Novos tempos, novos cuidados (sobre o assédio moral)
Hoje em dia quando a mão de obra fica mais qualificada temos que ter cuidado com nossas atitudes, com o que falamos e como falamos, tanto para com nossos colegas de trabalho quanto para nossos subordinados, porque hoje os tempos são outros e temos que nos adaptar a nova forma de Gestão Humana.
Desde a Teoria das Relações Humanas, que criaram novas perspectivas para a administração, buscando conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos de trabalho, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo socialis".
A partir deste momento que se começa a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa em que eles trabalhavam, porem algumas idéias de oposições a Teoria Clássica e as ênfases exageradas nos grupos informais colaboraram rapidamente para que esta teoria fosse repensada.
Ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental que diz que o administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas
Foi nessa escola que Maslow apresentou a Teoria da Motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência são as necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais (afeto), necessidades de estima (status) e necessidades de auto-realização.
As pessoas estão cada vez mais sensíveis em relação aos comportamentos nos ambientes de trabalho e não aceitam mais serem tratadas como há 20 anos.
Hoje é necessário que tomemos cuidado com as brincadeiras, opiniões, respeitemos as minorias e demonstrar em palavras e ações esse respeito. Muitas vezes o que no passado era brincadeira para descontrair o ambiente hoje já não é mais.
As relações entre chefes-subordinados e colegas-colegas exigem atenção e respeito qualquer mal entendido pode ser considerado assédio moral com graves consequências e processos por assédio moral tanto para o autor como para a empresa. Há casos em que um simples olhar ou uma palavra mal dita pode causar um desconforto.
Assim, aqui vão alguns conselhos dado pelo Professor Marins em seu programa de televisão:
1. Controle seu temperamento impulsivo de falar de forma rude com subordinados, colegas de trabalho, clientes e fornecedores;
2. Controle seu ímpeto de fazer comentários desagradáveis sobre o trabalho de alguém para terceiros, mesmo que você se ache com razão;
3. Jamais dirija palavras de baixo calão (palavrões) para um subordinado, colega de trabalho ou qualquer pessoa no ambiente de trabalho;
4. Cuide de seu vocabulário. Nunca chame alguém de burro ou faça ironias sobre a inteligência de outra pessoa;
5. Não faça comentários étnicos, ou seja, em relação a outras nacionalidades ou culturas;
6. Jamais faça comentários sobre diferenças sexuais no trabalho;
7. Evite brincadeiras que possam ser interpretadas como de mau gosto;
8. Não conte anedotas que possam ser consideradas ofensivas a alguém ou a algum grupo de pessoas;
9. Cuidado com o seu comportamento nas reuniões formais e sociais. Não dê margem a qualquer interpretação errada de seu comportamento;
10. Procure manter seu bom humor ao tratar com pessoas, mesmo em situações atribuladas no ambiente de trabalho.
Talvez algumas pessoas achem que o Professor Marins esteja exagerando, mas as aplicações destas regras alem de tornarem o ambiente mais agradável para trabalhar evitara processos e aborrecimentos, porque como ele mesmo diz novos tempos exigem comportamentos novos.
Autor: Pedro Paulo Galindo Morales
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