Motivação e Qualidade de Vida ? Caminhos para a plenitude



Desde a nossa geração passamos a fazer parte da corrente do tempo, uma linha composta por passado, presente e futuro, natural e inerente à nossa vontade.

 

A nossa percepção é quem determina o aproveitamento do tempo que vivemos, desde a menor fração até o acúmulo de anos dos quais nem guardamos lembranças...

 

E a nossa percepção age de acordo com nossa motivação... mas o que é motivação?

 

Mais do que um motivo para ação, é na verdade um porque agir... pelo que estamos nos movimentando... em que estamos mirando... o que queremos conquistar, ganhar, possuir...

 

Então, a nossa percepção, ou seja, aquilo que julgamos importante guardar em nossa memória de tempo  pois nos levará de alguma maneira a conquistar aquilo que desejamos , gira em torno do que temos como foco.

 

Assim, mesmo que o tempo seja algo natural e imutável, na consciência perceptiva de cada um de nós ele é único e mutável de acordo com nossa motivação e nosso foco.

 

Logo, chegamos ao ponto principal: FOCO, meta, objetivo, em outras palavras aquilo que desejamos ser, ter ou fazer no tempo futuro. No entanto, raramente nossos objetivos estão claros em nossa consciência, e, na maioria das vezes eles são confundidos com expectativas que não foram atendidas.

 

Mas, como descobrir quais são os meus reais objetivos? Como descobrir o que motiva a minha percepção, para que eu possa aumentar o meu aproveitamento de tempo?

 

O primeiro passo é estabelecer em que você vai focar: o que irá tornar sua vida mais agradável, satisfeita e realizada. Porém, deve-se eliminar a ilusão de que existe algo definitivo e único que atenda todas nossas expectativas para sempre. Tenha focos diferentes para cada área da vida: pessoal, financeira, profissional, relacionamentos, lazer, cultural, etc. Assumir que você pensa de diferentes maneiras em cada posição que ocupa em sua vida, o ajudará a esclarecer conscientemente o que realmente deseja.

 

Com suas metas conscientes e claras, o próximo passo é planejar detalhadamente. Especificando com riqueza de informações aquilo que você deseja, enriquece sua motivação e amplia sua percepção sobre o tempo e o ambiente, e é dessa forma que tanto o seu consciente como seu inconsciente começam a se movimentar para a realização.

 

Um planejamento bem elaborado deve ser específico, com passo-a-passo do que você tem que fazer, planos de emergência, tempo, quem vai comemorar com você sua conquista, ser positivo e estar congruente com sua identidade, crenças e valores.

 

Depois de planejar, preferencialmente por escrito, repasse o que você estruturou, e, pergunte-se sinceramente: Estou disposto a pagar qualquer preço para conquistar essa meta? Eu quero me dispor integralmente para focar esse objetivo?

 

A resposta dessas perguntas é fundamental para que você consiga concretizar seus planos, já que envolve o desapego e a saída de uma zona de conforto. Estar disposto significa que você aceita dispor, ceder, abrir mão do que for necessário para obter aquilo que deseja. Você deve estar preparado para ter novas percepções, se libertar de qualquer objeto, situação ou pessoa que lhe prende a sua insatisfação, sabendo que nem tudo e nem todos estarão ao seu favor.

 

É comum criarmos expectativas positivas em relação aos resultados de nossas ações. E quando os resultados são contrários ao que projetamos, temos apenas duas escolhas: 1) lamentar e desistir ou 2) corrigir o planejamento e tentar mais uma vez. Nós só optamos pela primeira alternativa quando nossa motivação não é suficiente para ampliar nossa percepção e nos dar novas alternativas e tentar novamente. Nesse caso, o melhor a fazer é rever seu objetivo, pois ele não é forte o suficiente para motivá-lo.

 

A partir do momento que conscientizamos nosso foco, conseguimos viver com qualidade de vida, pois aproveitamos nosso tempo ao máximo. Estabelecendo uma hierarquia dos seus objetivos, você saberá exatamente o que fazer, sem perder tempo com expectativas não atendidas e medo de tomar decisões.

 

Elaborar metas para cada área da sua vida lhe proporcionará qualidade e bem-estar emocional, psicológico e físico, pois todas as suas necessidades serão tratadas separadamente, de acordo com suas prioridades. Isso o torna profundo conhecedor de si e apto para viver com plenitude.

 

Tempo + Percepção + Motivação + Foco + Planejamento + Disposição + Resultado + Qualidade de vida = Plenitude

 

 

Vanessa Ferreira Cury.


Autor: Vanessa Ferreira Cury


Artigos Relacionados


Como Lidar Com A Falta De Motivação

Como Lidar Com A Falta De Motivação

O Que é Motivação E Como Ser Uma Pessoa Motivada

Automotivação ? A Grande Fonte De Energia

Como Ter Motivação Na Prática!

Paixão Por Empreender.

Paixão Por Empreender