Vacinas transgênicas a grande solução futura ao nosso alcance..



Vacinas transgênicas a grande solução futura ao nosso alcance.

 

Os que não simpatizam com os avanços tecnológicos, e que se sublimam em uma espécie de gozo transcendental, ao saber e ver que milhares de seres humanos sucumbem ante enfermidades, parasitoses e fome (Os Três Cavaleiros do Moderno Apocalipse), dificilmente modificarão suas posições e modos de pensar. Pois no confuso axioma intelectual, quanto mais enfermidades, parasitoses e fome, maiores serão as taxas de morbidade e de mortalidade. Combustível originário semelhante ao produzido em vários campos de concentração, esparramados pelos continentes africano, asiático e americano, que alimentam suas neuroses e antipatias, ante tudo que lhes é apresentado como novo moderno e inusitado. Tais situações geográficas são de "N" resultantes. Mas a humanidade é uma só e a todos os seres humanos independente de cor, nacionalidade e religião lhes é devido um mínimo de dignidade. No momento atual estamos diante de duas situações:

 

1-Morrem milhares de pessoas em virtude de enfermidades, pela falta de vacinas, medicamentos, vermífugos e saneamento básico, além da falta de comida. Mas para todos estes componentes existem recursos e elementos materiais em quantidades suficientes para sanar tais situações. Não se conseguem resultados positivos, pelo simples fato de haver uma má distribuição de todos os componentes que possam evitar tais mortalidades, além da má vontade política.2-Morrem milhares de pessoas de fome e de doenças infecto-contagiosas, pela falta de comida e vacinas. Situação que poderá ser solucionada mediante campanhas pontuais de fornecimento de alimentos geneticamente modificados, ricos em vitaminas, minerais, proteínas e de vacinas via oral. Não o fazem por entenderem que no primeiro momento em que forem sanados tais problemas, deixarão de existir motivos pelos quais lutam.

 

Na atual conjuntura as vacinas destinadas aos animais domésticos (cuja finalidade é a de alimentar o ser humano) ainda provocam algumas reações adversas, além de efeitos secundários como estados febris de pouca duração, perda de apetite, apatia que em geral resultam na baixa de produção: ovos, leite e carne.Nesta mesma conjuntura pode-se alterar o sistema de produção, optando pelo uso de vacinas transgênicas, contra várias enfermidades que acometem os animais domésticos a medida que a opção passa a ser a do uso da Biotecnologia como uma das ferramentas de maior potencial. Passar a se utilizar uma metodologia que promova a inativação do agente patogênico ou provocar a mutação dos seus gens. A Biotecnologia permite atualmente que se modifique geneticamente um vírus, o qual será convertido em um elemento de imunização seguro e de eficácia comprovada. Em assim procedendo abrem-se duas possibilidades distintas:1-. Podem-se produzir vacinas para imunizar rebanhos contra uma determinada enfermidade (Febre Aftosa, Raiva, Tétano, Carbúnculo e etc).

 

2-. Produzir vacinas que protejam especificadamente um só órgão. Faciola Hepática, ou vacinas que atue na proteção de um determinado sistema: BSE.

 

Atualmente existem inúmeros estudos voltados para a produção de vacinas transgênicas, com a utilização de várias técnicas, aplicações e destinações (ser humano e animal), mas deve-se atentar para as possíveis combinações que a transgênica até então tem conseguido:

 

Combinação transgênica animal / ser humano Estudos recentes indicam que as pesquisas estão sendo orientadas no sentido de produzir proteínas terapêuticas. Por exemplo, a produção de Anticorpos Monoclonais (Os anticorpos monoclonais são moléculas de anticorpos produzidas em laboratórios para induzir o organismo a reconhecer e atacar estruturas de proteínas específicas da superfície de células tumorais. Ao aumentar a especificidade, aumenta-se a eficácia e diminui-se a intolerãncia ao tratamento - http://www.clinionco.com.br ). Ou especificadamente na produção de Anticorpos Monoclonais a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, porcas, coelhas todas transgênicas, cujo leite poderá ser usado no tratamento de alguns tipos de câncer, artrite reumática ou algum distúrbio auto-imune.

Pode-se ainda focar o raciocínio nos Xenotransplantes. Discute-se a questão ética. Para nós Médicos Veterinários a produção de suínos destinados a esta aplicação, já se encontra em bom estado de avanço. Quanto a Medicina Humana como falamos é uma questão de ética.Combinação transgênica animal / animalNão é ficção científica. A empresa Nexia Biotecnologia, conseguiu isolar um gen responsável pela codificação de uma proteína existente nos fios (seda) da teia de uma determinada aranha. Esta substância tem-se apresentado como uma das substâncias mais fortes e mais elásticas já conhecidas. Mas para que tal viesse acontecer foi necessário o implante deste gen (da aranha) no genoma de uma cabra, lógico antes da sua fertilização. Esta cabra transgênica após a parição iniciou a produção de leite codificado com a seda dos fios da teia da aranha. A partir desta proteína criou-se uma fibra artificial com várias aplicações como: fios de suturas mais resistentes e biodegradáveis. Fala-se no uso destas fibras na produção de coletes a prova de balas.

 

Combinação transgênica tríplice: animal / ser humano / animalEste exemplo é clássico e de uso na Medicina Humana. Digamos grosseiramente, coleta-se o DNA de uma porção tecidual de um tumor de um rato e de uma porção de um tumor de um ser humano. Após a homogeneização destes dois DNA's, faz-se a inserção no DNA do tabaco (Solanácea - Nicotinas Tabacos). Resultado. Estas plantas transgênicas (tabaco) apresentam um potencial de cobertura vacinal contra os Linfomas de Hodgkin.Outros exemplos. Vacinas comestíveis de uso humano. Bananas nas quais são incorporadas proteína humana, para a produção de vacinas contra Hepatite tipo B, Cólera e Diarréia.

 

Para uso Médico Veterinário: alfafa transgênica para a produção de vacina contra Febre Aftosa.

Naturalmente que sempre irão existir prós e contras. É lícito e ético aceitar as ponderações, assim como é inerente o direito de concordar e de discordas. Mas o que não pode deixar de se considerar que quanto mais se barram os esforços no sentido de se produzir alimentos, vacinas, medicamentos, plantas e animais com o uso da Biotecnologia, cujos resultados comprovadamente venham a combater a morte dos seres humanos, pelo fator fome mais complicada ficam a situação.Existe um ditado popular muito aplicado na região sul do BRASIL, que diz o seguinte: Quanto mais sangue, mais chouriço". Esta é a real situação que a uma pequena facção de cunho ideológico propaga. Traduzindo. Quanto mais fome, mais doenças, mas miséria, mais mortes e piores condições de vida, melhor para estes propagandistas do quanto pior melhor. A partir do momento que as vacinas transgênicas, os medicamentos transgênicos passarem a ser aplicados e utilizados para as populações pobres e para as não pobres deixará de existir de uma vez por todas estas ações contrárias.

 

E então se pergunta: Do que viverão? O proselitismo, a demagogia e a radicalização serão coisas do passado. A qualidade de vida, a baixa mortalidade, a boa alimentação, a ausência de doenças, inclusive as parasitárias serão uma constante.O que temos que nos ater é que os avanços da ciência sempre o foram no sentido de se buscar uma melhoria dos padrões de vida. Seja humano ou animal.E nestes avanços a produção de Vacinas Transgênicas será a grande solução futura.




Autor: Romão Miranda Vidal


Artigos Relacionados


Alimentação Transgênica

O Que Viria A Ser A Biotecnologia Relacionada Com Animais

O Que Viria A Ser Biotecnologia, Relacionada Com Animais?

Os Benefícios Da Cana-de-açúcar Transgênica

Gripe SuÍna: Um EscÂndalo Sem Prescendente Na Medicina Humana?

Liberada A Primeira Soja Transgênica Brasileira

A Genética Molecular E Suas Aplicações