Dicas Para Escolha de Uma Empresa de Marketing de Consumo (MMN)



Dicas Para Escolha de Uma Empresa de Marketing de Consumo (MMN)

 

São inúmeras as oportunidades existentes no mercado de Marketing de Consumo ou Marketing de Rede Multinível. Encontramos desde empresas decanas a empresas emergentes nesse negócio, cada uma com suas vantagens e desvantagens, conforme podemos ver a seguir.

 

Uma empresa que esteja há décadas no mercado tem a vantagem da experiência, da estabilidade e da maturidade. Por outro lado tem a desvantagem de ter passado o seu chamado "MOMENTUM" (melhor faze para se posicionar em empresas desse ramo). Geralmente as pessoas que mais ganham em Marketing de Consumo, chegando a fazer verdadeiras fortunas, são aquelas que participam do início das atividades da empresa.

 

Uma empresa nova tem a desvantagem de não conhecer bem o novo mercado, no caso do Brasil vai passar por um rígido processo para ter seus produtos liberados pela ANVISA - e tem ainda a questão da aceitação ou não do novo produto por parte do consumidor. Em contrapartida tem a vantagem da oportunidade oferecida pelo "MOMENTUM". Se o negócio prosperar os que se posicionaram no fronte dessa expansão, serão fortes candidatos a milionários, na companhia.

 

Existem dezenas de empresas, nacionais e estrangeiras, com os mais diversos produtos e serviços, operando com Marketing de Consumo no Brasil.

 

A menos que se tenha plena confiança na Pessoa que convidou, não é prudente aderir à uma empresa de Marketing de Consumo, sem antes fazer uma profunda avaliação de alguns aspectos fundamentais desse negócio.

 

Para facilitar essa pesquisa, apresentamos a seguir alguns itens que se deve levar em conta antes de se cadastrar em uma dessas empresas.

 

1  Escolher produtos ou serviços com os quais se tenha forte afinidade, a ponto de sentir-se entusiasmado ao falar dos mesmos.

 

2  Checar todas as informações sobre a empresa antes de aderir: Liberação da ANVISA, endereço, telefone, e-mail, etc. Consultar alguns distribuidores. É muito importante a opinião de quem já está há mais tempo na empresa.

 

3 - "Não é prudente, para quem está iniciando em mmm, se cadastrar em várias empresas ao mesmo tempo. Isso pode trazer transtornos, devido ao excesso de informações que terá de absorver, processar e repassar. O ideal é que se foque os esforços em apenas uma empresa, pelo menos até se obter uma rede consistente e pleno domínio de todo o seu processo. No entanto, se optar por se cadastrar em mais de uma empresa, jamais faze-lo em empresas de produtos ou serviços semelhantes e concorrentes. Alem disso não fazer sentido, vai se perder o foco do trabalho e consequentemente enfraquecer toda a rede.

 

4 - Uma boa pedida é se cadastrar em empresas que trabalhem com produtos de uso geral. Já que um dos fundamentos do Marketing de Consumo é consumir os produtos da empresa onde se é afiliado. Não quero dizer com isso, em absoluto, que não haja boas oportunidades em empresas de produtos seletivos ou incomuns! Apenas recomendo que se leve esse critério em consideração.

 

5  Analisar bem o investimento inicial e o volume mínimo de compra mensal exigido para se fazer jus a todos os bônus que o plano de remuneração da empresa oferece. Muitas empresas estabelecem critérios rígidos para se alcançar

todos os bônus.

 

6  Considerar o risco do negócio e o quanto o valor investido é comprometedor em caso de insucesso. Ainda que o risco e o investimento sejam infinitamente menores, como em qualquer outro negócio, o Marketing de Consumo também envolve risco. (Existem alguns modelos de negócios onde não há investimento financeiro - apenas de tempo e trabalho. Este pode ser um caminho para se iniciar neste negócio). Mas não se deve esquecer que o mundo dos negócio é essencialmente capitalista, e o Marketing de Consumo não foge a essa regra. Portanto o retorno, maior ou menor, tem relação direta com o valor do investimento que se destina ao negócio.

 

Os fatores acima mencionados, nem de longe, tem a pretensão de encerrar o assunto em termos de cuidados ao se afiliar nesta ou naquela empresa de marketing de consumo. Já existe um farto material acerca do assunto que se pode consultar, inclusive Teses e Dissertações, sites como o da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas e Central mmn, por ex.

 

Certamente o leitor há de ter outros meios e critérios de como avaliar esse negócio. No entanto, estes fatores são referenciais mínimos e fundamentais para balizar uma escolha minimamente segura.

 

Saiba mais em http://multinivelmarketing-lino.blogspot.com/

 

Saúde & Prosperidade Pra Você.

 

Anselmo Lino

http://multinivelmarketing-lino.blogspot.com/


Autor: Anselmo Lino


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