas tecnologias e o espaço virtual deixa o espaço físico para segundo plano. É mais barato e para quem quer começar do nada, é uma solução pouco arriscada com um investimento mínimo. Os tipos de pagamento também não poderiam ficar esquecidos, pois vieram facilitar imenso as compras on-line através dos cartões de crédito, transferências bancárias, Paypal, etc.Os próprios bancos permitem que os seus clientes consultem as suas contas através da Internet e executem os movimentos pretendidos.Todos estes meios bem como os imensos canais televisivos transmitidos através de antenas parabólicas ou pacotes TV, permitem aos empresários e às empresas estarem permanentemente informados e a comunicação torna-se cada mais rápida e eficaz.Espero que os empresários portugueses, principalmente os mais conservadores, apostem nestes meios inovadores, bem como na formação contínua de todos os seus colaboradores de modo alcançar o sucesso e nunca esquecer que cada vez mais comunicamos e negociamos a uma escala global.
Autor: Filipe De Melo Esteves


Artigos Relacionados


O Casamento Perfeito Nas Empresas

Mohcool.com A Maior Loja De Vendas De Eletrónicos

Internet: O Poder Da E-newsletter

A ética Na Utilização Das Redes Sociais Pela Comunicação Corporativa

O Que São Sistemas Distribuídos

Influências Da Evolução Tecnológica Na Comunicação Humana: Estudo Das Redes Sociais.

Para Que Serve Estar Na Internet?