Crescimento ou Desenvolvimento



            No Brasil temos as chamadas isenções fiscais das grandes Multinacionais, ou melhor,  Transnacionais. Aglomerados de empresas alem fronteiras que são beneficiadas com isenções de milhões de reais que poderiam ser investidos nas micros, pequenas e medias empresas de nosso país. No entanto são centenas de milhões de reais que vão embora com a retórica de que são empresas que fazem o Brasil crescer através do emprego para nossos cidadãos. Essa fala tem um fundo de razão, realmente nosso país através deste crescimento ocupa a oitava posição na economia mundial. Ocorre que crescimento é o oposto de desenvolvimento, pois somos um país recordista em desigualdade social, ou seja, tiramos dos pequenos para dar para os grandes. Não sou contra as isenções de impostos, desde que esse beneficio seja estendido a todas  micros, pequenas, médias e grandes empresas.

            Às vezes em conversas nas rodas de amigos ou no próprio trabalho, me deparo com cidadãos empresários se queixando dos impostos e defendendo as grandes transnacionais. Ora não fosse essas isenções faraônicas para as grandes empresas os governos teriam mais dinheiro para aplicar em políticas publicas de geração de trabalho e renda dividindo melhor o bolo.

            A mudança tem que ser cultural, muitas vezes nos deparamos com notas nos jornais, rádios e televisão, questionando o governo sobre o pagamento de cem reais a beneficiados do programa Bolsa Família e não nos damos por conta das distorções das noticias. Crucificamos os governos ao dar um beneficio a uma família carente e fazemos festa quando um complexo multimilionário recebe centenas de milhões e isenções fiscais por vários anos para enriquecer mais ainda seus proprietários e meia dúzia de executivos marajás.

            Por fim a mudança começa por mim, pelo visinho, pelo vereador, pelo prefeito, pelo deputado, pelo senador, pelo governador, pelo presidente, em fim por todos nós. Que em 2010 saibamos escolher nossos representantes.

Abraços...

Darci Prado.


Autor: José Darci Prado


Artigos Relacionados


Isenções Tributárias De Entidades Beneficentes: Vantagens E Desvantagens

A Importancia Do Profissional Bilingue No Mercado De Trabalho

O Bndes Deveria Ter Melhores Critérios Para Realizar Seus Empréstimos

Politicas Públicas Para Pequenas E Médias Empresas.

O Sadismo Dos Governantes Em Arrecadar Tributos

Análise Dos Fatores De Mortalidade Das Pequenas E Médias Empresas No Município De Nova Andradina – Ms

Artigo De Direito Empresarial