ÍDE, FIQUE E VINDE



Ide, fique e vinde (a porta para o sucesso)

 

"Na Roma antiga, o grande governante 'Júlio César' conversava junto a um ribeiro com seu sobrinho, 'Otávio Augusto' (que era general). Sobre negócios, economia e política. Quando já estavam prestes a terminar a longa conversa, disse o grande César: Ide, fique e vinde!

 

Ele estava querendo dizer em outras palavras: Ide, conquistai novos territórios; fique, consolide os novos territórios; e, depois volte. Volte como herói. Ora, o Império Romano era 'dono' de quase todas as terras conhecidas nessa época, porque então buscar novos territórios?

 

Sócrates foi um grande filósofo em Atenas. Mas tinha algo que o incomodava muito: Por mais que ele tentasse e buscasse, jamais chegaria a todo conhecimento existente. E, em profunda angústia dizia: 'Sei que nada sei'.

 

Um de seus discípulos levava na pele essa 'terrível' constatação: O saber, o conhecimento, são ilimitados. Esse discípulo seguia o mesmo raciocínio de seu grande mestre Sócrates: Por mais que tentasse, nunca chegaria a todo conhecimento existente.

 

Mas a diferença é que esse discípulo foi mais audacioso do que seu mestre. Chegando à conclusão que jamais conseguiria alcançar o conhecimento pleno, percebeu ao mesmo tempo, que poderia chegar mais próximo possível de todo o conhecimento existente. Mas como chegar bem próximo de todo o conhecimento morando sempre no mesmo lugar (Atenas), convivendo sempre com as mesmas pessoas, absorvendo as mesmas idéias, pensamentos e cultura?

 

Então é hora de viajar! Foi o que fez esse discípulo. Está na hora de ir! Irei conhecer outras culturas, novas terras, novos pensamentos, e novas idéias. E, de fato, esse discípulo perambulou por terras desconhecidas, por países estranhos, e por outros continentes, absorvendo conhecimento e sabedoria.

 

Até que num belo dia, esse determinado discípulo resolveu voltar para casa, em Atenas, na Grécia, onde morava. Chegando lá, já não era um mero discípulo de Sócrates, e sim, o grande filósofo Platão!

 

E quanto ao Otávio Augusto? Bom, ele foi, conquistou territórios; ficou, consolidou os novos territórios; e voltou, não como um simples herói, mas como o primeiro imperador romano, pois seu tio Júlio César havia sido morto no Senado em Roma.

 

São vários os ensinamentos extraídos!

 

O Império Romano era, de fato, vasto. Mas por que buscar novos territórios? Por que o conhecimento humano não tem limites. Por mais conhecedor que você seja, existirá sempre novos conhecimentos a serem aprendidos. E por que ide? Por que o conhecimento não vai bater na porta de sua casa pedindo para entrar. Temos que buscar, onde ele estiver, se ficarmos esperando sentados em nosso sofá, ele não virá nos encontrar.

 

E por que consolidar? Porque de nada adianta lermos toda a enciclopédia britânica (uma das maiores do mundo) e não retermos nada. O conhecimento que entra e sai pelos ouvidos não serve para nada, ou quase nada.

 

Por que voltar como herói? Porque quando buscamos o conhecimento, o retemos e utilizamos, com certeza virão as consequências e os resultados bem sucedidos. Como aprovação num vestibular; aprovação num concurso público, e por que não, uma indicação para exercermos alguma atividade em nossa igreja.

 

E por que um mero discípulo acabou se transformando no grande filósofo "Platão? Porque à medida que buscamos conhecimento nos alimentamos, e, crescemos. Assim, teremos como resultado o crescimento e reconhecimento em todas as áreas.

 

De fato, nunca chegaremos ao ápice de todo o conhecimento existente, acho que você sabe muito bem disso, não é verdade? Mas como Platão, poderemos chegar bem próximo a todo o conhecimento, bastando buscá-lo intensamente.Assim, inevitalvelmente, chegaremos ao tão sonhado sucesso em tudo o que fizermos.Lembre-se: íde, fique e vinde!


Autor: Glauber Novaes


Artigos Relacionados


Maieutica

Platão

Platão: Conhecimento, Amor, Prazer E Alma

Pensamentos De Sócrates Para Entender Platão

O Mundo De Platão.

Pessoal

Filósofos Pré-socráticos