ALÉM DO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS
As pesquisas científicas têm comprovado que somente ler não é suficiente na construção de competências. Muitos buscam o aprimoramento intelectual com a incessante leitura. Os benéficos desse tipo de atividade são inegáveis, contudo, sozinhos não garantem, como muitos pensam, por exemplo, competências na esfera da produção textual.
Sabe-se que ler amplia a vocabulário, coloca o leitor em contato com variadas e interessantes estruturas frasais, proporciona a atualização, torna o homem mais humano e culto, fomenta o imaginário, etc. Essa lista é praticamente interminável. Então o que garante a construção de competências no campo da escrita?
Fiquei muito surpreso na primeira vez que ouvi o questionamento supracitado. Isso aconteceu numa aula com Dr. Antônio Flávio Moreira Barbosa no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, curso no qual recebi o título de mestre. Detalhe, o querido professor Antônio Flávio tem uma notória trajetória, ele é uma das maiores autoridades em educação no Brasil e mestre também com grande reconhecimento internacional no campo do currículo.
Títulos à parte, então seguiram na aula, como sempre, as sábias palavras do mestre doutor: "Escreve melhor quem escreve mais, não quem lê mais." Noutras palavras, os pressupostos teóricos de Perrenoud são aplicáveis também a escrita. Como afirma o teórico, a competência não é construída somente pelo conhecimento, entretanto, numa articulação desses saberes na esfera prática, teoria e ação são indispensáveis na construção de competências.
Enfim, para escrever melhor é preciso associar duas práticas: leitura e escrita.
Autor: Ednardo Monteiro Gonzaga Do Monti
Artigos Relacionados
Por Que As Pessoas Têm Dificuldade Na Escrita?
A ProduÇÃo De Texto
AnÁlise TemÁtica: As PrÁticas Investigativas No Processo De Letramento De Alunos Do Ensino Superior
Dificuldades De Interpretação Textual
A ProduÇÃo Textual No Âmbito De Suas Diversidades
Alfabetização, Leitura E Escrita E Suas Relações Com A Memória Escolar
Influência Da Leitura Na Escrita