Pesquisando, conhecendo e construindo um mundo melhor



É bastante claro que para ampliar e facilitar o conhecimento e a aprendizagem, é necessária a evolução no sistema educacional brasileiro, deve haver uma maior conscientização por parte das instituições de governo em relação à disponibilidade financeira e do próprio professor de que ele antes de tudo é um pesquisador do saber e da verdade e, por isso, o educador deve atualizar-se através de pesquisas.

Neste sentido o processo de pesquisa deve ser usado em todos os setores tanto da sociedade quanto acadêmico, mantendo o professor uma relação direta com a pesquisa e seus métodos e meios de proliferar conhecimento, agindo assim, diretamente na aprendizagem do professor e do aluno.

Toda pesquisa científica parte do estudo de determinado problema (um problema específico) que desperte interesse do pesquisador (professor). Nascendo assim um conhecimento oriundo da inquietação acadêmica, da participação educacional e da investigativa (pesquisa). Determinado um destaque social, cultural e científico de uma pesquisa, que após preencher esta lacuna deverá ter sua validade reconhecida na comunidade cientifica. Então as pesquisas científicas para serem validadas devem ter compromisso com a realidade sócio-política, e levar em consideração a construção da ciência como um fenômeno norteador da vida do homem em busca de sua felicidade.

Então o estudo científico possui uma identificação e uma enorme importância, enquanto caminho norteador do caminhar humano, no entanto neste atual momento o caminho científico não consegue impor sua importância, devido os inúmeros questionamentos acerca de fenômenos como: crise do capitalismo, aquecimento global e conflitos religiosos, isto está tento um reflexo na realidade e teremos conseqüências graves no futuro.

A atividade cientifica nada mais é do que um experimento, onde buscamos soluções para problemas simples e complexos, sociais, econômicos, políticos, educacionais e físicos, para desempenharmos atividade de pesquisa usamos a realidade de comunidades pobres e ricas e de laboratórios sofisticados. Por onde passam informações que possam analisadas e transformadas em conhecimento norteador da sociedade.

O resultado das informações processadas em laboratório ou não, são capaz de transformador e lograr algum benefício dentro da educação, e só assim, criando um pensamento racional e crítico, seremos capazes de obter benefícios e mudar a realidade atual. É preciso haver também o incentivo do professor em criar mecanismos e projetos de pesquisas, para poder ter alguma possibilidade de desenvolvimento dos setores de nossa sociedade.

O primeiro propósito de uma pesquisa científica ou educacional é o uso de seus resultados como instrumento de uma construção de um mundo melhor e do conhecimento do aluno no caso da pesquisa em educação, então nós professores somos construtores do saber e modificadores da realidade. Por meio da aprendizagem o aluno tem a possibilidade de descobrir um mundo novo, com coisas diferentes.

Dessa forma, o professor é o construtor e incentivador de uma racionalidade crítica, criando uma concepção de mundo nova para o aluno, o mestre da arte de ensinar (professor) tem a responsabilidade de orientar o aluno na busca do saber, é o condutor do saber.

Portanto a pesquisa como ponte entre o querer e o saber é um elemento essencial para a prosperidade da educação, pois, sem ela a pessoa que desempenhar esta função não conseguirá desenvolver o seu trabalho com eficiência, causando problemas futuros naqueles indivíduos que obterão os ensinamentos através destes profissionais. A educação através de pesquisa é primordial para o bom desempenho da atividade educativa e social. Toda pesquisa tem como base servir de alicerce para a compreensão e construção do futuro social, mas sem se descuidar também do presente.


Autor: Leonildo Dutras De Oliveira


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