TOM E TONALIDADE



Era uma sexta feira à noite, dia de baile. A banda Radical Livre iria fazer mais um evento de rotina após uma exaustiva semana de ensaios e muita música nova pra tocar...

Começou o baile e lá pra tantas tocamos a música Satisfaction dos Stones. Já quase na hora de acabar,a turma que dançava no salão já estava pra lá de Bagdá quase em cabrobó...

Quando agente começou a tocá-la, eu que já tinha tava com um enfado danado, tive uma pane de esquecimento harmônico e na hora do solo meti uma escala de D maior tomando como base a linha melódica da música que todo mundo conhece: B, B ... B, C##, D... D, D C#, C# (melodia do riff) A música terminou e eu fiquei com cara de menino que esqueceu de guardar o brinquedo na caixa.

Fui pra casa depois do baile com aquela espinha de peixe na garganta,pensando: Onde eu tinha errado?

No outro dia, de cabeça quase fresca, percebi que o riff tinha uma cama harmônica: E e D com a melodia composta num centro tonal E. Como não havia ensaiado um solo achei que tocar a escala de D e suas pentatônicas iriam funcionar...

Vendo que tudo desembocava num centro tonal E resolvi por uma penta de Em e usar os modos do campo harmônico de A, posto que a cama destes acordes era E e D.

No ensaio da semana seguinte todo mundo sentiu a diferença...

 


Autor: Eurico Júnior


Artigos Relacionados


Quem Criou A Música?

Música, Frágil Melodia

Comprei Minha Guitarrra... E Agora?

Nossa Música

É Difícil Tirar Música De Ouvido?

Dormindo No Domingo

O Que Me Levou A Aprender Inglês