A RECUPERAÇÃO NA ESCOLA



A RECUPERAÇÃO NA ESCOLA

 

         O processo de recuperação vem de encontro ao aluno tentando sanar as deficiências e demais problemas escolares de cada ano letivo. Ele pode ser feito paralelamente às aulas ou no final do ano quando há mais tempo do aluno para estudar a matéria na qual não obteve nota boa durante o ano. Reserva-se o mês de dezembro para este trabalho.

         A recuperação consta de trabalhos individuais e em grupos, pesquisas, exercícios escritos e orais, testes e uma prova. É um sistema de curso intensivo numa determinada matéria. Por isto as aulas devem ter um caráter muito sério e o professor deve procurar atender os alunos em suas deficiências. Infelizmente há alguns professores que também precisam ser recuperados, porém a maioria leva o seu trabalho a sério.

         Deve-se usar o maior número de material didático no processo de recuperação. Com isto os alunos ficam mais animados e assimilam melhor o conteúdo. Deve-se usar cartazes, desenhos, quadro-mural e se possível slides, filmes, CDs, DVDs, computadores. Se não houver uma aula diferente, o aluno pode esmorecer-se, pois durante o ano viu aquele tipo de aula monótona. Por isto é necessário uma aula diferenciada.

         Notamos ainda muita falha no processo recuperativo. A falta de recursos didáticos é um dos principais problemas. Por outro lado, geralmente, os alunos que ficam em recuperação são os mais carentes, os mais deficientes, dispensando portanto maior atenção do professor. A ânsia para que chegue logo o término é outro problema. Tanto o professor como o aluno querem gozar as suas férias.

         A recuperação deveria ser dada depois das férias, pois o aluno volta descansado, com mais vontade de estudar, a memória mais fresca. Isto favorece muito a uma boa aprendizagem. No entanto este trabalho é feito ou nas quintas aulas de cada dia ou numa época especial do ano, mas nunca depois das férias.

         É importante saber o número exato de aulas a serem dadas para que haja um bom planejamento e uma execução melhor do programa. Cada colégio dá um determinado número de aula e todos os colégios diferem neste ponto. O importante é que o aluno consiga recuperar os principais conceitos ministrados durante o ano e não fique tão distante dos outros que adquiriram notas suficientes no período normal de aulas.

 

 

 


Autor: Henrique Araújo


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