LEIO, LOGO EXISTO: A LEITURA COMO RELFEXO EXISTENCIAL DO SER HUMANO



É inegável o relevante papel que a leitura desempenha na vida do ser humano. É, com certeza, uma das práticas sociais mais antigas da qual o homem se apropria no intuito de compreender o mundo que lhe rodeia, ou seja, a realidade na qual está inserido.Por meio dela se tem acesso a uma série de informações, a um conjunto de saberes historicamente acumulados pela humanidade, a modos diversificados de viver e, sobretudo, de entender o mundo, o que refletem, de alguma forma, seu existir e a sua experiência social.

A Prática de leitura sempre foi compreendida como meio de acesso ao conhecimento, sobretudo científico. Este é, com certeza, um dos seus grandes méritos e sobre o qual não podemos discordar. Mas sua compreensão enquanto manifestação da existência humana, segue sendo tão importante e significativa quanto à primeira, mencionada anteriormente.

Quando uma pessoa lê é induzida a confrontar sua realidade sociocultural, política, emocional e lingüística como a nova informação que lhe é apresentada, em uma dinâmica que lhe situa em uma posição intermediária, ou seja, entre o novo e a sua "bagagem" de vida. A posição intermediária significa, neste contexto, a decisão do que será feito com a nova informação, o que significa tomar uma decisão frente aquilo que foi lido. Desta forma, a leitura passa a exigir do leitor dinamismo cognitivo e psicológico, o que de certa forma lhe ajuda a compreender sua função pessoal e social ao lhe tirar da mísera zona de conforto sobre a qual às vezes nos debruçamos durante a nossa vida.

A leitura é o exercício da interação, é movimento. Não há como ler sem entrar em conexão com outros interlocutores, os quais podem pertencer a tempos e espaços diferentes dos nossos, naquele instante. Esta prática é também responsável por nos transportar a "outros mundos" e nos permitir inventar, criar e recriar situações ao longo da nossa experiência existencial.

A leitura nos permite perceber o mundo sob distintas, múltiplas perspectivas. Amplia as possibilidades de enfrentamento e de intervenção da realidade social e acelera a nossa capacidade de pensar e agir, de modo que nos torna úteis e co-responsáveis pelas transformações dos grupos sociais dos quais fazemos parte. Além disso, nos outorga independência, autonomia para fazermos escolhas e desenvolve nossa criticidade. È nesta perspectiva que, com toda certeza, deve-se pensar, em primeira instância, a prática social da leitura.

Infelizmente, durante muito tempo as instituições educacionais conceberam o ato de ler de forma extremamente equivocada, ou seja, como mero processo de decodificação de signos, maneira pela qual a leitura passou a ser vista como uma prática totalmente desprovida de significado para o aluno - sujeto social-leitor.

Por este motivo, a escola, espaço excelente para a promoção do ato de ler, durante muito tempo, invés de forma leitores competente, cidadão críticos e atuantes, segundo o proposto nos documentos oficiais de educação, formou leitores de frases, decodificadores de signos.Não seria exagero dizer leitores limitados pelas barreiras da ignorância ideológica e pedagógica, modelo preconizado pelas teorias tradicionais de educação.

Além disso, tirava do sujeito a oportunidade de entender-se como agente social, e lhe eximia, assim, de exercitar seu papel de cidadão, de ser crítico, de marcar a sua existência pela prática da leitura, porque ler nos permite descobrir, redescobrir, construir e (des)construir imagens, histórias e momentos da experiência humana por meio da palavra. Em resumo, exige-nos posicionamento!

Quando uma criança aprende a ler, não aprende somente a decifrar os signos, mas sim a compreender o mundo por meio deles, em um processo que lhe permite dimensionar a sua experiência existencial de forma criativa e dinâmica e ampliar as suas formas de concepção da "realidade" na qual está inserida. A leitura é desta forma, a lente pela qual enxergamos o mundo e nos enxergamos, em uma dinâmica que nos conduz, cada vez mais, a um processo de descoberta e amadurecimento do nosso ser.


Autor: Núbia Silva Cruz


Artigos Relacionados


O Ensino Da Leitura

Resumo Do Texto:"o Leitor Inexperiente" De M. Contente.

Leitura: Porque é Tão Importante?

O Processo De Leitura Na EducaÇÃo Infantil

A Importância Da Leitura Na Sociedade Contemporânea

A Ideologia Da Leitura

Um País Com Sede De Leitura