DANÇA COMO RECURSO DA ARTE-REABILITAÇÃO



Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente,

porém variável, cuja lesão não é progressiva e ocorre no cérebro em desenvolvimento.

Tendo como etiologia fatores pré-natais, peri-natais e pós-natais. Os pacientes

apresentam como característica comum comprometimento motor com

graus variáveis, sendo que outros sinais e sintomas associados dependem da

área e da extensão da lesão, além de comprometimento psicológico, devido às

limitações impostas pela condição motora e a difícil adaptação e integração social.

A aprendizagem do movimento voluntário depende da experiência e repetição,

é favorecida por um modelo e necessita de um grande fator motivacional. O objetivo

da pesquisa foi a elaboração de uma terapia através da dança proporcionando

experiências e adaptando as crianças ao meio externo de uma forma mais harmô-

nica e integrada. Esta é uma pesquisa experimental, e foram realizados estudos

descritivos, referente à atividade de dança no Clube dos Paraplégicos de São Paulo,

no período de fevereiro a junho aos sábados com duração de duas horas cada

aula. O universo da pesquisa são crianças com seqüelas múltiplas de paralisia

cerebral. Optou-se pela pesquisa qualitativa justificando-se pelo aprofundamento

que a mesma permite através dos estudos de cada caso. A amostra foi escolhida

de forma intencional por tipicidade onde foi levado em consideração o tipo de

seqüela e o grau de compreensão para poderem seguir a atividade proposta. No

critério seletivo não se considerou a idade das crianças, sexo e comprometimento

motor em comum. A coleta dos dados foi efetuada através de avaliações

fisioterapeuticas e psicológicas, onde houve reavaliação após 5 meses da aplica-

ção do método. Como resultado obteve-se, através da comparação dos dados,

melhoras significativas no aspecto motor, cognitivo, emocional e social.


Autor: Luciana Tenreira Beites-De Oliveira


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