Quebra cabeça.



Quebra cabeça.

    Existe uma frase, de certa forma engraçada, que afirma: quem não sabe o que procura, quando encontrar não saberá que encontrou.

Assim, é indispensável que todo objetivo, deva estar desenhado na mente.  Porque se a mente não possui uma idéia completa do objetivo, as partes não se unem para sua realização. Eis a importância do sonho, da visualização. Isto pode até ser uma certa explicação do por quê os visionários sempre construíram grandes obras.

Todo objetivo (sonho) é composto de partes, etapas a serem vencidas em direção ao desejado. Ao pensar no processo, parte por parte, ocorre a preocupação, ou seja, uma ocupação antecipada, fora do seu tempo certo, como a própria palavra revela: pré-ocupação.

Essa preocupação nada mais faz do que gerar conflitos nas partes componentes do todo, atrasando ou inviabilizando a realização do pretendido. Por isso, ver o todo é o segredo.

Voltando à questão da visão do objetivo, deparamo-nos com uma palavra que revela a qualidade do projeto: profecia.

E profecia, nada mais é do que visão: ver uma coisa pronta, antes dela existir de fato. Ter uma visão do virtual. Ser profeta de si mesmo. Por isso os visionários realizam  tanto. A imaginação é  sem dúvida  o poder criador do homem. Pensemos em algo transformado pelo homem, que não tenha antes passado por ela!

Se for entregue um quebra cabeça de 2.000 peças para uma pessoa montar, mas não lhe for dado ao menos uma idéia da figura resultante, da montagem finalizada, como um modelo (objetivo), não existirá condição para a realização da tarefa, pois a falta da idéia do todo, não permite a visualização do local exato, ou aproximado, de cada peça.

A visão do objetivo, é o que a mente precisa para realizar a tarefa, no caso, o  objetivo a que o agente se propõe.

Por essa razão, qualquer desejo, meta, objetivo, sonho, seja lá o que for, deverá estar muito bem desenhado na mente.

Desta forma, ocorre a motivação, o que, por sua vez, agirá como um imã, para atrair as condições favoráveis, as informações necessárias, as pessoas certas e os momentos perfeitos, para a realização do proposto.

A imaginação, acompanhada da certeza da viabilidade de um projeto, é de um poder incomensurável.

Mas, por ser, de certa forma sutil, esse poder passa desapercebido, não gerando a motivação necessária para criar o campo energético indispensável para atrair a colaboração necessária do Universo e, conseqüentemente, a realização da idéia.

O que se deve evitar em situações assim, é a ansiedade que produz o desânimo, a descrença no sucesso. Quando se tem um sonho, mas se trabalha contra ele inconscientemente, não haverá realização.

É disso que trata a frase a fé remove montanhas. A fé não é cega, como dizem alguns, ela é uma certeza e pronto.

Sempre será mais producente sonhar, gerar o projeto e depois deixá-lo de lado, evitar pensar nele, a não ser nos momentos de grande motivação.

Nisso tudo reside a diferença das pessoas que realizam e as que nada realizam, que passam pela vida mudando mais de sonhos que de roupa, sem nunca manter um objetivo pelo tempo necessário à sua realização.

Em resumo, quem deseja montar um quebra-cabeça, deverá ter em mente, sempre, como será a figura pronta e acabada. É essa imagem que guiará a montagem, nada mais.     Existe algo apaixonante no ato de sonhar. É que, mesmo quando o sonho não se realiza, durante o "percurso" do tempo percorrido pelo sonhador, ocorre uma série de realizações inesperadas, em forma de belos "sub-produtos", como que premiando os esforços realizados.

 

 

 

 


Autor: Joaquim Saturnino Da Silva


Artigos Relacionados


Sonhador

A Importância De Ter Um Sonho

O Poder Dos Nossos Sonhos

Sonhos X Metas

Chorar De Alegria: Isso Não Existe

Sonhos X Metas

Sonhos X Metas