Os perigos da complacência nas empresas



No artigo de hoje vamos falar dos perigos que uma empresa corre quando tem uma atitude de complacência com seus funcionários. Segundo o dicionário Aurélio complacência significa benevolência, ou seja, boa vontade para alguém, afeto e estima. Não queremos falar que não se deve ter esses sentimentos para com os colaboradores, mas sim quando ha por parte da cultura organizacional da empresa uma certa tolerância a erros de alguns que se tornam constantes, quando esses não atingem ou atingem  apenas de vez em quando o 100% do que é exigido ou pessoas que tem sempre a mesma atitude ,  nunca se corrigem por mais que sejam alertadas.

Em um mercado competitivo com o de hoje é muito importante que clientes e fornecedores sejam bem tratados no atendimento com respostas rápidas e precisas, hoje já não há lugar para pessoas que façam tudo mais ou menos ou tenham um comportamento que não condizem com as políticas da empresa.

A empresa precisa de pessoas que cumpram o que é exigido, sejam excelentes naquilo, tenham dedicação, saiba usar os recursos que a empresa oferece para executar um bom trabalho, não de pessoas que mesmos dispondo de recursos se encostam ou não se interessam em inovar ou em criar.

Quando o chefe é complacente com os funcionários, não cobram tarefas com qualidade, comportamentos ou aceita que tudo que é feito seja mais ou menos são encarados como bananas, quando cobram a tarefa,exigem que as pessoas trabalhem de acordo com os padrões utilizados pelas empresas, esses chefes podem ser processados por assedio moral bastando para isso uma palavra mais rude.

Uma das soluções para esse problema é treinar e formar gente, melhorar o processo de recrutamento e seleção onde a empresa tem a oportunidade de escolher as melhores pessoas que querem se comprometer com a empresa.

Outro ponto muito importante que deve ser trabalhado são os fornecedores que muitas vezes não cumprem o que dizem, oferecem produtos de baixa qualidade e tem um atendimento de baixa qualidade é exigir que eles também sejam excelentes.

As organizações não podem ser complacentes com pessoas que tenham baixa produtividade, que tratem mal um cliente ou deixam de pagar os fornecedores em dia porque essas pessoas são primas ou parentes de alguém importante da empresa porque hoje o que conta é a atitude da pessoa, nunca devemos carregar essas pessoas, mas sim treiná-las e desenvolve-las.

As empresas que buscam a excelência devem manter os seus colaboradores motivados e treinados, deve abolir de seu cotidiano a cultura do mais ou menos porque se não for assim, elas podem perder o equilíbrio afetando assim sua eficiência, eficácia e a rentabilidade, resultando em perda de participação de mercado ou até mesmo ir à falência.

Devemos lembrar que a sociedade e os clientes não aceitam mais o que é mais ou menos correto ou errado.


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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