O futuro de uma ilusão II



O que é religião dentro de um conceito amplo e quase universalmente aceito? A religião é para muitos um sistema unificado de crenças e práticas religiosas a alguma coisa sagrada para os que crêem, quer dizer coisas postas à partes e proibidas, sendo que crenças e práticas congregam numa comunidade moral única chamada igreja e que quase todos a ela aderem.

São esses valores e essas práticas que Freud chama de ilusão, pois, são todos esses valores obstáculos à felicidade humana por que o homem pode ser feliz usando outros métodos, afirmando que a religião é igualmente uma ilusão. Surgindo ela e se mantendo por sentimentos de culpa que impedem o homem de ser feliz.

Freud defende o uso dos instintos para o homem poder formar seu meio social. Ele coloca a religião de encontro com os instintos, pois, a mesma obriga o homem a renunciar uma vida livre e feliz, a religião obriga o humanidade a caminhar sobre dogmas que aprisionam o homem numa ilusão, reprimindo o prazer em troca de uma falsa moral, passando frustrar o homem levando-o posteriormente a uma neurose.

Tal explicação só poderia ser oferecida por um gênio, que se aventuro a afirmar que suas teses encontrarão sustentabilidade numa verdade psicológica.

Os homens estabelecem a interdição do incesto que é a origem da cultura, pois tudo resulta numa renuncia. Para dizer cruamente, as crianças amam e odeiam seus pais, o filho das profundezas de seu inconsciente, deseja matar o pai e possuir a mãe (o complexo de Édipo), enquanto a filha nas profundezas do seu inconsciente deseja matar a mãe e ser possuída pelo pai (complexo de Electra). Na superfície a afeição e o respeito vencem; e a confiança no pai e a dependência em relação a ele projetada, idealizadas e sublimadas na imagem de Deus. A religião é, portanto uma ilusão, mas esta ilusão é apenas objetivamente se Deus é como Freud afirma uma projeção da imagem paterna idealizada e sublimada, ele apenas procurou dar explicações para a religião em fundamentos psicológicos, e a religião, quanto a sua validade não é senão uma ilusão como qualquer outra forma de fé religiosa.


Autor: Leonildo Dutras De Oliveira


Artigos Relacionados


O Conceito E A Importância Da Religião Na Vida Humana

A Minha Religião

O Mundo Frente A ReligiÃo

O Fanatismo Exagerado Por Uma Religião

A Influência Da Religião Dos Pais Na Concepção Da Moral Da Criança

Prazer E Conhecimento.

O Caráter Religioso Em Foco