O uso de estratégias do mundo dos negócios na Polícia Militar de São Paulo



Neste artigo procuramos reproduzir a entrevista com o Sr. Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo. Hoje em dia a empresa moderna vem desmontando a estrutura vertical em uso desde o tempo de Taylorismo implantada por Frederick Winslow Taylor no inicio do século passado que se caracteriza pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional para a estrutura de organização horizontal onde esta é orientada para processos de negócios, tornando a operação mais flexível, centrada nos propósitos da organização e buscando uma maior proximidade do publico alvo.

Como esse conceito pode conviver lado a lado com a estrutura baseada em hierarquia e disciplina utilizada pela Policia Militar sem causar conflito?

Em 1996 a PMSP adotou a gestão para a qualidade, definindo processos e padrões, com a utilização de ferramentas modernas de administração para planejamento, organização, liderança e controle. O sistema de gestão utilizado pela Polícia Militar de São Paulo é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), estabelecido pelo programa de avaliação em três fases: auto-avaliarão, certificação e reconhecimento.

Hoje esta em uso para o planejamento de suas operações o Planejamento Estratégico com a formação de grupos de trabalho, implantação de gestão por processos, comunicação com o uso de e- mail. Hoje são mais de 100 mil homens um publico diferenciado onde 80% não acessa internet portal de serviços para se comunicar blog para população, internamente intranet imprime uma lamina onde tem um resumo previa da área em que o policial ura atuar

Na área de comunicação a policia já faz vídeo conferencia nas suas reuniões, pelos sistemas de radio comunicação faz um forte trabalho nas ocorrências catalogando informações sobre pontos críticos relacionados através de BO. Com essas informações o comando instala bases fixas para prevenção e cria um tipo de estrutura para cada crime trabalhar e faz um trabalho com os homens que vão atuar nas ocorrências.

A implantação de um sistema de custo esta sendo estudado porem ainda não sabe quanto custa uma operação de rua ou um setor administrativo na empresa porem a orientação é como de uma empresa normal que é cortar custo e aumentar o faturamento. A policia é rigorosa nos controles internos, na área de compra se faz pregão que é uma espécie de leilão ao contrario para se ter idéia uma produto abriu o pregão a R$ 34 e diminuiu para R$ 17 o objetivo é fazer mais com menos dinheiro.

Na parte de transporte a viatura não fica patrulhando aleatoriamente, quando ela fica parada sua localização é estuda e seu o itinerário é feito com base nas ocorrências, como, por exemplo, se um cruzamento tem muitas ocorrências entre 10 da noite e 10h20min a viatura fica parada neste cruzamento com isso o crime diminui e o custo com combustível também.

A renovação da frota de viaturas é 20% ao ano o que favorece também os custos com manutenção de veículos, pois garante que os veículos estejam sempre com cinco anos de uso, na gestão da frota outra novidade é a implantação do cartão de combustível.

Também há a preocupação com a sustentabilidade, a coleta seletiva nas unidades é incentivada a Policia Ambiental integrada com os outros batalhões faz programas de orientação nas escolas.

O trabalho em equipe é o grande diferencial para se ter sempre informações atualizadas e operações de sucessos, as equipes usam helicópteros, fazem reuniões diárias, treinam com psicólogos que fazem aplicação de dinâmicas de grupo onde fica claro que o sucesso de todo de conjunto sempre depende do trabalho individual de cada policial.

Avaliação de desempenho a cada seis meses onde comandante e comandado sentam junto e definem metas a serem atingidas como quantidade de operações, assiduidade participação em cursos externos, procedimento de relacionamento pessoal, esta avaliação se compõe de 9 itens e esta também atrelada a metas da unidade e a Policia como um todo.

Motivar o pessoal também faz parte dês modelo de gestão, ha desafios com metas de abordagens Policial do mês com foto divulgada pelos meios internos de comunicação com premiação que vão ingresso para peças de teatro até café com comandante com a participação da família.

Também na comunicação com o pessoal de operações a Policia esta avançando ela é feita de baixo pra cima ha "sistema de sugestões", o soldado pode mandar o e-mail para o comandante sem medo de punição.

Na área de Planejamento há preocupação em ouvir quem esta na base, o conhecimento precisa subir, as operações são analisadas e avaliadas para que sempre seja feita a melhoria continua o pensamento sistêmico é mais facilmente demonstrado e compreendido pelas pessoas de uma organização quando esta adota um sistema de gestão e o dissemina de forma transparente.

A Policia Militar de São Paulo também se preocupa em identificar lideres na academia os novatos recebem aulas de liderança com a disseminação da idéia de que mandar é fácil comandar é difícil e fica claro que a única maneira é trabalhar em equipe, tudo se faz através da equipe, não se pode apenas cumprir a tarefa, tem que estar comprometido.

O sistema de gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo está compartimentado da seguinte forma: Gestão de Pessoas; Gestão de Logística; Gestão de Finanças; Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação; Gestão do Conhecimento; Gestão Operacional; eGestão da Comunicação Social.

A Policia Militar é do cidadão e pesando nisso é que foi implantado o modelo de Gestão das Empresas, ISO 9000, sistema de metas, reorganização de presídios, novas tecnologias e as melhores praticas empresariais, realmente a gestão da Polícia Militar de São Paulo esta de parabéns um modelo a ser implantado em todo o país.


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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