COMPLEXOS: INFERIORIDADE



COMPLEXO: INFERIORIDADE

                                   

 

                   Todo ser humano tem um determinado tipo de complexo: inferioridade, narcisismo, superioridade, agressividade, medo, preguiça, vícios, etc. Em uns são mais acentuados, em outros menos, mas em cada um há um pouco.

          O complexo de inferioridade aparece mais acentuado nos adolescentes que encontram enormes barreiras para transpassar, tais como proibições, normas, superstições, incapacidade, etc. Até o jovem chegar a ser reconhecido como uma pessoa capacitada e segura, tem que passar por estas barreiras. A partir daí então tem uma consciência clara e precisa de seu valor e posição, na sociedade, no trabalho, portanto estando realmente ajustada à situação.

          Em determinadas pessoas, porém este complexo é muito acentuado, pois qualquer coisa que a pessoa quer fazer e não consegue, já se sente inferiorizado, sente-se inferior porque não consegue um diálogo com quem gosta e quer. Se sente inferior porque não tem um bom emprego, ou porque no serviço não é o mais procurado, no estudo porque não é tão inteligente (talvez até preguiçoso) não sabe conversar.

          O complexo de inferioridade é um ponto negativo nas pessoas. A pessoa pode ser inferior a outra, mas nunca acumular na cabeça o complexo mesquinho e muito ridículo de perder a consciência de um ser humano também com amplas possibilidades de subir. Tudo que fazemos na vida deve ser planejado, modelado para chegar a uma completa uniformidade. Por outro lado nada vai adiantar nestes pensamentos, ao contrário eles estorvam. Cada pessoa deve fazer as coisas planejadas, firmes e seguras a fim de estar tranquila quanto às conseqüências das mesmas. Se estivermos seguros quanto as nossas atitudes, então somos pessoas normais. É preciso deixar de lado a desconfiança, o medo, a preguiça e no lugar colocar confiança, coragem e ação e então teremos todos os nossos sonhos realizados e então deixaremos para sempre o complexo de inferioridade.

 

 


Autor: Henrique Araújo


Artigos Relacionados


Complexos: Superioridade Mesquinha

A Coragem E O Medo

O Amor

A Incerteza Dos Jovens

Por Que Magoamos Tanto A Quem Amamos?

O Segredo Das Montanhas

Eu