SISTEMA DE INFORMAÇÃO E A LOGÍSTICA



As Partes em que se divide um sistema logístico , inclui carregamento, roteamento de veículos, escalas, consolidação da carga, entrega, podem ser analisadas e integradas por um modelo que é controlado por computador, com os dados transmitido via EDI (Identificador Eletrônico Digital), conectados com o sistema de informações fiscais, integrados com o sistema de informações geográficasformando um sistema de integração e informação logística, funcionando em tempo real. Este é o relato de um sistema existente de apoio a logística em Taiwan.

Podemos resumir que existem muitas ferramentas de que a logística se utiliza, todas atualmente baseadas em sistemas computadorizados, sendo que seu uso é cada vez mais dimensionado, ressaltando-se entre elas as destinadas ao apoio da tomada de decisão e as que controlam o fluxo de informações e documentações

Existem diversas ferramentas, sistemas automatizados aplicados aos sistemas logísticos, que podem ajudar para que os mesmos se tornem muito mais eficientes, reduzindo assim os custos, principalmente nas seguintes atividades: Entrada de Pedido, tratamento, verificação de créditos, relatórios de andamento e cobranças. Uma boa informação é o ingrediente fundamental no planejamento, operação e controle de Sistema logístico.

A ferramenta principal do controle gerencial envolve a definição de metas e padrões de desempenho, a medida do desempenho, e a tomada de ações corretivas. Os principais exemplos são os relatórios e auditorias, que podemser feitos via processamentos eletrônico de dados.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Podemos imaginar que o sistema de informação chegou como um fantasma em nossa vida mais na vivencia dos tempos a aplicação do sistema de informação é fundamental para nosso controle rapidez nas informações e para falarmos um pouco do sistema de informação geográfica  SIGgraças à evolução tecnológica e o progresso dos recursos de informática Software e hardware, dos mapas digitais amplamente disponíveis com bancos de dados entre áreas no mundo inteiro é fácil fazer a localização de um equipamento via satélite ou até mesmo calcular a distancia que será percorrida bem como o tempo que será necessário para entrega ou até mesmo para o recebimento de qualquer parte do mundo.

O sistema de informação geográfica representa uma das tecnologias de informações que cada vez mais estão ao alcance de quaisquer empresas brasileiras, independentemente do seu tamanho.

O Conceito mais amplo do SIG como ferramenta que associa banco de dados a mapas digitalizados são apresentados hoje em dia com cinco componentes especiaispara uma boa aplicação que as seguintes:

SOFTWARE E HARDWARE

SOFTWARE: Sistemas Criados para desenvolvimento de trabalhos facilitando o fluxo de informações agilidade nos processos, organização e controle de toda a cadeia não só logística como toda a aplicação de recursos disponibilizando ao usuário fácil entendimento e rapidez na tomada de decisões.

HADWARE: Equipamentos disponíveis para a aplicação do Software, é a própria ferramenta onde o usuário vai inserir todas as informações para que seu resultado saia com maior qualidade possível.

PESSOAL

Não será possível trabalhar com um banco de dados se não existir um profissional qualificado para a execução do trabalho a ser feitoisto requer experiência e conhecimento da informática para definirqual será a melhor forma de atingir o resultado interagindo com as demais áreas, com qualidade e precisão, ter planejamento objetivo e saber em qual resultado chegar.

DADOS GEOGRAFICOS

Todos os tipos de informações relacionadas a trafego para transporte seja aéreo, terrestre ou aquático, funciona como um termômetro de como esta à situação de uma determinada região seja estudo ambiental e urbano, nas áreasde maior trafego por exemplo à estrada de maior fluxo de veículos e caminhões.

ORGANIZAÇÃO

Definição de como será executada criação de estratégia do trabalho bem como o tempo o custo e a situação de como eliminar os problemas quando assim existir e visualização do objetivo atingido

GEOPROCESSAMENTO

Considerando os cinco itens acima podemos dividir um SIG (Sistema Informações Geográfico), em duas principais áreas de atuação a do Geoprocessamento (que o estudo ambiental e urbano, nas áreas de energia elétrica, água e esgoto, saúde e em estudos populacionais), e uma outra de apoio importante MARKETING.

O uso de pacotes de SIG, pode às vezes significar um esforço problemático por exemplo:A Otimização de roteiros para entrega/coleta de distribuição física de produtos, que exige a representação de toda a malha viáriade forma a permitir a ligação de quaisquer pontos situada no espaço geográfica estudado. Existe forma simplificada de se medir a distancia entre pontos de atendimento numa rede logística, definindo aproximação satisfatória para estimar o percurso.

Na segunda área, de apoio ao marketing e à logística, temos que os SIG podem vir a se integrar com ferramentas para apoio à logística no marketing, na localizaçãode pontos comerciais (ou de distribuição), na localização de fábricas e centros de distribuição física, no roteamento de veículos, na análise de sistemas logísticos e no uso de SSDS (SpatialDecision Support System) na tomada de decisões.

Existem ainda os desenvolvimentos de novos produtos que visam facilitar a utilização de recursos SIG na solução de vários problemas. Estes produtos são baratos e de fácil acesso, e em geral disponibilizam um desktop mapping juntamente com uma base de dados específica.

Resumindo, é perfeitamente possível que esta enorme variedade do programas baseados em SIG possam ser aplicadas como ferramentas à Logística, principalmente as destinadas ao apoio da tomada de decisões e as que controlam o fluxo de informações e documentos. Neste sentido , insere-se o uso de Sistemas de Informações Geográficas- SIG, complementando sistemas computadorizados e com uma rápida e universal maneira de que as informações possam ser completadas e trocadas pelos sistemas dasdiversas empresas. Atualmente, os usos dos Sistemas de Informação Geográfica  SIG, são muitos freqüentes e diversificados na área de transportes e na de logística, mas apoiam-se em sistemas operacionais localizados dentro das empresas, sendo geralmente a troca de informações entre a mesma feita via EDI (Eletronic Digital Information).

Além de todas as possibilidades de uso de SIG como apoio à logística relacionada anteriormente, podemos identificar como possíveis de serem desenvolvidas, as relacionadas com os sistemas de informação e controle ao fluxo mercadorias, ao controle dos estoques e da forma do arranjo físico do armazenamento, ao manuseio dos produtos etc.

O USO DA INTERNET EM APOIO AS FERRAMENTAS DE USO LOGISTICA

A logística necessita muito de sistemas de informações, baseados em computadores e que podem se fazer presentes através da internet. Existem bons exemplos da aplicação de sistemas que podem apoiar a logística e baseado na INTERNET, tais como o controle de informações e do fluxo de documentos, acompanhamento dos veículos, distribuição física, listas de preços, controle de cargas a partir da leitura dos códigos de barra e sua unitilização, criação de contas automaticamente, controle e disponibilidade de informações de cargas de transporte são as mais variadas, sendo que o setor está acordando agora para o potencial revolucionário que as aplicações via internet podem vir a ter.

A primeira coisa que se pense quando se fala em aplicação na internet para o transporte é o tracking, que trata da localização de cargas utilizando se de sistemas de informações Geográficas via internet. Mas, esta é apenas uma das varias aplicações que os SIG podem vir a ter. Outros novos usos podem ser bem recebidos no controle de documentos logísticos.

SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES ON-LINE

Quanto à segurança dos dados, visto tratar-se de dados comerciais e que as empresas não gostariam de que seus concorrentes roubassem determinadas informações, as condições de segurança de rede são atualmente boas e não existem maiores preocupações além das normais, já que existem muitos programas de segurança.

O uso da INTERNET para veicular mapa já é bastante comum nos EUA. Esta opção é adotada porque tem um custo baixo e possibilita atender o cliente de forma diferenciada.existem ainda diferenças fundamentais entre os sistemas que rodam em computadores ou em redes locais e os que rodam na INTERNET e que devem ser considerados, pois um SOFTWARE preparado para um não roda necessariamente no outro. Num computador ou numa rede local, os programas ou SOFTWARE são executados instantaneamente. Na internet não, o usuário tem que ter residente em seu computador um programa de acesso à internet chamado browser, que manda na realidade pacotes de solicitações aos computadores onde a informação desejada se encontra.

AS NOVAS FERRAMENTAS NA INTERNET

Sendo a logística grande responsável por uma possível diminuição dos custos globais de produção, já que abrange etapas como o fornecimento a tempo e a hora de matérias-primas, a produção, o armazenamento, o transporte, a distribuição física, o atendimento a clientes, dentre outras, quaisquer aperfeiçoamentos em sistemas de apoio, como é o caso dos sistemas que possam apoiar a tomada de decisão e o controle de fluxo de informações e documentos, podem ajudar naquela redução de custos.

A logística necessita de sistemas que apóiem a tomada de decisão, como a escolha da melhor alternativa de rota para transportes, incluindo as questões referentes aos menores prazos de entrega, além de outros fatores como segurança e confiabilidade.

Devem ser consideradas entretanto, as diferenças existentes entre os programas executados numa rede local e na INTERNET, pois na internet os dados são enviados em pacotes e só se rodam nos terminais por mio de browser que dependem de códigos próprios.

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NOS PROCESSOS ADUANEIROS

Os sistemas de informações que se utiliza à logística, podem ser usados como uma das maiores e melhores fontes de entrada de dados para os sistemas de informações das aduanas.

Com os dados constantes nos sistemas de informações logísticos é possível fazer-se a Declaração de carga, informar a disponibilidade de carga, além de inserir dados necessárias apara as Declarações para transito imediato, declaração para admissão em regime aduaneiro especiais e para as declarações para operações de exportação e de importação a importância de inserção de dados por cia eletrônica pode ser compreendida pelo numero de aduanas no mundo que aceita esta maneira deve sempre ser verificado quais as possibilidades de utilização dos dados constantes nos sistemas de informações logístico, na inserção de dados dos sistemas das aduanas.

CONCLUSÃO

A logística tem sofrido grandes transformações nos últimos anos deste a forma de carregamento até a sua distribuição o acompanhamento no transporte a contratação do armazenamento que antes não existia mais a fase mais importante na logística é a tomada de decisão é a partir dela que será implantada tais controle e incluímos o mais importante a integração informacional ou seja o sistema de informações interligado para se saber de onde vem para onde vai acompanhamento e monitoração na localização das cargas

Por tanto para que o operadorlogístico possa verdadeiramente atingir seus resultados é indispensável à perfeita compreensão do que é a aduana. Seus regimes e procedimentos
Autor: Lucimar Dos Santos


Artigos Relacionados


Uso Da Tecnologia Da Informação Na Gestão Da Cadeia De Suprimentos: A Visão Dos Fornecedores De São Luís Do Maranhão

LogÍstica Na IndÚstria Madeireira

Logística De Distribuição: Um Estudo De Caso

A Necessidade De IntegraÇÃo Entre Os Sistemas De InformaÇÃo Em SaÚde

Monitoramento De Implantação De Logística Integrada, Resultados Aparentes?

Dificuldades De Integração De Sistemas E Qualidade Dos Dados Para Implantação De Gestão De Custos Em Municípios E Autarquias

Redução De Custos Logísticos