GENEROSIDADE CARACTERÍSTICA DO VERDEIRO CRISTÃO



PRINCIPIO BIBLICO DA GENEROSIDADE

2CO 9.7

GENEROSIDADE: Virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em beneficio de outrem.

A generosidade deve preencher o coração alcançado pela graça. Se há alguém que precisa ser generoso e o salvo, pois foi generosamente alcançado pela graça salvadora

(Tt 2.11). Em Mt 8.10 lemos " ,.. de graça recebei, de graça daí." . Ser generoso não e uma escolha ou opção, mas um eficiente testemunho de que somos salvos (Ef 2.10).

Vivemos em uma sociedade marcada pelo individualismo e o egoísmo, onde parece não haver lugar para a generosidade.

Os capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios podem ser chamados de teologia da generosidade. Esses capítulos tratam do amor na pratica, ou seja, sendo generoso . O amor e ativo, se expressa com atitudes ( 1 Jo 3.15-18).

At 11.29,30  A igreja em Jerusalém passava por serias dificuldades. Organizou-se uma coleta para ajudá-la ( Rm 15.25-28).

I  EXEMPLOS DE AÇÕES GENEROSAS ( 8.1-6,9;9.1,2)

  1. OS MACEDONIOS  Apesar das dificuldades e pobreza, ofertaram do pouco que tinham para socorrer os pobres de Jerusalém ( Lc 21.1-4).O principio da generosidade esta fundamentado na idéia e atitude de DAR .At 20.35  Há na bíblia palavras relacionadascom dar(Dar ou ato de dar,oferta ou ofertar,dizimo ou dizimar e a décima parte; na bíblia temos 2.308 vezes a menção , a idéia de dar, doar .
  2. O MAIOR EXEMPLO  2 Co 8.9 " Sendo rico , por amor de vós se fez pobre,.." O sacrifício de cristo teve inicio no céu ,quando se despojou de sua gloria para vir a terra e dar a sua vida em resgate da humanidade . O sentimento que dominou o ministério de Cristo, e o que deve permear o coração dos crentes, tendo disposição para fazer o melhor pelo reino de Deus.
  3. EXEMPLO DA IGREJA CORINTIA (9.1,2)

II  EXORTAÇÃO AO ESPIRITO GENEROSO PARA CONTRIBUIR

  1. A IGREJA DE CORINTO FOI ENCORAJADA A REPARTIR GENEROSAMENTE COM OS NECESSITADOS.
  2. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA. Atender ao pobre e ao necessitado e um preceito bíblico: Lv 23.22;Dt 15.11: Tg 2.14-17. Jesus não desprezava os pobres (Lc 4.18,19). Pregava, curava, mas quando o povo tinha fome, lhes deu pão (Mc 6.34-44).A igreja primitiva deu ênfase a assistência social (At 2.44,45).A igreja não pode ser manca, focar apenas a salvação da alma, ela precisa cuidar dos seus, precisa se preocupar com seu bem estar físico e social.NOSSA MISSÃO É SOCORRER O HOMEM NO SEU TODO, PARA QUE NÃO SOMENTE USUFRUA PAZ DE ESPIRITO, MAS TAMBÉM CONSERVE NO CORPO E NA MENTE MOTIVOS DE ALEGRIA E ESPERANÇA.
  1. A GENEROSIDADE CRISTÃ REQUER RECIPROCIDADE MUTUA DOS RECURSOS. O sentimento comunitário e um dos sinais do cristianismo autêntico. O principio da igualdade refuta as diferenças sociais quando e possível que algo seja feito. A reciprocidade mútua entre os crentes supre as necessidades dos irmãos. Não pode haver espaço para a fome ou nudez no meio do povo de Deus. Esse sentimento deve permear a vida do cristão.(MT 25.35-40)

III  OS PRINCIPIOS DA GENEROSIDADE

  1. O VALOR DA LIBERALIDADE NA CONTRIBUIÇÃO Dt 14.22/Ml 3.10 . O dizimo mais que uma regra a ser obedecida, é um principio de gratidão, fé e obediência. O doador o faz porque reconhece o senhorio de Deus sobre suas finanças.Nossa contribuição não pode se restringir apenas aos 10%, pois ela e regida pelo principio da liberalidade. ' O dizimo não deve ser um teto em que paramos de contribuir, mas um piso a partir do qual começamos" .Não há limite para a contribuição, a pessoa oferta o que propuser no seu coração. As ofertas devem ser espontâneas, de coração aberto( Ex 35.22;36,5;1Cr 29,3,4). Assim como Ele nos abençoa, espera que abençoemos os outros. Nunca nos parecemos mais com Deus, do que quando somos generosos, doadores.
  2. A IGREJA DEVE SOCORRE OS NECESSITADOS OBEDECENDO A 3 PRINCIPIO QUE NORTEIAM O SERVIÇO SOCIAL

A)MUTUALIDADE Devemos ser generosos, reciprocidade e solidariedade

B)RESPONSABILIDADE Com a obra de Deus e com os irmãos necessitados

C)PROPORCIONALIDADE  O cristão contribui segundo suas posses ( 2Co 8.12)

  1. A GRAÇA DE CONTRIBUIR

"Paulo mostra que a "generosidade, quando realizada com o espírito apropriado, pode ser uma fonte de bênçãos a todos aqueles que estão envolvidos  aos outros, a Deus, e a nós mesmos. o cristão generoso é 'alguém que semeia'. Não há medo de destituição na generosidade, pois 'dar é semear' e semear significa esperar uma colheita. O mundo enriquece tirando dos outros; o cristão enriquece dando aos outros. Em uma das suas expressões contrastantes, Paulo sugere que existem duas maneiras de semear  pouco e em abundância  com as colheitas correspondentes. 'Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado' (Pv 11.24,25). Aquele que semeia com abundância semeia 'no princípio das bênçãos', e com base nisto ele colhe. A ideia de bênçãos é o princípio da mordomia cristã (cf. Lc 6.38).

CONCLUSÃO

A prática da generosidade cristã deve ser cultivada na igreja cristã. Para tanto, é preciso que haja desprendimento, que a cultura mundana do acúmulo, denominada, em algumas ingrejas, de "bençãos", seja reavaliada. Alguns cristãos se acostumaram de tal modo com a riqueza, que denominam aos que nada têm de amaldiçoados. Bem-aventurados não são aqueles que têm muito, mas os que estão dispostos a doar do que têm. Para ilustrar, contramos a estória de um mendigo que passou na porta de um espírita, um católico e um evangélico. Cada um deles tinha apenas um pão: o espírita refletiu a respeito do desprendimento para o aperfeiçoamento espiritual e doou todo o pão, preferiu ficar com fome; o católico, na dúvida a respeito da salvação pela fé ou pelas obras, dividiu o pão ao meio, cada um comeu a metade; e o evangélico, pensou, bem sou salvo pela graça, por meio da fé, não das obras, resolveu comer o pão sozinho e se prontificou a orar pelo mendigo. O cristão, de fato, é salvo pela graça, por meio da fé, não das obras, mas porque é salvo, deva praticar boas obras (Ef. 2.8-10).

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Autor: Carlos Roberto


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