CADERNO X COMPUTADOR



Tenho uma filha de quinze anos que cursa o primeiro ano do ensino médio em uma escola publica.Sou uma dessas mães que não perdem as reuniões de pais e mestres da escola e procuro estar sempre á par da vida escolar de minha filha.
Há alguns anos,não sei precisar quantos exatamente,tenho notado a crescente rejeição por parte dos professores quanto á aceitação de trabalhos escolares manuscritos.
Quando meus dois filhos mais velhos,de trinta e vinte e oito anos,estavam na escola,os professores,ao pedirem algum trabalho escolar que exigia pesquisa,só aceitavam os que fossem escritos de próprio punho,inclusive mapas e desenhos,hoje tenho notado que só são aceitos os trabalhos impressos.
Não sou uma pessoa antiquada,avessa a evolução tecnológica que avança com uma rapidez assustadora sobre a sociedade,mas penso que é mais proveitoso aos estudantes ,o jeito antigo de fazer trabalhos escolares,principalmente para os adolescentes que passam a maior parte de seu tempo na internet,com jogos e bate papos ou com seus celulares,I pods,Mp 123456789..............
A maneira que esses jovens e crianças se comunicam parece um código secreto,as palavras são substituídas por letras e figuras,e na maioria das vezes quando surge uma palavra inteira,ela está escrita de maneira errada.Entendo que a rapidez na comunicação é necessária,porem não devemos nos esquecer que a pratica traz a perfeição,então como é possível que jovens e crianças que ainda estão aprendendo á ler e á escrever possam praticar essas duas atividades usando códigos e figuras ,não seria o caso de pais e professores incentivarem a escrita e a leitura correta também nesses meios de comunicação?
Voltando aos trabalhos escolares,quantos alunos se deram ao trabalho de ler uma pesquisa que fizeram na internet,colocaram uma capa entregando ao professor,que talvez nem venha á ler o conteúdo? Na verdade acho que o nosso sistema de ensino precisa ser reformulado,pois fiquei sem ação quando certa vez sugeri á uma professora de português da minha filha ,que exigisse que os trabalhos pedidos por ela fossem manuscritos,ela me respondeu alegando que se fossem digitados tornariam mais fácil sua correção alem de proporcionar ao aluno intimidade e experiência em informática.
E aí pergunto : pra servem as aulas de informática?
Acredito que só o fato de ler e copiar uma pesquisa, mesmo que esse aluno dispense pouca atenção ao conteúdo,acaba por fixar em suas mentes ,informações e conhecimentos que lhes serão úteis um dia,sem contar a pratica que adquirem ao escrever corretamente.
Infelizmente acho que nosso sistema de ensino está falido e nossos professores em sua maioria, estão despreparados e desmotivados.Não há mais interesse por parte dos mestres em ensinar á nossa juventude valores culturais,morais,sociais nem valores éticos,muito menos religiosos.
O que vai ser desta juventude?Por isso proponho aos pais :Vamos fazer nossa parte,começando pela volta de trabalhos manuscritos nas escolas,pelo menos os de Língua Portuguesa.

Autor: Sandra Oliveira


Artigos Relacionados


Quando As Atividades Pedagógicas Ultrapassam Os Limites Da Escola, O Que Fazer?

"jovens Brasileiros Sem Perspectivas De Furturo"

Estudar? Pra QuÊ?

Trabalhos De Escola Para Filhos Ou Pais?

• A Necessidade De Domínio Das Novas Tecnologias, Adequando-as A Realidade Escolar.

Meu Lixo LiterÁrio

A Utilização Da Informática Básica Na Prática Pedagógica