A Universidade No Brasil



O surgimento da universidade no Brasil inicia-se com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, exatos 308 anos após o descobrimento da colônia por Cabral.Esse fato por si só já evidencia a estruturação do Ensino superior no Brasil.A educação no Brasil, já nasceu sob o signo da distinção social.Os portugueses proibiram a instalação das universidades na colônia, formando assim, uma resistência à idéia de um projeto de ensino mo país, principalmente quando, naquele período, os portugueses mandavam seus filhos estudarem em Coimbra.

Os jesuítas, as várias reformas estabelecidas ao longo dos governos coloniais, imperiais e da primeira república evidencia o pensamento que é nossa marca registrada até hoje: O ensino é para as elites.

A desobrigação do Estado em se tratando de coisa pública, a dificuldade do acesso à universidade às populações menos favorecidas, a falta de investimento, os baixos salários para os professores fazem parte do nosso cotidiano e se constituem num resultado de opções políticas realizadas pelos governos.

Depois da transferência da corte de Portugal para o Brasil, algumas escolas superiores foram criadas no Rio de Janeiro e na Bahia. Durante o processo de separação da metrópole, os vários projetos de criação de universidades foram apresentados e abortados. Somente em 1915, já na República, o governo reuniu escolas politécnicas, faculdades de direito e de medicina da então capital brasileira na Universidade do Rio de Janeiro, considerada a primeira instituição de ensino superior do País.

Com o governo Vargas, há uma tentativa de mudança do modelo estabelecido. É decretado o estatuto das universidades, embora ainda não houvesse, a intenção de prover uma educação para todos.

No final de década de 50, ocorre a federalização das universidades que se inicia na Era Vargas, mas tem seu ponto referencial alguns anos depois, já no governo Dutra, que aliado a uma política de expansão e equivalência do ensino secundário ocasiona um grande aumento da oferta do ensino público.

Nas décadas 60 e 70 período em que a ditadura militar era forma de governo, houve uma reforma universitária que além de criar efetivamente a instituição universitária no Brasil, incentivou a criação cada vez maior das universidades privadas, seguindo o modelo norte americano de educação.Controversamente foi nesse momento, que a universidade sofre seu maior impulso de nossa história, a despeito de todo autoritarismo e repressão da época.

As nações que investiram em educação tiveram um progresso muito maior do que as não o fizeram.Cuba é o maior exemplo da América Latina do que seja um bom investimento educacional em capital humano, em contrapartida, tanto conhecimento não reverte em melhores condições de vida para o povo cubano.

Enquanto China, Cuba e Alemanha, seguem um modelo descentralizado com financiamento estatal, o Brasil segue o modelo norte americano de privatização, e incentivos para criação e manutenção das universidades privadas em detrimento de investimentos no setor público.

Isso acontece,  por conta das opções políticas feitas pelos nossos  governantes, que ao invés de fomentarem o viés da importância educacional para a formação da nação, apostam em medidas neoliberais, que acabam causando distinção através de gerações, e aumentando cada vez mais esse verdadeiro desastre educacional em que vivemos.


Autor: Fatima Reis


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