Literatura Medieval, o início.



Medieval é um termo que se origina de duas palavras em Latim a primeira Med, quer dizer, "meio" e a segunda Eval, quer dizer "idade", ao pé da letra, Idade do Meio.

A literatura medieval pode ser descrita como o conjunto de obras escritas na Europa durante a Idade Média (que abrange mil anos de historia entre a queda do Império Romano em 476 d.c até o inicio da Renascença Florentina no final do século XV por volta de 1453 d.c.).

A literatura era composta nesta época por escritos religiosos e obras de autores anônimos.

O campo de estudo da Literatura Medieval é complexo, pois inicia-se nos escritos sagrados e vai até obras mais profanas.

Devido ao longo período de tempo e espaço a ser estudado é difícil em linguagem simples caracterizar a literatura medieval, com itens que caracterizam outros períodos.

Como o Barroco por exemplo, que foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, com data de inicio em meados do século XVI e final em meados do século XVIII. Possui como características o fervor religioso e a passionalidade da Contra-Reforma.

Periodicamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756. O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão, jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Com o período Medieval não é possível traçar essas características já que existem problemas de lingüística, e cultural pois as obras foram escritas por autores de varias nacionalidades da Europa, em varias línguas, sendo que nos escritos religiosos predomina o latim.

Exemplos desta diversidade cultural e lingüística pode ser visto em dois poemas clássicos da Literatura Medieval, o poema épico Beowulf escrito na língua anglo-saxã com emprego da aliteração;

"aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons de sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A assonância é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas."

"um exemplo de aliteração em líng ua portuguesa pode ser visto nesta estrofe de Fernando Pessoa -

Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Belindas, brandas
Brincam nos tempos das Berlindas
As vindas vendo das varandas

percebe-se a aliteração do L, B, D e V." Fonte: Wikipédia

Com 3.182 linhas, é o poema mais longo do pequeno conjunto da literatura anglo-saxã e um marco da literatura medieval.

O personagem Beowulf é lembrado até nos dias de hoje, onde teve sua historia contada em vários filmes de Hollywood.

Outro poema clássico muito lembrado é A canção dos Nimbelungos que foi escrito na Idade Media na língua alto alemão médio.

"O alto alemão médio é um ancestral da língua alemã moderna, e foi falada desde 1050 até 1500 . Alguns lingüistas preferem datar 1350 como o final do período do alto alemão médio, chamando ao período de 1350 a 1750 alto alemão moderno. Apos 1750, apenas Alemão" Fonte: Wikipédia

A história divide-se em duas partes: a primeira fala de Sigfrido e suas lutas como o famoso cavaleiro matador de dragões na viagem até a corte dos burgúndios, passando por suas aventuras para conseguir a mão da bela princesa Cremilda até sua morte por traição.

A segunda parte trata da vingança terrível arquitetada por Cremilda para vingar a morte de Sigfrido.

Este personagem também teve sua vida transcrita em filmes, um feito em 1923, e outro filmado em 2004 tendo o famoso ator Robert Pattinson (leia-se Crepúsculo e Lua nova) no papel de Sigfrido.

Estes dois exemplos ilustram bem o fascínio que as lendas européias exercem nos dias de hoje, e tais lendas são fruto da Literatura Medieval.

Inspiração: Medieval History Community

Autor: Jose Nelson De Paiva Matos


Artigos Relacionados


A Cultura Medieval

Os Estilos De época Na Era Medieval

A DiferenÇa Do Latim Vulgar E NÃo Vulgar

História Da Filosofia Em Uma Aula

Literatura Conteporãnia Brasileira: Modernismo, Diversidade Cultural E Niilismo

O Desenvolvimento ContemporÂneo Da ProduÇÃo LiterÁria Africana De LÍngua Portuguesa

NeurociÊncia, CogniÇÃo E Dislexia