BATISMO COM ESPIRITO SANTO



TEXTO: João 1.32-34; Lc 24.49.

INTRODUÇÃO: O Batismo com Espírito Santo tem sido um tema bastante questionado por algumas igrejas e irmãos, o principal grupo que vem questionando esta doutrina são os irmãos reformados, não muitos, porque em uma grande quantidade de igrejas hoje já tem experimentado esta segunda benção, a saber: o Batismo com Espírito Santo. Bem sabemos que a igreja quando passou pelo processo de reforma com Martinho Lutero e outros que antecederam a ele como: John Wicliff, John Huss. Eles protestaram contra o abuso do poder Papal naquela época bem como os falsos ensinos da igreja romana, tais como: A doutrina do purgatório, a venda de indulgências, orações aos mortos, adoração a Maria e o principal de todos que era a ausência das sagradas escrituras na vida dos cristãos, desencadeando assim uma aceitação para os falsos ensinos, pois o povo não tinha acesso a Bíblia. Mas aquela igreja reformada não havia se preocupado com outra coisa a não ser com a tão sonhada reforma da igreja, o fato é que encontramos nas igrejas luteranas hoje pastores vestidos com batas sacerdotais nos cultos. Bem sabemos que houve também mudanças no sistema de governo das igrejas, como é o caso das igrejas Separatistas: Congregacional e Presbiteriana. Vindo depois a igreja batista, devido a doutrina do batismo por imersão, dizendo ser esse o batismo de João Batista, daí o nome Batista. A Teologia Reformada é fruto da Reforma no século XVI. Lutero (1483-1546) e Calvino (1509-1564) são os grandes expoentes O avivamento pentecostal veio à tona novamente Nos séculos seguintes. Surgiram vários grupos "pós-reformados": batistas (1609), Irmandade Remonstrante (1610), quackers (1652), pietistas (1666), metodistas (1730),'seguidores de Finney' (1821), movimento de santidade/holiness (1857), salvacionistas (1865), 'seguidores de Moody' (1871) e outros.

ELUCIDAÇÃO: O Batismo com Espírito Santo está implícita nas sagradas escrituras e não podemos negar os fatos relatados na Bíblia. Na sua grande maioria encontramos no livro que fala da historia da igreja (Atos dos apóstolos), mas não somente este livro, bem como também encontramos referencias em outros livros como a carta aos Corintios, pois os irmãos daquela localidade estavam enfrentando uma problemática em relação aos dons espirituais oriundo desse batismo, encontramos referencias bíblicas também nos quatro evangelhos. É interessante relatar que na bíblia existem dois livros que são considerados a espinha dorsal da bíblia: I e II Reis e Atos dos Apóstolos. Estes livros sãos históricos e estão inseridos dentro da historia deles outros livros. No livro de I e II Reis encontramos os registros de outros livros como o de Crônicas, Isaias, Jeremias, Lamentações, Daniel, Ezequiel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. No livro de Atos encontramos: Romanos, I e II Corintios, Gálatas, Efesios, Filipenses, Colossenses, I e II Tesalonicenses, I e II Timoteo, Tito, Filemom, Hebreus, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Observamos isso ao longo da narrativa de Atos, nas viagens missionárias de Paulo, nas idas de Pedro a Antioquia e em Jerusalém.

BATISMO COM ESPIRITO SANTO

UMA NECESSIDADE DA IGREJA CRISTÃ

I - O QUE É BATISMO COM ESPIRITO SANTO

a)É uma experiência após conversão, ou seja, uma segunda benção. At 19.1-7.

b)É também conhecido como um revestimento de poder (uma capacitação maior para o crente evangelizar e pregar c/ mais ousadia sem temor ao ponto de enfrentar até a morte). At 1.8; Lc 24.49; At 4.31.

II - QUEM BATIZA COM ESPIRITO SANTO

a)O próprio Cristo é quem batiza com Espírito Santo Cf: Mt 3.11; Mc 1.7-8; Lc 3.15-16; João 1.32-34.

b)Cristo batiza quando o crente ora e busca ao Senhor e também se utiliza dos Pastores e Presbíteros através da imposição de mãos. Cf:At 8.14-25; At 19.1-7.

III - REQUISITOS PARA SERMOS BATIZADOS (At 1.12-14; Joel 2.12.17,28-32)

a)Santificação

b)Comunhão

c)Oração

d)Jejum

e)Renuncia

f)Compromisso com Deus

g)Humildade

h)Reconhecimento da Gloria de Deus.

IV - QUAL A DIFERENÇA DO SELO P/ O BATISMO COM ESPIRITO SANTO

a) O Selo é uma garantia para a Salvação (é como uma carta selada que tem um destino certo) é a habitação do Espírito Santo na vida do crente. (Ef 1.13,14)

b) O batismo é uma capacitação maior para que o crente possa ter mais ousadia, coragem e que possa suportar as provas de uma forma diferente. (Lc 24.49; At 1.4-5; 8)

VI - TODOS SÃO BATIZADOS COM ESPIRITO SANTO?

a)O batismo é para todos, mas nem todos são batizados.

b)O batismo é concedido a todo o crente que o busca que quer mergulhar nas águas do Espírito Santo e que entende o propósito desse batismo.

b.1- Simão o mágico (At 8.4.13, 14-25). Filipe pregou em Samaria, todos que escutaram a palavra de Deus se converteram inclusive Simão o mágico, os apóstolos que estavam em Jerusalém ouvindo isto, enviaram Pedro e João os quais oraram para que eles o recebessem o Espirito Santo, porque não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. Vendo porem Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, não era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, propono: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo...

c)Vamos entender melhor o que diz I Co 12.12-13.

"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo".

"Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito".

Vamos fazer uma boa interpretação hermenêutica desse texto:

1º - Vamos ler o texto e o contexto no que diz os versos anteriores e posteriores:

I Co 12.1-11 - Paulo está falando aos crentes de corintios instruindo-lhes a cerca dos dons espirituais oriundos do Batismo com Espírito Santo, pois esta era uma problemática naquela comunidade. No vers. 3 ele diz que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Pelo contrario ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espírito Santo.

No vers. 4 ele diz que os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.

Nos vers. Seguintes: do 5 ao 10 ele fala sobre cada dom e que cada um é concedido por Deus. E por fim no Vers. 11 ele diz que é um só Espírito que realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

Nos versos 14-26 Ele faz uma comparação com um corpo humano e fala sobre a importância de cada membro e suas funções, logo em seguida nos versos 27-31 ele menciona a cerca da igreja e os talentos que Deus estabeleceu na igreja.

No cap. 13 Paulo continua tratando do mesmo assunto e diz que o dom supremo é o amor, com o qual eles deveriam ter uns para com os outros, sem que ninguém quisesse ser maior do que o outro.


Autor: Jose Da Penha Oliveira Lima


Artigos Relacionados


O Batismo

Oração Para O Espírito Santo

Batismo, Fé E Trindade

Passos Para Salvação

Pra Que Serve O Espírito Santo?

Quem é O Espírito Santo?

Enfrente Todos Os Obstáculos Para Seguir A Jesus