Para copiar o Bolsa do PT, até tucano fala !



Para copiar o Bolsa do PT, até tucano fala !

 

Edson Silva

 

Tenho um amigo e irmão, o Carlos, filho do saudoso petista Seu Zezinho (o Zé Oliveira), da Vila Padre Manoel de Nóbrega (Campinas) que costuma dizer: falar até papagaio fala. O que eu não sabia é que o dito popular podia ser aplicado a outro tipo de ave, os tucanos (coitada dessa ave tão brasileira que, desgraçadamente para ela, associaram arbitrariamente sua figura aos partidários de brasilidade nula, haja vista a privatização que fizeram no país). Mas a balela do momento é que agora os tucanos(me perdoem aves!) dizem querer dobrar o valor do Bolsa Família, programa social colocado em prática pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e que ajudou tirar milhões de pessoas da linha abaixo da miséria.

 

Eu não estranho que a bravata tucana ocorra em ano eleitoral onde Lula entra no seu último ano do segundo mandato com mais de 80% de aprovação da população. É o medo da elite tucanizada, que tanto destilou preconceitos contra o operário vindo da pobreza e que chegou na Presidência da República, de que Lula continue a fazer história como um dos maiores líderes mundiais, já que pesquisas apontam crescimento na preferência de eleitores pela candidata Dilma Roussef, que foi ministra das Minas e Energia no primeiro mandato de Lula e atualmente é ministra chefe da Casa Civil.

 

Não é segredo que Dilma é de confiança de Lula para sua sucessão e, para aumentar a dor de cotovelo ou seria das asas tucanas, eleger, pela primeira vez na história desse país, uma mulher para presidente será mais um grande ponto na jornada de Lula. Ao saber que a oposição agora apóia e até sugere aumentar o valor do Bolsa Família, o presidente Lula, com a responsabilidade peculiar em seu governo, disse estar feliz que o projeto social tenha enfim reconhecimento até de adversários, mas que não adianta sugerir aumento sem apontar de onde sairá a verba.

 

É óbvio que a oposição tenta instigar polêmica eleitoreira. Ao ser criado o Bolsa Família, em 2004, opositores de Lula faziam coro com alguns segmentos da elite e chamavam o programa pejorativamente de bolsa esmola. No entanto, o Bolsa Família se tornou um dos mais importantes instrumentos de transferência de renda para camadas menos favorecidas, jamais realizados no país. Ao assumir a presidência, em 2003, Lula fez pronunciamento emocionado dizendo querer ser o presidente que possibilitou três refeições diárias para todos brasileiros. Se ainda não conseguiu, com o Bolsa Família, que é vinculado à compromissos com saúde e educação, ele se aproximou muito da realização, tanto é que até tucanos tentam tirar proveito do que desdenhavam. O povo não é bobo!  

 

Edson Silva, 48 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

Email: [email protected]


Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


Nem Tudo Acaba Quando Termina?!

Bem Vinda Primeira Presidente !

A Rebeldia De Rebelo E Lula Se Comparando A Chaves

Não Esquecer E Dormir Como Pedra

A História De Lula, O Filho De "dona Lindu"

Lula: O Maior E Melhor Presidente Do Brasil

O Susto De Lula Na Terra Natal, Pernambuco