A importância da atividade Lúdica na Educação Infantil



O brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança, por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral.

O lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura e através do qual se pode permear suas vivências internas com a realidade externa. É um facilitador para a interação com o meio, embora seja muito pouco explorado.

O brincar é uma atividade culturalmente definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil. Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos, foram se transformando.

As brincadeiras na rua, em casa, na escola, as festas, são parte profundamente significativa para a inserção no universo social. Com o brincar se faz o processo de humanização ética da criança, por isso, deve ser utilizado para o desenvolvimento das crianças, tanto em casa, como principalmente na escola, por isso deve haver parceria entre pais e escola. A criança não se desenvolverá se um não tiver o auxílio do outro, se um jogar a responsabilidade para outro. Todos são responsáveis pela educação, pelo desenvolvimento da criança.

O processo de desenvolvimento individual significa a introjeção da realidade, realidade esta social e historicamente construída. A cultura será alente que nos permitirá ter acesso, compreender e agir sobre o mundo (GOUVÊA, 2002, p. 17).

A pré-escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Assim, se as atividades realizadas na pré-escola enriquecem as experiências infantis e possuem um significado para a vida das crianças, elas podem favorecer o processo de desenvolvimento e aprendizagem, quer ao nível do reconhecimento e representação dos objetos e das suas vivências, quer ao nível da expressão de seus pensamentos e afetos.

O brincar é encarado como uma situação cotidiana e um direito das crianças. Através do brincar elas se apropriam dos elementos da realidade e dão a eles novos significados.

Nas brincadeiras se aprende e são incorporados conceitos, preconceitos e valores. Nas brincadeiras se materializam as trajetórias singulares de vida das crianças, seus valores e suas experiências. Contudo, o brincar faz parte integral da formação da criança e os pais e a escola deve encarar isso de maneira a estar seriamente comprometido com o brincar de forma a desenvolve e educar a criança.


Autor: Elaine Prata


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