Convite à Minha Escola - Realidade das Escolas Públicas Mineiras



Exmo.Sr. Governador de minas

   É com imenso prazer que o convido para passar um "agradável" dia na minha escola. Tenho certeza de que terá momentos diferentes da sua rotina de trabalho.

   Aqui as aulas começam bem cedo e se quiser uma carteira só para o senhor, por favor não se atrase. Caso contrário terá que pedir a um aluno que divida uma mesa com o senhor.

   Durante as aulas não se assuste se ouvir palavrões ou alunos chutando as portas das salas. Isso aqui é muito comum e, pra falar a verdade, já nos acostumamos com a impunidade desses alunos. É claro que atrapalha aqueles que levam a sério os estudos, mas infelizmente nosso diretor é uma pessoa simbólica. Mas sem dúvida é uma pessoa que discursa muitíssimo bem. Queria tanto que ele fizesse as coisas que promete...

   Apesar de não termos livros didáticos para todos e, às vezes, termos que pagar pelos xerox, as aulas são ótimas. O que eu mais gosto é de Educação Física. Mas é uma pena que só temos uma bola velha e algumas(poucas) petecas. É que a escola não tem material disponível pra nós.

   Agora uma coisa que o senhor vai adorar são as salas de informática e de vídeo. Elas não funcionam já faz alguns anos porque estão vazias. Mas o importante é que elas estão lá.

   E o laboratório de Ciências! Nossa é o máximo ver aquele esqueleto velho. Além das poucas cadeiras é a única coisa que tem lá.

   Preciso te ensinar uma coisa, senhor governador. Se por acaso quiser jogar algum lixo fora, não se acanhe em jogá-lo no chão mesmo. É que aqui não temos lixeira. A sala no final da aula parece um chiqueiro. Mas isso a gente também já tá acostumado.

   O pior que acho da nossa escola é quando estamos no verão. As salas não têm cortina e o sol é insuportável. A solução é colocar jornais nas janelas e ir arredando as carteiras. É bom que fica todo mundo bem juntinho, espremido. Não tem um ditado que diz que a união faz a força?

   A hora do recreio é sempre uma expectativa. Adoro quando tem aquele macarrão vermelhão. Só que tem o dia do angu purinho. Aí eu só como quando estou com muita fome.

   Diversão aqui tem de montão. Se o senhor gosta de fumar( cigarro, maconha...) pode ficar sossegado que aqui tem de tudo. Agora se quiser algo mais pode ir até o banheiro das meninas que lá elas tiram a roupa pra gente e só cobram 1 real.

   Já os professores daqui são D +!!! Quando eles têm dinheiro eles tiram xerox de exercícios, provas, textos. É tão bom não termos que copiar aquilo tudo do quadro! Mas isso só acontece de vez em quando, porque o salário deles é tão pequeno que nem sempre eles podem pagar pra trabalhar.

   O que eu acho que o senhor vai mesmo gostar daqui é quando vai chegando o final da aula. Quase sempre saímos mais cedo, porque sempre faltam professores. A maioria falta porque ou estão doentes ou não tem dinheiro para a passagem do ônibus.

   Mesmo com tanta dificuldade, eu gosto bastante da minha escola. Espero aprender muito aqui, porque um dia quero ser governador de minas e acabar com todas as coisas ruins das escolas. Aí sim eu poderei ir na televisão, em rede nacional, e dizer bem alto: MINAS TEM A MELHOR EDUCAÇÃO DO PAÍS!


Autor: Gizelle Fonseca


Artigos Relacionados


Ei, Estou Aqui

A Entrevista

Anotações(a Série Continua)

Professores Mal Preparados

Conversas Forçadas

Sofrimento De Uma Familia

Agradecido