FANTASIA RELIGIOSA



Fantasias religiosas

Fantasia é um ato do imaginário, uma alucinação. Muitas vezes fruto de uma mente doentia e perversa outras vezes de religiosos piedosos na busca de uma experiência extra-sensorial. Alguns tipos de percepção extra-sensorial são:

·Telepatia - capacidade de ler o pensamento de outra pessoa.

·Clarividência - capacidade de "ver" objetos e eventos em outros lugares.

·Premonição - capacidade de ver o futuro.

·Retrocognição - capacidade de ver o passado distante.

·Mediunidade - capacidade de se comunicar com espíritos de mortos.

·Psicometria - capacidade de obter informações sobre uma pessoa em outro lugar.

·Glossolalia - é um fenômeno que se crê expressar-se em uma língua desconhecida.

Cada vez mais tem se multiplicado as religiões e crenças. A globalização, os meios de comunicação eficientes, velozes e cada vez mais popular tem colocado a disposição de todas crenças exóticas. E os demônios que não são bobos investem seus esforços para embotar a mente humana da sua razão e inteligência espiritual. As pessoas embarcam em suas fantasias espirituais e se deixam enganar.

A Bíblia nos alerta sobre esta onda nos tempos do fim. Jesus diz que muitos virão em seu nome, e, o que é frustrante é que muitos crerão.

Pseudos pastores, Bispos, missionários, apóstolos, etc. se apresentam e milhares se deixam enganar. Outras vezes são religiões estranhas, praticadas por povos primitivos, outras são crenças sofisticadas, modernas como aConscienciologia.

Trata-se de pessoas doentes espirituais e emocionais. Diria que sofrem de pseudolalia. Pseudolalia é uma mentira compulsiva resultante dum longo vício de mentir. A pessoa mente por mentir. Uma somatização psicogenética por autocompensação.São mecanismos comuns de defesa para alguém carências afetiva, de compreensão, de atenção, de diálogo harmonioso,etc. Uma pessoa num grupo onde é status espiritual falar língua estranha e a maioria fala, tem a possibilidade de pseudolalia freqüente.

Tais fantasias religiosas são muito mais comum do que pensamos. Eles estão junto de nós, nos nossos grupos, mentindo para si mesmas para obter aceitação, buscando alguma compensação. Argumentam tenazmente para não deixar margem de dúvida de que realmente são o que o que aparentam ser e crer, mas na verdade trata-se de uma fantasia.

Romildo Nunes MendesPsicanalista clínico e pastor batista


Autor: Romildo Mendes


Artigos Relacionados


Vento

15 De Outubro

Saber Viver

Poesia

A Destinação Da Sabedoria

Inexplicável

Minha InfÂncia