Sistemas de Telecomunicação



SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÃO
TRABALHO DE INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA

Desenvolvido por:Rita Menezes // Diego R.M.R. Pinto // Diniz Nagnola//Reynaldo


INTRODUÇÃO


SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES

"SISTEMA Combinação de partes que, coordenadas, concorrem para certo fim.

TELECOMUNICAÇÕES s.f. comunicação à distancia/Transmissão ou recepção de sinais, sons ou mensagens por via elétrica ou eletrônica (fio, telefonia, radio, radiotelegrafia, televisão, radar). / Serviço que agrupa todas as transmissões e processos de localização eletrônica."


"Sistemas de telecomunicações são sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados."

TELEGRAFO


O envio de mensagens codificadas remonta à antiguidade. É conhecido que o homem já usava e dominava os sinais de fumaça desde a Grécia antiga. Contudo, não precisamos ir tão longe na historia para constatar o uso de sinais que podem ser vistos de longe. A marinha norte americana até hoje usa um código consistido de bandeiras e sinais luminosos para se comunicar.
Entretanto, todos os sistemas antes do Telégrafo dependiam de sinais visíveis. A telegrafia foi um grande avanço porque possibilitou a comunicação instantânea entre duas pessoas que se encontravam fora do alcance visual uma da outra.
Muitas experiências foram feitas, mas só a de Samuel F. B. Morse (1791-1872) obteve êxito. Ele não só inventou o Telegrafo, como concebeu o código Morse, que é a linguagem empregada na comunicação via telegrafo.
O invento de Morse foi apresentado ao presidente Martin Van Burem, em 21 de fevereiro de 1838 e, por volta de 1843, foi criada e colocada em funcionamento uma linha telegráfica entre Washington e Baltimore. Já a primeira linha intercontinental foi inaugurada quinze anos depois, com uma mensagem de noventa palavras da Rainha Vitoria ao então Presidente James Buchenam.


TELEFONE


Já no dia 14 de fevereiro de 1876, ocorreu um fato inusitado. Foi quando Elisha Gray (1835-1910) dirigiu-se ao Escritório de Patentes de Nova York para registrar seu Telephone, e surpreendeu-se com a noticia de que ele já havia sido registrado, duas horas antes, por Alexander Grahan Bell(1847-1922)! Enfatizo que o telefone foi, de fato, concebido de forma independente por dois inventores norte-americanos. A diferença entre os projetos era de que o telefone de Gray possuía o primeiro receptor eletromagnético de diafragma em aço inventado anos antes(em 1874); no entanto, o transmissor que Bell conseguiu projetar realmente funcionava.
Uma historia famosa sobre a primeira chamada telefônica inteligível data de março de 1876, quando Bell derrubou um pouco de acido na roupa ao limpar a bateria e disse ??Venha aqui Watson. Quero falar-te". Em outra sala, junto ao receptor conectado ao transmissor projetado por Bell, estava Watson ouvindo a primeira frase inteira, sem interrupções, que chegara do outro lado de um telefone. O que se segue é a criação da hoje AT&T, que se tornaria a maior empresa de telefonia do mundo.
No Brasil, o primeiro telefone foi feito para o entusiasmado Dom Pedro II, que encomendou-o ao vê-lo em uma feira de inventos, e instalado em novembro de 1879 no Palácio de São Cristóvão- RJ.

Outros dados interessantes:

1877?> Hartford, Connecticut, EUA. Primeiro Sistema de Telefonia (estação telefônica).

1879?> Londres, Inglaterra.Primeira Estação Telefonica Intercontinental.

1891?> invento de Almon Strowger. Kansas, EUA. Primeira Mesa de Telefone Automatica.

1889?> Primeiro telefone com ligações com cobrança através de ficha criado por Willian Gray. Hartford,Connecticut, EUA.

1923?> Primeiro telefone de disco projeto de Antoine Barnay, França.

CELULAR


A American Telephone and Telegraph?s (AT&T), através da subdivisão Bell Laboratories, começou a testar um sistema de telefonia móvel baseado em regiões geográfica de forma hexagonal chamadas células. Conforme o carro do indivíduo que tivesse realizado a chamada passasse de uma célula para outra, um sistema de comutação automática faria a transferência da chamada para outra célula sem interrupções.
Deste experimento criou-se o celular, sendo que com o passar dos anos, ele foi usando varias tecnologias, subdividindo-se em gerações. Estamos agora na 3G. Sendo entendido que, faz parte da 1G: sistema analógico AMPS. Consiste na 2G: sistemas digitais TDMA, CDMA. E a 2.5G: sistemas digitais com chip GSM, EDGE,GPRS. 3G: sistemas digitais com padrão de decodificação superiores UMTS, HSDPA, WCDMA.

Alguns dados interessantes sobre essas tecnologias:

AMPS (Advanced Mobile Phone Service): tecnologia de 1ª geração desenvolvida pela AT&T Bell Laboratories em meados dos anos 70. Comutdo só instalada comercialmente em |Chicago em 1983. Só permite transmissão de voz. Opera na faixa dos 800 Mhz.

Outros Sistemas moveis celulares de 1ª Geração dos quais não conseguimos muitos dados...
ANO
SISTEMA
PADRÃO
PAÍS
1978 (1984)
AURORA 400(800)
-
CANADÁ
1979
NTT 800
Japanese NTT 800 e 450 Mhz Systems
JAPÃO
1983
AMPS
Advanced Mobile Phone System
EUA
1985
NAMPS
Narrowband Advanced Mobile Phone System
EUA
1985
C System
German Digital System
Alemanha
1985
TACS
Total Access Celular Systems
Reino Unido
1984
RMTS
Italian System
Italia

TDMA (Time Division Multiple Access): Esta tecnologia digital divide os canais de freqüência em até 6 intervalos de tempo diferentes e cada usuário usa um espaço especifico para impedir problemas de interferência. Opera na faixa dos 850 MHz.

CDMA(Code Division Multiple Access): Criada em 1993, entrou em operação em 1995. Sistema digital que permite o acesso de muitos usuários simultaneamente em um único canal de estação radio-base aumentando assim a capacidade da rede. São suscetíveis a clonagem. Opera nas freqüências de 850 a 1900 MHz.

GSM (Global System for Mobile Comunication): Desenvolvida na Europa em 1985 e começou seus funcionamentos em 1991 na Finlândia. Hoje é adotada em boa parte do mundo. Diferencia-se das outras tecnologias pelo uso de cartões de memoria, popularmente chamados de "chip" nos aparelhos, possibilitando assim levar as características do assinante para outro aparelho de mesma tecnologia. Opera nas faixas de 400, 450, 850,900,1800 e 1900 MHz.

GPRS(General Packet Radio Service): É o que permite a conexão da maior parte dos smartphones e celulares á internet. Seu padrão de transmissão obedece a ideia original da RAND, enviando por pacotes e é a evolução da tecnologia GSM em 2,5G. Essa tecnologia oferece velocidades maximas de dados de 115kbps. Os dados são divididos em pacotes para transmissão, o que favorece os usuarios pois prove uma conexão permanente de dados e assim não é necessário entrar no sistema cada vez que se desejas ter acesso aos serviços de dados. Outra vantagem é que só se paga pelos dados e não pelo tempo de permanência no ar e nem pelo tempo de carregamento. Criado em 2000.

EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution): Sua classificação como tecnologia de 2,5 ou 3G é bastante controversa. Também baseada nos princípios dos pacotes, o EDGE transmite dados em velocidades muito maiores de que sua antecessora ( três ou quatro vezes mais). Em números, sua velocidade pode chegar a até 384kbps, e sua taxa media de transferencial varia entre 110 e 120 kbps, elas são rapidas o suficiente para garantir que serviços avançados como streaming de audio e video e dowload de arquivos pesados sejam feitos com segurança. O EDGE também suporta serviços "push-to-talk". 1xRTT(Radio Transmission Technology ): É a evolução do CDMA one. Muitos o consideram uma tecnologia de 3G pois o padrão de taxas de transmissão são superiores a 144kbps. Essa tecnologia preparou terreno para a transmissão em alta velocidade e fornece total conectividade sem fio á internet. Utiliza a mesma técnica de modulação usada na interface aérea do CDMA. Criada em 2001.

UMTS (Universal Mobile Telecomunications Service): Criada em 1999.É a evolução do GSM. Contudo, seu acesso por radio é semelhante á tecnica usada na tecnologia CDMA. Por isso, é comum que seja chamado de WCDMA. Opera nas faixas de 850, 1700, 1900 e 2100 Mhz. A UMTS é baseada em IP e suporta pacotes de voz,dados e vídeos (essa tecnologia permite a videoconferência) de até 2Mbps. Sua velocidade media é de 220-320 kbps. Tecnologia compatível com a EDGE e a GPRS.


1xEV-DO (Evolution, Data- Optimized): É a evolução do CDMA, possui performance parecida para transmissão de dados com picos de 2,4 Mbps. Portadoras distintas são nescessarias para dados e voz neste novo sistema. Pode ser usada em telefonia fixa. Sua taxa de transmissão é de 300 a 500kbit/s. Opera nas faixas de 800 e 1900 Mhz. Reconhecido no ano de 2000.

Outros Dados:

1924?>Primeiro Telefone Movel. Feito pela Bell Telephone Company (AT&T), para a policia de NY.

1946?>Primeiro Telefone Movel de uso Comercial desenvolvido pela AT&T,St. Louis, EUA.

Comunicação Eletronica sem Fio


Não podemos falar de celular sem falar de comunicação eletronica sem fio. Grandes avanços foram feitos, mas, antes, se o condutor (fio) se quebrasse, a comunicação seja via telefone ou telegrafo,não poderia ser completada. Então, as ondas de radio foram descobertas pelo alemão Heinrich Hertz(1857-1894) em 1887. Com o descobrimento, o fisico italiano Guglienmo Marconi (1874-1937) resolveu aplicar o uso das ondas radiofonicas na comunicação e, em 1895, transmitiu uma mensagem eletronica sem fio por uma distancia de 2,4km, perto de sua casa em Bolonha, Italia.
Vale lembrar que experimentos como este já tinham sido feitos no Brasil em 1893 pelo padre jesuita e cientista Roberto Landell de Moura. O Experimento de Landell consistiu em transmitir sua voz atraves de uma valvula amplificadora com três eletrodos, inventada e fabricada por ele, da Av. Paulista ao Alto de Santana, em São Paulo, numa distancia de 8 km. Contudo, sua genialidade não foi compreendida no Brasil, onde fora visto como um louco, no entanto seus três inventos foram patenteados nos EUA. O "transmissor de ondas", o "telefone sem fio" e o "telegrafo sem fio" permaneceram desconhecidas até o centenário da experiência (1993), quando o cientista foi reconhecido e homenageado.

Outros dados importantes:

28 de março de 1899?> Marconi transmite a primeira mensagem internacional sem fio por uma distancioa de 50km entre Dover, Inglaterra e Wimereux, França.

12 de setembro de 1901?> Marconi fez a primeira transmição sem fio intercontinental entre Poldhu, na Inglaterra e Newfoundland, no Canadá, a 3380km de distancia.

1904?> Primeiro sistema de comunicação entre embarcação e estação costeira, navio a vapor Cunard.

RADIO

O Radio não seria possível sem a descoberta das ondas radiofônicas, as experiências de Landell e as invenções do microfone e o Diodo. Esse último um invento de Sir John Fleming(1849-1945), consistia de um tubo a vácuo que contém elétrodos, um cátodo e um ânodo, onde o ânodo é carregado alternadamente entre positivo e negativo conforme recebe as ondas de radio. O inventor Lee de Forest (1873-1961) aperfeiçoou o projeto de Sir. Fleming ao acrescentar um terceiro elétrodo (grade de controle). Este acréscimo aprimorou tanto a transmissão como a recepção.
A ideia de programas de radio para uma audiência maior só foi possível com o barateamento do aparelho, que aconteceu graças a descoberta de que os cristais de galena eram muito sensíveis às ondas de radio, e passaram então a serem usados em um novo receptor como detector. De Forest então desenvolveu rádios funcionais para uso domestico usando seu Tubo de Audion.
A primeira transmição de um programa de rádio aconteceu diretamente do Metropolitan Opera House, em Nova York, em 13 de janeiro de 1910, com o tenor Enrico Caruso (1873-1921) cantando a Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.

Outros dados:

1916?> Lee de Forest instala uma estação emissora experimental em NY.

1919?> 1º emissora popular de radio é inaugurada em Roterdã.

1919?> 1º emissão radiofônica realizada no Brasil pela recém criada Radio Clube de Pernambuco.

1922?> 1ª emissão radiofônica oficial no Brasil.

1922?> 1ª emissão radiofonica de ondas curtas. EUA-Londres.

1925?> Criada a Union Radiotélégraphique Internationale para regulamentar as freqüências.

1947?> John Bardeen, Walter Brattain e Willian Shockley inventam o transistor.

TELEVISÃO


Visava-se a construção de um aparelho que transmitisse/recebesse instantaneamente imagens em movimento através de grandes distancias. Em 1817 descobriu-se o elemento selênio, e que o mesmo elemento é fotosensível, assim como os compostos de prata.
Em 1884, o alemão Paul Nipkow (1860-1940) conseguiu um modo de converter imagens em linhas paralelas de varias intensidades. A principio, televisão era o processo de gravar e transmitir tais imagens por meio de células de selênio. Até que John Logie Baind (1888-1946) construiu o primeiro aparelho de TV. Antes, em 1923, o engenheiro escocês patenteou seu sistema de TV de oito linhas que seria usado em seu televisor, apresentado pela primeira vez numa transmissão televisiva pública no Reino Unido.

Outros Dados:

1922?> Zworykin tira patente do iconoscópio, invento que possibilitaria a tv eletrônica.

1928?> 1ª transmissão intercontinental. Londres a NY. Usando ondas curtas.

1928?> 1º sistema de televisão em cores.

1930?> A BBC começou a transmitir regularmente sua programação.

1930?> Nova versão do televisor foi posta no mercado.

1935?> Transmissor de Televisão Francês instalado na Torre Eiffel.

1936?> RCA instala transmissor no topo do Empire State Building.

1939?> 20 mil telespectadores no Reino Unido.

Fim da dec.40 e inicio da dec. De 50?> O televisor se torna um aparelho domestico comum.

1954?> televisor em cores entra no mercado.

1968?> Sony desenvolve e lança o sistema Trinitron de cores.

SATÉLITE


O engenheiro e escritos de ficção cientifica inglês Arthur Clarke imaginou, em 1945, o processo de ricochetear ondas de radio microondas a partir de objetos no espaço. Mau sabia ele que, doze anos depois, em 1958, sua imaginação se tornaria realidade com o lançamento do satélite SCORE (Signal Comunication by Relay Equipament- comunicação por sinal através de equipamento repetidor em orbita) do exercito norte-americano.
Muitos outros satélite foram lançados para fins bélicos e outros tantos para a comunicação planetária.
Atualmente, as transmissões telefônica, televisiveis e até o serviço de internet são realizadas por meio de uma enorme rede de satélite de comunicação em orbitas geosestacionarias ao redor da Terra. Graças aos satélites foi possível viabilizar a comunicação instantânea em escala mundial e razoavelmente barata.

Dados importantes:

10.07.1967?> Lançamento do 1º satélite comercial. O Telstar 1 foi construído pela Bell Laboratories AT&T e lançado pela NASA. Pesava 79Kg e continha 1064 transmissores.

1965?> Intelsat F-1. 1º satélite da rede mundial de satélites de comunicação internacional. Parceria Consat e Intelsat.

1976?> Lançamento do constar 1- da consat.


INTERNET


Com o avanço da guerra fria no final da década de 50, começou-se a aumentar a preocupação com a possibilidade de uma Guerra Nuclear. E surgiu a necessidade de encontrar uma forma de os militares se comunicarem e controlarem seus mísseis e bombas após o ataque nuclear. Paul Baran, da agencia governamental norte americana RAND propôs a execução de uma rede em que ?pacotes? de dados pudessem ser enviados de um computador para outro, até atingirem seu destino final.
Anos depois, em 1965, começou-se a desenvolver a rede de computadores ARPAnet (parceria ARPA e departamento de defesa dos Estados Unidos) e, em 1969, quatro universidades americanas já estavam conectadas: o Instituto de Pesquisa de Stantford; a Universidade da California em Los Angeles (UCLA), a Universidade da California em Santa Barbara e a Universidade de Utah.

Outros dados interessantes:

1972?> 1º programa de e-mail, criação de Ray Thompson.

1973?> 24 centros interligados.

1976?> 1º e-mail Real- Rainha Elizabeth.

1º de janeiro de 1983?> uso da linguagem única TCP/IP criada por Bob Kahn e Vicent Cerf.

1º de janeiro de 1983?> A ARPAnet dava lugar à Internet, termo usado pela 1ª vez por Kahn e Cerf.

1996?> 40 milhões de internautas em 150 países.

BIBLIOGRAFIA

Yenne, Bill. 100 invensões que mudaram a historia do mundo- Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Koogan/Houaiss, Enciclopédia e Dicionário Ilustrado,4ed, Rio de Janeiro: Seifas, 1999.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_telecomunica%C3%A7%C3%B5es#column-one em 15.09.2008.

http://64.233.169.104/search?q=cache:P9QLM0o7-FcJ:www.cin.ufpe.br/~pab/arquivos/negocios/Linha%2520do%2520Tempo.doc+data+da+cria%C3%A7%C3%A3o+da+tecnologia+cdma&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br em 20.09.2008


Case

www.guardian.co.uk
www.roke.co.uk
www.powerwatch.org.uk
www.radar.co.uk


ANEXO1
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O QUE FALAMOS

Sistemas de Comunicações

INT.--> Ora feita por cartas ou por mensageiros ora feita por fumaça ou sinais luminosos ou sonoros, a comunicação sempre foi essencial para os humanos.

Remonta a Grécia antiga o registro de que Clitemnestra soube da derrota de Tróia por Agamenon, em 1084a.C por meio de uma série de fogueiras acessas em uma colina distante. Mais recentemente, na descoberta das Américas, observou-se que os nativos norte-americanos usavam um sistema de transmissão de mensagens empregando baforadas de fumaça visíveis a quilômetros de distancia, e os navios ainda hoje utilizam uma série de bandeiras e sinais luminosos para se comunicar.

Num belo dia do sec.18, veio a ideia de enviar mensagens por longas distancias por meio de eletricidade, e daí nasceu a semente da primeira ideia que, regando-a de informações e conhecimento, tornou-se telegrafo, telefone,internet, satelite, e tudo o mais que pode ser usado para comunicar.

Inclusive, vamos consultar o dicionario....
"SISTEMA Combinação de partes que, coordenadas, concorrem para certo fim.

TELECOMUNICAÇÕES s.f. comunicação à distancia/Transmissão ou recepção de sinais, sons ou mensagens por via elétrica ou eletrônica (fio, telefonia, radio, radiotelegrafia, televisão, radar). / Serviço que agrupa todas as transmissões e processos de localização eletrônica."

"Sistemas de telecomunicações são sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados."

Agora, vamos explorar um pouco a historia e descobrir como foi o desenvolvimento desses sistemas....

Telegrafo

INT.--> O telegrafo é a maquina que envia mensagens codificadas por longas distancias por meio de eletricidade.

Tele= distante
Graphein= escrever

Telegrafo vem do grego telegraphein.



séc.18--> Antes, todos os sistemas de comunicação dependiam de sinais visíveis. A ideia de enviar mensagens codificadas por meio de eletricidade data do inicio do séc.18.


1774--> Georges Louis Lesag desenvolveu na suíça uma maquina que transmitia sinais elétricos por meio de fios separados, cada um dedicado a uma letra do alfabeto. "C.M.", misterioso escritor francês já tinha divulgado esquema similar em 1753.

1791--> Chappe usou o termo telegrafo óptico para descrever seu sistema de retransmissão de mensagens que usava uma serie de torres. A mensagem era vista de uma torre pela torre seguinte e assim por diante. O sistema de Chappe compreendia uma fileira de 120 torres que podia levar uma mensagem de paris ao mediterrâneo em menos de uma hora. , tempo muito menor do que o empregado pelo cavalo mais veloz.

4º--> Código Morse. Invento de Samuel Morse que consistia em uma serie de toques numa chave que realizava um contato elétrico especial. Cada letra do alfabeto Morse combinava rápidos toques-pontos com longos contatos-traços, e esse sistema tornou-se a 'linguagem' universal do telegrafo.

21.02.1838--> Apresentação do primeiro telegrafo de Morse ao presidente Martin Van Burem.




1843--> 1ª linha telegráfica interestadual (Washington-Baltimore) foi posta em funcionamento.

1850--> Inglaterra e Suíça foram ligadas à Europa continental através de cabos submarinos.

1858--> Europa e América do Norte foram conectadas por cabos submarinos. Newfoundland e Irlanda. A linha foi inaugurada com uma mensagem de 90 palavras da Rainha Vitoria ao Presidente James Buckanan.

Telefone

É provável que nenhum outro meio de comunicação tenha revolucionado tanto a vida das pessoas como o telefone, simplesmente o telefone é um sistema que converte sons (em particular a voz humana ) em impulsos elétricos de várias freqüências e depois em tom similar a voz original.

1831--> Faraday provou que as vibrações de metal poderiam ser convertidas em impulsos elétricos.

1861-->A descoberta de Faraday foi usada em um sistema para transmitir som.


1861--> Johann Philip Reis, na Alemanha, tinha construído um aparelho simples que conseguia converter som em eletricidade e novamente em som, esse aparelho possuía diversas falhas e nunca foi totalmente desenvolvido.

Fevereiro de 1876--> Ocorreu um fato inusitado! Foi quando Elisha Gray dirigiu-se ao escritório de patentes em NY para registrar o seu telefone. Só que ele já tinha sido registrado 2 horas antes por Graham Bell. Um fato curioso é que o telefone foi desenvolvido de forma independente por dois inventores Norte-Americanos, a diferença entre os projetos era que o telefone de Gray possuía o receptor eletromagnético de diafragma em aço inventado anos antes (1874). No entrando o transmissor de Bell realmente funcionava.

Março de 1876--> Essa historia é famosa e não pode ser ignorada, é quase uma lenda sobre a primeira chamada inteligível. Foi quando Bell derrubou estava limpando a bateria de seu telefone e derramou um pouco de acido na roupa. Ele disse, em sua simplicidade 'Venha aqui Watson. Quero falar-te". Em outra sala, junto ao receptor conectado ao transmissor


projetado por Bell, estava Watson ouvindo a primeira frase inteira, sem interupções, que chegara do outro lado de um telefone. O que se segue é a criação da hoje AT&T, que se tornaria a maior empresa de telefonia do mundo.

Novembro 1879--> Brasil, o primeiro telefone foi construído para o entusiasta Dom Pedro II pela Western and Brazilian Telegraph Company. E instalado em seu Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista- RJ.

1877 --> Hartford, Conectcut, E.U.A, O primeiro sistema de telefonia ( Estação telefônica ) foi instalado.

1879--> Estação telefônica inaugurada em Londres.

1889-->William Gray, de Hartford, patenteia o primeiro telefone com cobrança através de ficha.

1891-->É patenteada a primeira mesa de telefone automática feita por Almom Strowger, de Kansas.

1892-->Instalada a primeira mesa de telefone automática.

1923--> Anthony Barney, França, primeiro telefone de disco.

Celular
1924?>Primeiro Telefone Movel. Feito pela Bell Telephone Company (AT&T), para a policia de NY.

1946?>Primeiro Telefone Movel de uso Comercial desenvolvido pela AT&T,St. Louis, EUA.

anos 70--> desenvolvida tecnologia AMPS
1978--> criação do sistema AURORA 400 no Canadá.
1979--> criado NTT 800. Sistema de tecnologia japonesa que opera na faixa dos 450Mhz.
1983--> Tecnologia AMPS instalada comercialmente em Chicago-USA. Faixa dos 800 Mhz.
1984--> criado o sistema italiano RMTS.
1984--> colocado em funcionamento o AURORA 800 no Canadá.
1985--> Colocado em funcionamento o NAMPS nos EUA.
1985--> A Alemanha cria seu sistema C System.
1985--> criado o sistema GSM.
1987--> TDMA. Faixa dos 850 Mhz.
1993--> criada a tecnologia CDMA. De segunda geração.
1995--> tecnologia CDMA posta em funcionamento.



1999--> Criado o sistema UMTS (WCDMA)
2000--> reconhecido o sistema 1xEV-DO
2000--> criado o GPRS
2001--> Criado o sistema EDGE

Internet

Int.-->Uma curiosidade: a Internet foi desenvolvida devido ao medo dos norte-americanos, que estavam em plena guerra fria(fim da déc.50),de um ataque nuclear.

Inicio déc.1960--> A RAND, a pedido da força aérea norte americana, começa a desenvolver uma forma de comunicação e controle de misseis e bombas para o caso de ataque nuclear. Paul Baram propõe a execução de uma rede em que 'pacotes' de informação pudessem ser enviados de um computador para outro até atingir seu destino final.

1965--> Criação da ARPAnet rede de computadores da agencia ARPA integrada ao departamento de defesa dos EUA.

1969--> As universidades americanas Instituto de pesquisa de Stanford; a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); a Universidade da Califórnia em Santa Barbara e a Universidade de Utah se conectam a rede ARPAnet.

1972--> Criado o primeiro programa de e-mail para o envio de mensagens eletrônicas. Criação de Ray Thompson.

1973--> A ARPAnet se conectou ao University College de Londres- Inglaterra. E com o Radar Real da Noruega.

1974--> 24 centros Universitarios e de Pesquisas conectados à rede ARPAnet.

1976--> A Rainha Elisabete entrou on-line e enviou o primeiro e-mail Real.

Varias outras redes foram surgindo.

1983--> A linguagem unica, o protocolo TCP/IP, invenção de um grupo de americanos liderados pelos pesquisadores Bob Kahn e Vint Cerf, passou a ser usado no mundo todo.


1983--> A ARPAnet deu lugar a internet, termo usado primeiramente por Kanh e Cerf, uma vez que todas as redes estavam interligadas.

1996--> A internet possuia cerca de 40 milhoes de internautas de 150 países conectados e esse numero não para de crescer.


ANEXO2
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
POWER POINT


ANEXO3
CASE
CELLDAR
Um pouco sobre radares....

O Radar também é um sistema de telecomunicações. Embora não abordado em primeira instância por seu uso militar, agora se torna mais interessante devido ao uso que iremos lhes apresentar hoje.
Antes, contudo, gostaria de expor sobre o seu funcionamento para que fique mais claro o que será discutido.
O Radar é uma sigla que vem do inglês e sua tradução é detecção e telemetria pelo radio. E é um dispositivo que permite detectar objetos a distância que, dependendo da utilização usuário-receptor, pode ser longa, média ou curta.
Ele funciona por ondas eletromagnéticas denominadas pulsos que são enviadas em determinada direção e parte desses pulsos voltam, quando encontra um objeto. Por meio de cálculos complicados feitos pelo aparelho, se pode afirmar a localização e o tamanho do objeto encontrado.
Até pouco tempo, só existiam dois tipos de Radar primários: os mono- estáticos, que são os mais comuns;e os biestáticos, onde as antenas de recepção e transmissão são separadas. Também, existe o radar secundário que funciona como um transponder e é quase que um sistema de telecomunicações via código. Contudo, agora, nós temos uma novidade que está causando polêmica no meio internacional. São os radares Multi-estáticos. O primeiro deles (e o único por enquanto) é o Celldar.


O Celldar
Celldar é uma mistura de "celular" + "radar" e é capaz de ver e interpretar sinais das estações base de telefonia celular e interagir com objetos como carros, caminhões ou aviões. Isso sem citar pessoas, animais, eletrodomésticos e tudo o mais que um radar pode rastrear, ou seja, quase tudo que ande ou exista.
Está sendo desenvolvido por um conjunto de empresas encabeçadas pela Siemens Reino Unido. Faz parte também a Roke Turismo de Investigação.
Desde o fatídico 11 de setembro, o mundo teme terroristas e muitas ações foram tomadas a esse respeito. A comunidade Britânica instalou câmeras de vigilância estilo "Big Brother" que permeiam o país, e agora, serão vigiados pelos seus próprios celulares.
O sistema é simples e muito mais barato do que um radar. Para ilustrar, o radar mais barato (e antigo) disponível no mercado internacional para o uso militar está por volta de $5000,00, já os aparelhos necessários para o radar novo custam $3076,00.

Como funciona?
Todos os tipos de radar detectam objetos que descarregam por ondas de rádio, algumas das quais estão refletidas em um receptor, que após análise revela a distância, velocidade e às vezes o tamanho dos objetos. Celldar adere a estes princípios básicos.
Contudo, ao contrário dos tipos mais comuns de radar, Celldar é um sistema de radar multi estático, o que significa que o dispositivo de transmissão (telefone móvel-->estações-base) e o dispositivo de recepção não estão no mesmo local. Isso é uma vantagem, principalmente em tempos de combate ao terrorismo, além disso, Celldar é o primeiro sistema que se utiliza de redes de celular como um sistema de radar.
A natureza deste regime camuflado (Antenas de GSM, que geralmente estão camufladas para não interferir na paisagem urbana) é certamente um bônus, mas o custo deste sistema é muito apelativo. Uma vez que a maior parte da Europa já está coberta com transmissores de celular, a maior parte do custo de implantação foi concluída. Em um teste da tecnologia desenvolvida por Roke, a empresa acompanha o uso de dois aparelhos celulares, que atuaram como receptores, a um computador com conversores para digitalizar os sinais dos telefones. O sistema funciona quando um telefone celular pode pegar um sinal. Usando receptores apenas nas antenas das estações celulares, os usuários da nova tecnologia poderiam achar-se em áreas de centenas de quilômetros de distância e se guiar, por exemplo, até um museu, mostrando qualquer movimento de veículos e pessoas. Como um GPS. Ainda, segundo o Gerente da equipe que desenvolveu o produto, qualquer aeronave que voar em qualquer lugar ao longo de um continente seria detectável.
CELLDAR multiusos prorrogado por radar estático detecção e tratamento de dados para o monitoramento, identificação e cueing de objetos em movimento em campos celulares. O investimento maciço no mundo em tecnologia celular e a capacidade de explorar os vastos campos eletromagnéticos criados apresenta uma oportunidade para CELLDAR para oferecer alto desempenho, de longo alcance e baixo custo a detecção de objetos em movimento no espaço, em tempo real, às comunidades de utilizadores. CELLDAR utiliza no radar freqüências associadas com as atuais transmissões de telefonia móvel (GSM 900, 1800 e 1900) e no futuro transmissões (3G).
A capacidade de tecnologia estende por todos os domínios e será um fator-chave para, no futuro, comando e controle, comunicações, informática, inteligência, vigilância e reconhecimento, soluções. Engloba -por exemplo- a detecção de helicópteros ou de veículos que circulam na folhagem; de pequenos objetos marítimos, tais como periscópios; e até aviões, que de outra forma seriam invisíveis aos tradicionais mono ou bi estático através da exploração da tecnologia stealth, que é a tecnologia usada em aviões e navios para não serem detectados pelos radares.

Autor: Rita Menezes


Artigos Relacionados


Telefonia Celular Em Detalhes - Parte Iii

O Funcionamento Do Telefone Celular

Evolução Telefonia Móvel

O Celular De A A Z - Parte Ii

O Celular De A A Z

Telefonia Celular Em Detalhes

Telefonia Celular Em Detalhes - Parte Ii