FONOAUDIOLOGIA EMPRESARIAL



Maria do Carmo Carrasco

Fonoaudióloga Empresarial

Consultora em Comunicação Corporativa e Facilitadora de MediaTraining

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Nos últimos anos o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Por isso empresas e diversos profissionais estão buscando resoluções e treinamentos específicos, pois a chegada do 3º milênio, demonstra uma verdadeira revolução nas organizações.

Com o advento da ISO (International Organization for Standardization / Organização Internacional de Normatização) e o Programa de Qualidade, uma das principais características e habilidades solicitadas dos profissionais e empresas é a Comunicação Eficaz.

A Comunicação Eficaz está sendo considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais. É a ferramenta fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial Eficaz nas corporações, entre seus colaboradores (funcionários), fornecedores e seus clientes, promovendo o relacionamento comunicativo eficaz com os clientes internos e externos e demais.

A Comunicação é uma das principais habilidades para conquistar melhores posições no plano econômico, político e social. Desta forma, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessem pelo desenvolvimentode sua comunicação pessoal e profissional, assim como o monitoramento da eficiência e eficácia da comunicação organizacional.

Desta forma, abre-se um campo bastante promissor para o fonoaudiólogo, o qual pode ser inserido neste contexto como consultor, assessor e instrutor de treinamento na área de comunicação corporativa e pessoal, possibilitando uma excelente oportunidade e perspectiva de trabalho, de acordo com as novas tendências mercadológicas.

Com a crescente demanda por prestadores de serviços, na área de consultoria e treinamento, em especial na área de Comunicação, é fundamental que o fonoaudiólogo desenvolva habilidades e posturas condizentes com estas tarefas e realidade, inovando e ampliando sua atuação clínico-terapêutica para as atividades de consultoria, assessoria e treinamento em comunicação nos vários segmentos da gestão empresarial e recursos humanos, entre eles, telecomunicações, comunicação, internet, Tecnologia da informação, indústria e comércio, educação e cultura, arte, marketing e telemarketing, judiciário, saúde, universitário, media training.

É fundamental, neste sentido a capacitação, formação e treinamento do profissional fonoaudiólogo, na área de Fonoaudiologia Empresarial, possibilitando-o desta maneira ocupar o lugar que lhe é de direito no contexto empresarial e organizacional.

Segundo o Anexo 1 da Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, que regulamenta a profissão, o fonoaudiólogo nas suas atribuições se destina a cuidar do indivíduo ou de populações no que se refere à comunicação humana em seus aspectos de fala (articulação, voz, e fluência), linguagem oral e escrita (aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos), audição (sensibilidade, acuidade, função e processamento) e sistema motor oral (postura, tônus e sistema neuro-vegetativo). Deve promover, habilitar, aperfeiçoar e recuperar os padrões comunicativos, sem preconceitos de ordem política, social, racial e/ou religiosa. (Anexo 1 - Legislação:Lei n.º 6.965, de 09 de dezembro de 1981.)

Assim, o trabalho do fonoaudiólogo - consultor, assessor e instrutor, objetiva o aprimoramento e acompanhamento das atividades de trabalho que necessitem primordialmente de condições excelentes de comunicação.

Nesta medida, desenvolvemos estas atividades no contexto empresarial com o objetivo de aprimoramento, acompanhamento e aperfeiçoamento da arte de falar e de ouvir/escutar; da arte de relacionamento interpessoal eficaz por meio da comunicação; para entrevistas televisiva e de rádio por meio da capacitação da comunicação para media training (treinamento do porta- voz e aprimoramento da imagem instituicional), do relacionamento comunicativo interdepartamentos; do trabalho e relacionamento em equipe através da comunicação eficaz; da administração de conflitos através da comunicação eficaz; da comunicação nos processos de gerenciamento, delegação e ordenação de ordens e atividades; do atendimento ao cliente e telemarketing ativo e receptivo; de habilidades de comunicar-se de forma clara, objetiva e motivadora; da interatividade nas reuniões, eventos e apresentações de produtos e serviços; situações de entrevista; da escrita profissional e redação empresarial; da comunicação negocial e empresarial, de encontros de negócios empreendedores; da saúde ocupacional (vocal e auditiva  fonoaudiologia ocupacional). O etc.

O profissional fonoaudiólogo deve relacionar todo embasamento teórico-prático da sua especialidade, porém deverá incorporar outros conceitos e aspectos relacionados com a comunicação, dentre eles, o comportamento do indivíduo nas suas relações sociais e profissionais,contexto empresarial e recursos humanos.

O profissional fonoaudiólogo deve incorporar os seguintes temas da área organizacional: comunicação empresarial, organizacional, negocial, tendências mercadológicas, programa de qualidade e produtividade, implantação da ISO-9000, capacitação e qualificação profissional, gestão empresarial, recursos humanos, modelo andragógico de ensino aprendizagem e educação permanente, princípios da administração, administração do conhecimento (capital intelectual), comportamento organizacional, negociação, entre outros. (ver Carrasco, 2001)

É importante citar que a atividade de consultoria está relacionada à idéia de realizar um aconselhamento, nutrir alguém de conhecimento e experiência para solucionar um problema. Para exercer esta tarefa, o fonoaudiólogo necessita desenvolver algumas habilidades: técnicas, interpessoais e de consultoria. Já a tarefa de assessor, remete-se a função do fonoaudiólogo como profissional que realiza um acompanhamento, assistindotecnicamente o que foi proposto previamente na tarefa de consultoria.Normalmente a contratação de um consultor, assessor é efetivada após a apresentação do seu projeto e/ou programa, que será legitimado através de um documento chamado contrato de prestação de serviços. Em geral as tarefas de treinamento na área da comunicação, estão relacionadas com o aprimoramento, aperfeiçoamento e mudança de comportamento, que serão realizadas posteriormente às tarefas de consultoria e assessoria.

O fonoaudiólogo nesta atividade deve internalizar o Modelo Andragógico de ensino-aprendizagem (Andragogia), responsável pelo aprendizado de adultos.A demanda para treinamentos em vários segmentos e em especial na área da comunicação (atendimento ao cliente, relacionamento comunicativo, comunicação gráfica, telemarketing ativo e receptivo, transmissão de pensamentos e informações de forma eficaz, entre outros) é uma crescente.

Desta maneira é primordial que o fonoaudiólogo esteja familiarizado com as atuais exigências em relação a formação, treinamento, capacitação, qualificação e requalificação profissional, tornando-se um agente de transformação e contribuindo com empresas e profissionais de áreas afins, no que tange o aprimoramento e qualificação da Comunicação Corporativa e Pessoal.

"Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar." Sucesso à todos !!!!

Referências Bibliográficas:

CARRASCO, Maria do Carmo. Fonoaudiologia empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e treinamento. São Paulo: Lovise, 2001.

________________. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta estratégica para a Negociação. Apresentação no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Belo Horizonte: Anais Set/2002.

________________. Comunicação Empresarial. São Paulo: IBTA, 2005.

________________. Comunicação e Oratória: teoria e prática. Ferramenta estratégica para o operador do direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.

________________. Técnicas de Apresentação. São Paulo: IBTA, 2005.

________________. Novas buscas em fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. São Paulo: Lovise, v.1, 2006. p.47-56.

_______________. Guia como Falar Bem. Revista e DVD prático. São Paulo: Digerati, 2008.

________________. Argumentação Jurídica: comunicação, oratória e ferramenta estratégica para o operador do direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.


Autor: Maria Do Carmo Carrasco


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