RELATÓRIO DE VISITAÇÃO TÉCNICA



A apresentação dos resultados obtidos das visitas técnicas, realizadas no período de 17, 18 e 22 de setembro de 2009, nos horários das 7h às 12h, ao Laboratório de Química Orgânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por um grupo de alunos inscritos na disciplina Português II, do curso de Licenciatura Plena em Química dessa mesma instituição, consiste em uma análise sobre o descarte de rejeitos químicos produzidos durante as aulas práticas e pesquisas.

Tendo como objetivo principal a inclusão, na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química, de uma disciplina que promova uma consciência ambiental nos alunos e que os ensine a tratar ou reciclar os rejeitos químicos e a água. A metodologia utilizada foi: visitas ao laboratório; aplicação de questionários aos alunos, professores e técnicos; filmagens e fotos das aulas práticas. Obtiveram-se como resultados mais significativos que a maioria dos questionados tem consciência dos danos que o descarte inadequado dos rejeitos químicos pode causar, porém, não sabem como fazer para evitá-lo e acha importante também a criação de uma disciplina que os ensine a reutilizar e tratar tais rejeitos.

Com isso, espera-se que os resultados aqui apresentados possam ajudar na conscientização, adequação dos laboratórios e na criação da disciplina no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O tema "Rejeitos químicos laboratoriais: tratamento e conscientizações ambiental e curricular" foi escolhido devido à observação feita em aulas laboratoriais na disciplina de Química Experimental, nas quais os rejeitos químicos, como, por exemplo, pequenos experimentos feitos em laboratório, cujo intuito é apenas disciplinar e, logo em seguida, têm sido descartados na rede fluvial sem nenhum tipo de tratamento prévio. Foi observado, também, que em tais aulas havia um grande desperdício de água devido a destilação1 da referida.

Segundo artigo apresentado no I Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte ? Nordeste de Educação Tecnológica Natal/RN ? 2006 por Djeson Mateus Alves da Costa e José Américo Grilo, do Departamento de Formação de Professores - CEFET-RN, e Alessandra Agna Araújo dos Santos, do Departamento Acadêmico de Tecnologia Industrial ? CEFET-RN, estima-se que, aproximadamente, esse desperdício esteja numa faixa entre 30 e 40 litros de água de refrigeração, por cada litro de água destilada.

As visitas técnicas tiveram como objetivo conhecer o laboratório de Química Orgânica da UFRPE, observando sua estrutura orgânica e física e como têm sido tratados os rejeitos químicos ao término das aulas práticas, tomou-se como parte da investigação, professores, técnicos laboratoriais e alunos, para analisar suas opiniões a respeito do tema abordado.

Na a aplicação de questionários foram entrevistadas aproximadamente 170 pessoas, de onde foi retirada uma amostra de 50 questionários para discussões e resultados.

Nas visitas técnicas, realizadas no período de 17, 18 e 22 de setembro de 2009, no Laboratório de Química Orgânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, observaram-se tais estruturas:

Estrutura Orgânica o Corpo Docente: 08 professores-doutores e 01professor-mestre; o Funcionários: 03 técnicos; o Horário de funcionamento: 7h às 21h50min.

Atividades: o Aulas práticas: para 18 turmas de graduação (média de 540 alunos); o Turmas: Lic. Química, Eng. Florestal, Agronomia, Zootecnia, Lic. e Bach. em Biologia, Economia Doméstica e Eng. de Pesca; o Disciplinas: Síntese Orgânica, Produtos Naturais, Análise Orgânica, Orgânica I e II, Orgânica A e Química Biológica I; o Pesquisas: Iniciação Cientifica e Mestrado (média de 15 alunos).

Estrutura Física o Bancadas: 08 centrais e 03 laterais; o Pias: 08; o Destilador: 01 (destila-se por semana uma média de 100l de água); o Aparelhos de destilação para experimentos (montados atualmente): 06; o Capelas: 04; o Estufas: 02; o Mufla: 01; o Microondas: 02; o Fabricadora de gelo: 01; o Refrigerador: 01; o Freezer: 01; o Dispositivo de gás: 01 (butano); o Bomba a vácuo: 03; o Ph-metro: 01; o Pontos de fusão: 02; o Chapas elétricas: 22; o Mantas aquecedoras: 30; o Balanças semi-analíticas: 03; o Computadores: 02; e o Rota-evaporador: 01.

Nas visitações, foram presenciadas as aulas práticas da disciplina de Química Biológica I ministradas para as turmas de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

Observou-se nessas aulas que não há nenhum tratamento dos rejeitos antes de serem descartados, logo, sem o tratamento devido, os resíduos mais consistentes (sólidos, pastosos, gelatinosos entre outros) eram jogados no lixo e os líquidos eram despejados na pia, indo diretamente para a rede fluvial.

Ao término de cada aula, foram distribuídos questionários (anexo 1) aos professores, técnicos e alunos, com o fim de analisar suas opiniões a respeito do tema abordado. Após a análise, foi selecionada uma amostra de 50 questionários dos alunos com as seguintes perguntas:

1. Teve a oportunidade de acompanhar, em laboratórios, aula(s) prática(s)? 2. Ao término dessa(s) prática(s) (experimentos), o que foi feito com os rejeitos? 3. Você sabe qual o destino desses rejeitos? 4. Tem consciência dos danos que esses rejeitos podem causar ao meio ambiente? 5. Considera importante que os laboratórios de Química tenham um sistema de reciclagem e tratamento para esses resíduos? Por quê?

Resultados: 1. Teve a oportunidade de acompanhar, em laboratórios, aula(s) prática(s)? R: 100% tiveram aulas em laboratórios 2. Ao término dessa(s) prática(s) (experimentos), o que foi feito com os rejeitos? R: 82% jogam os rejeitos na pia e no lixo e 18% não sabem o que foi feito. 3. Você sabe qual o destino desses rejeitos? R: 82% sabem que o destino era a rede de esgoto e o lixão e 18% não sabem o destino dos rejeitos. 4. Tem consciência dos danos que esses rejeitos podem causar ao meio ambiente? R: 90% têm consciência dos danos causados ao meio ambiente e 10% não têm. 5. Considera importante que os laboratórios de Química tenham um sistema de reciclagem e tratamento para esses resíduos? Por quê? R: 100% consideram importante o sistema de reciclagem e de tratamento desses resíduos Dos alunos que preencheram o questionário, 32% são alunos do curso de Licenciatura em Química que utilizam o laboratório para pesquisas. Para análise desses questionados, foram selecionadas duas perguntas: 1. Acha importante a inserção na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFRPE de uma disciplina voltada à educação ambiental que, dentre outros temas, discuta o tratamento e/ou o reaproveitamento de resíduos laboratoriais? R: 100% acham importante a inserção na matriz curricular do curso. 2. Em sua opinião, essa disciplina deveria ser eletiva ou obrigatória? Por quê? R: 80% acham que a disciplina deveria ser obrigatória e 20% acham que deveria ser eletiva.

Diante do que foi exposto, pode-se concluir que o Laboratório de Química Orgânica da UFRPE precisa de um sistema de reciclagem e tratamento dos rejeitos químicos produzidos em aulas práticas e pesquisa, e a criação de um sistema para destilação, com reciclo do fluido refrigerante, evitando, assim, o desperdício da água que é consumida no laboratório.

Conclui-se, também, que, além da conscientização ambiental, é importante a inserção na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFRPE de uma disciplina voltada à educação ambiental que, dentre outros temas, discuta o tratamento e/ou o reaproveitamento de resíduos laboratoriais.

Disponível em http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20081020_084147_MM%20033.pdf. Acessado em 16 de setembro de 2009, às 13h.


Autor: Fabiano Sousa


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