Ensino Reprovado



A média mundial de repetência no ensino fundamental é de 2,9%. No Brasil, é de 18,7%. O abandono escolar no primeiro ano da educação básica tem uma média de 2,2%no mundo, mas no Brasil chega a 13,8% . Estes dados, que fazem parte de um relatório da UNESCO intitulado Educação para todos, são extremamente negativos paraa educaçãodo país, num momento em que o Brasil e o mundo consideram-nacomo fator fundamental para o progresso sociale o desenvolvimento econômico.O esforço brasileiro para a universalizar o ensino fundamental e eliminar o analfabetismo,que teve o êxito parcial desde os anos 90, não foi suficiente para eliminar alguns fatores que berram a expansão e a qualificação do ensino.É exatamente na qualidade de educação, fator citado no relatório da UNESCO,que está um dos maiores obstáculos aosavanços brasileiros . A UNESCO, que é o órgão da ONU voltado para a educação, Ciências e cultura, usa quando metas quantificáveispara medir os avanços no ensino. Em três deles o Brasil conseguiu progresso e registra níveis altos: atendimento universal,igualdade de gêneros e alfabetização.Mas,no quarto,que mede o percentual de crianças que ultrapassam o quinto ano , os índices são muito baixos como conseqüência de repetência e evasão . Com relação específica á qualidade do ensino, a UNESCO aponta, entre as causas, a Precariedade da estrutura físicadas escolase o número baixo de horas em sala de aula . Quando a carga horáriarecomendadaé de seis horas diárias no mínimo,os estudantes brasileiros do ensino fundamental têm 4,5 horas e os do ensino médio, 4,3 horas .Por dados como esse é que o relatório da UNESCO permite que se identifiquem algumas das causas por que o Brasil está relegado á 88................posição num ranking que mede índices de desenvolvimento da educação no mundo e que levou em conta a situação de 128 países . No ranking, que é liberado pela Noruega, o Brasil está perfilado atrás de países como Honduras, Equador e Paraguai, por exemplo, e muito atrás de Cuba, Argentina e Uruguai, que são os melhores latino-americanos. Além das causas referidas, o relatório aponta, também, fatos significativos, como o de que 17,8 mil escolas brasileiras, a maioria da zona rural, não têm energia elétrica. Aponta, também, carências mais generalizadas, como a de que só 37% das escolas dispõem de biblioteca.O estudo da UNESCO é, por isso, mais uma ferramenta para os planejadores brasileiros da Educação. E é, também mais uma alerta. As crianças que abandonam a escola antes do quinto ano podem ser consideradas, num sentido amplo, analfabetos funcionais, que não terão a educação como referencial para enfrentar a vida e ajudar o país a crescer. A questão da qualidade não se resume apenas a opção por mais investimentos no aperfeiçoamento das condições matérias das escolas,no processo de avaliação ou na maioria dos salários dos docentes. É preciso muitíssimo mais. A educação continuará sendo o mais importante desafio brasileirodesta geração.


Autor: Edite Hoffmann


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