DANÇA COMO RECURSO DA ARTE-REABILITAÇÃO
Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente,
porém variável, cuja lesão não é progressiva e ocorre no cérebro em desenvolvimento.
Tendo como etiologia fatores pré-natais, peri-natais e pós-natais. Os pacientes
apresentam como característica comum comprometimento motor com
graus variáveis, sendo que outros sinais e sintomas associados dependem da
área e da extensão da lesão, além de comprometimento psicológico, devido às
limitações impostas pela condição motora e a difícil adaptação e integração social.
A aprendizagem do movimento voluntário depende da experiência e repetição,
é favorecida por um modelo e necessita de um grande fator motivacional. O objetivo
da pesquisa foi a elaboração de uma terapia através da dança proporcionando
experiências e adaptando as crianças ao meio externo de uma forma mais harmô-
nica e integrada. Esta é uma pesquisa experimental, e foram realizados estudos
descritivos, referente à atividade de dança no Clube dos Paraplégicos de São Paulo,
no período de fevereiro a junho aos sábados com duração de duas horas cada
aula. O universo da pesquisa são crianças com seqüelas múltiplas de paralisia
cerebral. Optou-se pela pesquisa qualitativa justificando-se pelo aprofundamento
que a mesma permite através dos estudos de cada caso. A amostra foi escolhida
de forma intencional por tipicidade onde foi levado em consideração o tipo de
seqüela e o grau de compreensão para poderem seguir a atividade proposta. No
critério seletivo não se considerou a idade das crianças, sexo e comprometimento
motor em comum. A coleta dos dados foi efetuada através de avaliações
fisioterapeuticas e psicológicas, onde houve reavaliação após 5 meses da aplica-
ção do método. Como resultado obteve-se, através da comparação dos dados,
melhoras significativas no aspecto motor, cognitivo, emocional e social.
Autor: Luciana Tenreira Beites-De Oliveira
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