INDISCIPLINA x PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM



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 INDISCIPLINAXPROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

O modo como interpretamos a indisciplina (ou disciplina), sem dúvida, acarretarão uma série de implicações à prática pedagógica, já que fornece elementos capazes de interferir não somente nos tipos de interações estabelecidas com os alunos e na definição de critérios para avaliar seus desempenhos na escola, como também no estabelecimento dos objetivos que se quer alcançar. (REGO, 1995 ap. Aquino, 1996)[1]

Segundo Drouet (1989)[2] todos os distúrbios  de fala, de audição, emocionais, do comportamento etc.  têm sua origem em causas diversas, porém todos eles se constituem em obstáculos à aprendizagem, prejudicando-a ou mesmo impedindo-a, cabe ao professor observar as crianças, perceber aquelas que apresentam problemas de aprendizagem e encaminha-los ao especialista adequado para diagnóstico e tratamento.

A relação da indisciplina com a dificuldade ou problema de aprendizagem se dá no campo da aprendizagem, pois é ai que tanto um como o outro é prejudicado, os dois problemas ficam emperrados neste mesmo ponto, um por ter realmente uma dificuldade e outro por recusar-se a aprender[3] por teimosia, motivo fútil ou mesmo por não se adequar ao método empregado pelo docente ou escola.

Não foi encontrada uma explicação para que uma pudesse ser confundida ou entendida por dificuldade e indisciplina, mas uma formulação pessoal dos dois conceitos como pertencentes a um só, ou seja, indisciplina não está separada de dificuldade de aprendizagem e sim seja conseqüência desta.

Mas, uma vez tomamos a mesma questão da necessidade para o professor em ter uma base curricular suficiente para ministrar uma sala de aula, já que ser leigo poderia acarretar para estes e para seus alunos um fracasso como professor e conseqüentemente para seu aluno.

Ao ministrar uma sala de aula, notei o quanto faz falta esta base, como não tive disciplinas que me ajudassem a identificá-los, no primeiro momento deparei-me com alunos que a meu ver eram todos ou quase todos indisciplinados e só após ler vários livros sobre o tema, pude entender que certos alunos deviam ser observados não só naquele momento, mas em sue histórico escolar, seu comportamento desde então e o que ele é presentemente. Mas, as conseqüências de não ter essa base, fez com que tomasse a atitude que todos os professores tomam na escola pública a indiferença quanto ao ser humano discente e a imposição da disciplina através de castigos como encaminhar os 'indisciplinados à secretária' da escola. Percebi o quanto uma formação incompleta torna o professor incapaz de lidar com alunos principalmente se estes não forem os ideais, os que têm uma ficha corrida de problemas.



[1] Ap. Aquino, 1996, p.87

[2] Drouet, 1989, p.93 ver Bibliografia.

[3] Aquino, 1996, grifos meus.


Autor: Katia Nascimento


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